Federação Catarinense de Motociclismo

Empate técnico – etapa de Papanduva equilibra
a pontuação do Catarinense
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / Reportagem FCM

Leandro Lemos venceu a VX1 e embaralhou a classificação

 

Ao vencer a classe VX1 no segundo confronto do Catarinense de Velocross 2010, em Papanduva, nesse domingo, 11 de abril, o lageano Leandro Lemos embaralhou novamente as cartas da principal categoria da modalidade.

 Depois de um emocionante duelo com Luciano de Oliveira nas voltas iniciais e uma boa negociação com os retardatários nos minutos finais para escapar de Lui André Fietz que já estava em segundo e crescendo, Leandro conseguiu uma vitória que o colocou na disputa do campeonato, pulando da 12ª para a quarta colocação da tabela com 34 pontos, mesma pontuação de Milton Jonathas Hobus. Lui André manteve a dianteira do certame, agora com 47 pontos, seguido de Luciano e Paulo Krutzsch Jr., ambos com 38 pontos. Ainda é cedo para falar em favoritos em uma competição de oito etapas, mas a terceira delas é em Lages, no próximo dia 25... e até lá façam suas apostas.

 Aliás, na embalada pista de Papanduva e seus 1.240 metros de extensão, na VX2 Lui André venceu, dando o troco da primeira etapa em Witmarsum, quando caiu logo após superar o Leandro na disputa pela liderança daquela bateria.

 Leandro também venceu na força livre nacional; Jacson Keil venceu na nacional 250cc, Luís Felipe Fietz venceu na nacional 230cc, Eduardo Branco na nacional 150cc, Felipe Baum na nacional estreante e nas classes VX3 e VX3 nacional deu João Francener. Na 65cc Mayron Boelling venceu mais uma e na 55cc a chegada mais acirrada da tarde. Vinícius Lamonatto superou João Afonso dos Santos na linha de chegada, vencendo por apenas 121 milésimos.

 Em Papanduva a competição integrou as festividades dos 56 anos do município. A realização foi do Terra Motoclube e equipe Adio Motos, com o apoio da Prefeitura de Papanduva.

As baterias da segunda etapa

 No total foram 305 inscritos e o público que lotou as dependências do motódromo para acompanhar as disputas do Catarinense de Velocross e da Copa Contestado viu grandes disputas durante toda a tarde de domingo.


O público lotou as dependências do motódromo para acompanhar as disputas

 

 VX1 – A principal categoria do campeonato foi a última a largar. Quando o gate baixou Leandro Lemos saiu na frente. Mas já na segunda volta foi superado por Luciano de Oliveira, o “Boca”, que ficou na ponta por mais três voltas até Leandro recuperar a posição e vencer a principal categoria para embolar o campeonato. “O ‘Boca’ estava numa tocada muito forte, tanto é que eu passei e ele deu o troco. Na verdade eu passei no mesmo ponto que eu passei o Jacson na nacional, que era na curva após a chegada. Ali eu senti que estava mais rápido. E com essa vitória eu estou vivo no campeonato”, disse Leandro.


Leandro Lemos #4 e Luciano de Oliveira #41 disputaram a VX1

 


Leandro Lemos

 

Lui André Fietz que venceu a categoria em Witmarsum largou em quinto e foi conquistando posições até chegar no pelotão da frente, passar Luciano e terminar com a segunda posição e na liderança da competição. “Não deu para vencer, mas para mim foi ótimo. Agora abri ainda mais na liderança do campeonato, já que o ‘Boca’ ficou em terceiro e o Paulo em quinto. Corremos já com pouca luminosidade, a pista estava muito traiçoeira, com buracos, seca e com toda a velocidade que a gente estava, para cair não era difícil. Ou seja... um segundo lugar e ainda uma boa vantagem no campeonato foram excelentes” resumiu Lui André.


Lui André

 

Luciano de Oliveira que começou a bateria forte terminou com a terceira posição e atribuiu às condições da pista e da corrida seu resultado na etapa, já que a VX1 foi a última classe a largar fora das condições ideais de luminosidade. “Não estou reclamando por eu não ter vencido. Estou na vice-liderança e ainda tem muito campeonato pela frente. Mas vejo pela questão da segurança e pelo respeito ao público, pilotos e patrocinadores da principal categoria da modalidade”, avaliou Boca.


Luciano de Oliveira

 

 VX2 – Na VX2, Lui André largou bem, assumiu a liderança da prova na terceira volta e só administrou com Leandro Lemos em segundo e seu irmão, Luis Felipe Fietz em terceiro. “A largada foi fundamental. Larguei por fora, embora no final do curvão quase perdi a posição. Mas eu precisava vencer e me concentrei. Quando comecei a abrir, passei a administrar. De repente, um segundo lugar seria até melhor do que cair. Felizmente deu certo e agora estou na briga pelo campeonato”, finalizou Lui André.


Lui André venceu a VX2

 

 VX3 – A principal disputa da etapa foi pela classe VX3 entre Braz dos Santos, Avacir Chaves, o Nenê, e João Francener, o João do Milho. Assim como em Witmarsum, Nenê largou na frente, com Braz em sua cola. Os dois repetiram a disputa da abertura da temporada, mas desta vez, sem quedas, já que Nenê conseguiu segurar a moto e terminou a bateria sem problemas. Enquanto Nenê e Braz disputavam a liderança, João do Milho foi se aproximando e logo já estava colado nos dois. Braz conseguiu passar Nenê, que em seguida foi ultrapassado por João do Milho que depois conseguiu assumir a liderança e vencer a prova com Braz em segundo e Nenê em terceiro. “Para mim foi uma das melhores corridas que já participei. E vencer o Bráz, que é o meu ídolo do velocross, foi até uma surpresa”, disse o vencedor.


Braz dos Santos #43, Avacir Chaves #5 e João do Milho #38

 


João do Milho levou a melhor na VX3

 

 Força Livre Nacional – Na Força Livre Nacional mais uma vitória de Leandro Lemos. O piloto de Lages largou na frente e teve trabalho para segurar o atual campeão da categoria, Jacson Keil. Os dois pilotos trocaram de posições por três vezes, e no final Leandro levou a melhor. “Foi uma corrida espetacular, com uma briga limpa com o Jacson, com muitas trocas de posição. Mas eu sabia onde estava mais rápido e naqueles pontos defini a corrida”, contou Leandro.


Leandro Lemos venceu também a Foça Livre Nacional

 

 Nacional 250cc – Jacson Keil, atual campeão da categoria, largou em segundo, forçou o ritmo e conseguiu completar a segunda volta na liderança. A partir daí foi só administrar e vencer. “A pista mudou muito em relação aos treinos da manhã. Largei em segundo e precisei forçar para assumir a liderança. Foi uma corrida que o preparo físico fez a diferença”, disse Jacson.


Jacson Keil venceu a Nacional 250cc

 

 Nacional 230cc – Jacson Keil largou na frente na classe Nacional 230cc, com seu companheiro de equipe, Luis Felipe Fietz, na segunda posição. Foi assim até a sétima volta, quando a moto de Jacson quebrou e a vitória caiu nas mãos de Lipe Fietz. Eduardo Leobet foi o segundo, seguido de Gilson Araújo, Gean Carlos da Silva e Edinilson Batista.


Lipe Fietz vencedor da Nacional 230cc

 

 Nacional 150cc – Eduardo Correa Branco foi o vencedor da Nacional 150cc, após disputar a liderança com Éderson Ballatka e conseguir a ultrapassagem à quatro voltas do final da corrida. “A moto dele era muito forte de reta. No final eu estava com os braços travando. Mesmo assim aproveitei a curva após a chegada para passar na disputa da frenagem”, contou Eduardo Correia.


Eduardo Correa Branco venceu a Nacional 150cc

 

 VX3 Nacional – Mais uma vitória de João Francener, com Gian Reinert em segundo, Adir Lahghamer em terceiro, Délcio Tomio, em quarto e Ademar Boettcher em quinto.


João do Milho venceu também a Máster Nacional

 

 Nacional Estreante – Felipe Baum foi o vencedor de ponta a ponta da classe estreante. No início, Felipe teve a companhia de Jéferson Keil que demonstrava estar só acompanhando o líder para tentar decidir lá na frente. Entretanto, na quinta volta o garoto de São Bento do Sul sofreu uma queda forte. Jéferson teve duas fraturas (tíbia e fíbula), passou por uma cirurgia na manhã desta segunda-feira para colocação de pinos de platina, mas passa bem. Melhor para Felipe que conquistou a sua primeira vitória na temporada.


Jeferson Keil

 


Felipe Baum foi o vencedor da bateria

 

 65cc – Na 65cc, Lucas Gadotti largou na ponta, mas na quarta volta foi superado por Mayron da Silva que venceu a segunda na temporada. “O Lucas chegou a encostar nas últimas voltas, mas eu continuei no meu ritmo. Eu já estava cansado, mas vi que ele errou e a última volta foi mais tranqüila para mim”, contou Mayron.


Mayron da Silva

 

 55cc – O vencedor da 55cc foi definido apenas na linha de chegada. João Alfonso dos Santos liderava a prova pressionado por Vinícius Lamonatto que estava logo atrás. Os dois pilotos vieram para a última volta colados e na linha de chegada, Vinícius conseguiu a ultrapassagem e venceu a prova. “Eu achei que não tinha mais chances. Mas na última volta o João se atrapalhou com os retardatários e pegou uns buracos na pista. Eu aproveitei e encostei e na chegada passei antes”, relatou Vinícius.


João Afonso #18 e Vinicius Lamonatto #13

 


Vinícius Lamonatto #13

 

Confira o resultado:

Categoria VX1
1º) Leandro Matos Lemos (IMS/ Nene Motos/ Toninho Racing/ Posto Ouro Preto/ Fme Lages)
2º) Lui André Fietz (Central Automoveis/ Equipe Veloferas/ TBT)
3º) Luciano de Oliveira (Protork/ Sul Brasil Rolamentos/ Audiconte/ Iashima)
4º) Milton Jonathas Hobus (Royal Ciclo/Moto Ciclo Hb/Royal Pro Division)
5º) Paulo Krutzsch Jr. (Real Vidros/Nene Motos)

Categoria VX2
1º) Lui André Fietz (Central Automoveis/ Equipe Veloferas/ TBT)
2º) Leandro Matos Lemos (IMS/ Nene Motos/ Toninho Racing/ Posto Ouro Preto/ Fme Lages)
3º) Luís Felipe Fietz (Central Automoveis/ Equipe Veloferas/ TBT Racing)
4º) Paulo Krutzsch Jr. (Real Vidros/Nene Motos)
5º) Milton Jonathas Hobus (Royal Ciclo/Moto Ciclo Hb/Royal Pro Division)

Categoria VX3
1º) João Silvério Francener (Avtec)
2º) Braz dos Santos (MCR/Motomix/Emporio do Pao/Zeguinha Racing/Halley Graphics)3º) Avacir Chaves (Nene Motos)
4º) Adriano Pasold (Adriano Moveis Projetados
5º) Juarez Barboza (Motel 3 Chalets/ Shop Car/ Popo Racing)

Categoria Força Livre Nacional
1º) Leandro Matos Lemos (IMS/ Nene Motos/ Toninho Racing/ Posto Ouro Preto/ Fme Lages)
2º) Jacson Keil (Central Automoveis/Metsul/Cabo/Motos/D1-pro/Equipe/Veloferas)
3º) Giovanni Adriano (Awb Mecanica e Manutenção Ind Ltda)
4º) Wyllyn Richard Alves (Ace Gases - Auto Elétrica Fronteira - Gráfica Koster - Tribuna da Fronteira - Tecmecanic -revecar)
5º) Eduardo Leobet (Hotel Vila Germanica)

Categoria Nacional 250cc 4T
1º) Jacson Keil (D1-pro/Central/Automoveis/Metsul/Cabo/Motos)
2º) Giovanni Adriano (Awb Mecanica e Manutenção Ind Ltda)
3º) Wyllyn Richard Alves (Ace Gases - Auto Elétrica Fronteira - Gráfica Koster - Jornal Tribuna da Fronteira - Radical Rodas)
4º) Eduardo Leobet (Hotel Vila Germanica)
5º) Felipe Baum (Autobox Auto Center)

Categoria Nacional 230cc 4T
1º) Luís Felipe Fietz (Central Automoveis Equipe Veloferas TBT/Racing)
2º) Eduardo Leobet (Hotel Vila Germanica)
3º) Gilson Luis de Araujo (Visa Motos/Power Racing)
4º) Gean Carlos da Silva (D1pro/Fan Moto Peças)
5º) Edinilson Batista (Kfr Preparaçoes- Sol Motos - Adilson Instalaçoes Hidraulica - America Motos)

Categoria Nacional Máster
1º) Joao Silverio Francener (Avtec)
2º) Gian Mastroiani Reinert (Resgateblu 47 30419191)
3º) Adir Langhammer (Adr Bio Massa, Pit Stop Auto Cente, Veloferas)
4º) Delcio Tomio (Tomio Motos/Blu Racing)
5º) Ademar Werner Boettcher (Awb Manutenção Industrial Ltda)

Categoria Nacional Estreante
1º) Felipe Baum (Autobox Auto Center)
2º) Riquelmo Adriel Fronza de Castro (Portmagic,espaço Fiat,vicio Fatal,gerson Motos)
3º) Ricardo Alencar Butzke (Rm Motos Gerson Motos Bento Acessorios)
4º) Bruno Tomio (Tomio Motos/Blu Racing/Borracharia Pheiler)
5º) João Batista de Sisti Junior (Ecopallet´s, Ecotrans, Bento Motos)

Categoria Nacional 150cc 4T
1º) Eduardo Correia Branco (Moto Fenix Due Academia/Mbk/Comunicaçao Visual Centec Cdi Preparados)
2º) Gilson Luis de Araujo (Visa Motos/A2/Pinturas/Power/Racing)
3º) Jackson Henning Carniel (Femar Centro Automotivo Pinguin Motos)
4º) Fabiano Dzickanski (Celmoto - Duraline - Grafica Futura)
5º) Luis André da Silva (Trasmello/ RC Distribuidora/ Jamga Preparacao/ Dm Moto,)

Categoria 65cc
1º) Mayron Boelling da Silva (Águia Motos - Cme Agrolândia - Kasas Pizzaria)
2º) Lucas Agostini Gadotti (Priscilla Malhas, Ferrari Arquitetura.)
3º) Daniel Axt Melchert (Petry Esquadrias/Restaurante do Bruno)
4º) Hayato França (Fausto Automoveis Tubarao Sc)
5º) Leonardo Melchert (Avatec, Mr Pro, Nenê Motos)

Categoria 55cc
1º) Vinicius Lamonatto (Auto Posto Tribéss,ig Gas,crueger Pinturas)
2º) Joao Afonso C. dos Santos (Cme Vitor Meireles)
3º) Igor Matte Farias (Farias e Cavalheiro)
4º) Lucas Jose Nascimento (Twb Dinamômetros)
5º) Adilson Nepel Junior (Nepel Veículos/Araújo/Motos)

Confira os 10 primeiros da classificação do campeonato:

Categoria VX1
1º) Lui André Fietz - 47 pts
2º) Luciano de Oliveira - 38 pts
3º) Paulo Krutzsch Jr - 38 pts
4º) Leandro Matos Lemos - 34 pts
5º) Milton Jonathas Hobus - 34 pts
6º) Avacir Chaves - 28 pts
7º) Adriano Pasold - 23 pts
8º) Markolf Berchtold - 20 pts
9º) Wandrey Niels - 15 pts
10º) Luís Felipe Fietz - 14 pts

Categoria VX2
1º) Leandro Matos Lemos - 47 pts
2º) Luís Felipe Fietz - 42 pts
3º) Lui André Fietz - 36 pts
4º) Milton Jonathas Hobus - 36 pts
5º) Paulo Krutzsch Jr - 32 pts
6º) Wandrey Niels - 30 pts
7º) Elvis Augusto Schmitz - 24 pts
8º) Fabiano Barg - 18 pts
9º) Ricardo de Sousa - 16 pts
10º) Demetrio Henrique Rudey - 13 pts

Categoria VX3
1º) Joao Silverio Francener - 47 pts
2º) Braz dos Santos - 47 pts
3º) Avacir Chaves - 32 pts
4º) Juarez Barboza - 32 pts
5º) Gilson Assini - 30 pts
6º) Paulo Krutzsch - 27 pts
7º) Charles Voigt - 27 pts
8º) Maurecir Mafra - 23 pts
9º) Carlos Antonio Paterno - 21 pts
10º) Adenir da Veiga - 20 pts

Categoria Força Livre Nacional
1º) Leandro Matos Lemos - 47 pts
2º) Eduardo Leobet - 40 pts
3º) Daniel Schmidt - 40 pts
4º) Tiago Andre Krause - 33 pts
5º) Jose Augusto Reinert - 29 pts
6º) Jacson Keil - 22 pts
7º) Thomaz Ramonn Fischer Jahn - 18 pts
8º) Riquelmo Adriel Fronza de Castro - 16 pts
9º) Ricardo Alencar Butzke - 14 pts
10º) Volkmar Berchtold - 14 pts

Categoria Nacional 250cc 4T
1º) Jacson Keil - 47 pts
2º) Eduardo Leobet - 40 pts
3º) Daniel Schmidt - 38 pts
4º) Felipe Baum - 33 pts
5º) Jose Augusto Reinert - 32 pts
6º) Ricardo Alencar Butzke - 26 pts
7º) Tiago Andre Krause - 23 pts
8º) Wandrey Niels - 20 pts
9º) Alex Pena Pains - 18 pts
10º) Thomaz Ramonn Fischer Jahn - 15 pts

Categoria Nacional 230cc 4T
1º) Eduardo Leobet - 42 pts
2º) Edinilson Batista - 40 pts
3º) Luís Felipe Fietz - 39 pts
4º) Alex Pena Pains - 34 pts
5º) Marcio Roberto Rover - 31 pts
6º) Gean Carlos da Silva - 29 pts
7º) João Batista de Sisti Junior - 25 pts
8º) Jacson Keil - 25 pts
9º) Fabiano Maiclim Schier - 23 pts
10º) Maicon Eduardo Weidgenant - 15 pts

Categoria Nacional Máster
1º) Joao Silverio Francener - 50 pts
2º) Gian Mastroiani Reinert - 44 pts
3º) Delcio Tomio - 36 pts
4º) Maysa Pianezer - 32 pts
5º) Adir Langhammer - 20 pts
6º) Eureides Freitas - 20 pts
7º) Lorival Gnewuch - 15 pts

Categoria Nacional Estreante
1º) Ricardo Alencar Butzke - 42 pts
2º) Riquelmo Adriel Fronza de Castro - 38 pts
3º) Arno Gesser Filho - 34 pts
4º) Bruno Tomio - 29 pts
5º) João Batista de Sisti Junior - 29 pts
6º) Felipe Baum - 25 pts
7º) Paulo Cisz Neto - 25 pts
8º) Jeferson Keil - 25 pts
9º) Luis Antonio Hostim - 18 pts
10º) Jairo Lisboa - 15 pts

Categoria Nacional 150cc 4T
1º) Eduardo Correia Branco - 47 pts
2º) Luis André da Silva - 40 pts
3º) Fabio da Silva - 39 pts
4º) Jean Carlos Wolff - 34 pts
5º) Riquelmo Adriel Fronza de Castro - 28 pts
6º) Jhonatan Berto Defellipe - 27 pts
7º) Vitória Gohr - 26 pts
8º) Jackson Henning Carniel - 22 pts
9º) Marcos Aurélio Bottamedi - 18 pts
10º) Deivison Ramos Vargas - 16 pts

Categoria 65cc
1º) Mayron Boelling da Silva - 50 pts
2º) Lucas Agostini Gadotti - 40 pts
3º) Amabilly da Silva Cardoso - 36 pts
4º) Pedro Bittencourt Barboza - 35 pts
5º) Hayato França - 33 pts
6º) Henrique Leoni Lira - 24 pts
7º) Daniel Axt Melchert - 20 pts
8º) Leonardo Melchert - 16 pts
9º) Leonardo de Souza - 16 pts
10º) Joao Gabriel da Veiga - 14 pts

Categoria 55cc
1º) Joao Afonso C. dos Santos - 47 pts
2º) Vinicius Lamonatto - 45 pts
3º) Igor Matte Farias - 42 pts
4º) Felipe Matte Farias - 32 pts
5º) Carlos Augusto Gervasi - 29 pts
6º) Lucas Jose Nascimento - 18 pts
7º) Roberto Pereira - 18 pts
8º) Diego Heining da Silva - 15 pts
9º) Jennifer Heil - 14 pts
10º) Ruan Ribeiro de Castro - 13 pts

Apoio:

FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2015 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.