Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL – Grandes disputas na decisão do catarinense
e sul-brasileiro de velocross
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / FCM

O publico sempre prestigia as provas de velocross em Witmarsum

 

Lui Fietz (VX1), Leandro Lemos (VX2 e Nacional Força Livre), Braz dos Santos (VX3), João Silvério Francener (VX3 Nacional), Jacson Keil (Nacional 250cc), Eduardo Leobet (Nacional 230cc), Fábio da Silva (Nacional 150cc), Felipe Baum (Nacional Estreantes), Lucas Gadotti (65cc) e João Alfonso dos Santos (55cc) são os campeões da temporada 2010 do Campeonato Catarinense de Velocross. A etapa de decisão da temporada foi feita em conjunto com a do Sul-brasileiro, na pequena e animada cidade de Witmarsum, no Alto Vale, nos dias 20 e 21 de novembro.

E como já é de costume, o publico lotou a mais tradicional pista de velocross do País com muita festa, sol, calor e disputas dignas de final de campeonato.

  

As disputas

VX1 – A prova da categoria VX1 foi a mais acirrada da tarde. Milton Jonathas Hobus, Lui Fietz e Markolf Berchtold protagonizaram uma disputa como há muito tempo não se via na principal categoria do campeonato. Durante os 20 minutos de prova foi impossível tirar os olhos da pista, pois ninguém queria arriscar perder um segundo sequer da melhor disputa da etapa, e porque não, da temporada.

Milton Hobus largou na frente seguido por seguido por Lui Fietz, Luis Felipe Fietz e Markolf Berchtold.

 


Milton Hobus #25 e Lui Fietz #138

 

Além da ótima largada, Milton estava empolgado com o motorzão da sua Yamaha 450cc. E se alguém tinha dúvida de que a YZ 450cc 2011 original seria mais rápida de reta que uma YZ 450cc 2009 com alguns acessórios, como a de Lui, a questão foi respondida: é mais forte sim! Lui botou de lado e até passou algumas vezes, mas levava o troco no final da reta. até que assumiu a primeira posição, mas não por muito tempo, pois Milton não deixou barato e na volta seguinte já estava novamente na liderança da prova. Os próximos minutos da prova foram com Lui atacando e Milton se defendendo, até que na metade da bateria, quando o preparo físico falou mais alto, Lui enfim, conseguiu a ultrapassagem e assumiu a ponta da disputa.


Lui #138, Markolf #117 e Milton #25

 

Enquanto Milton e Lui disputavam a ponta, Markolf pressionava Lipe até conseguir a ultrapassagem e ir a caça de Milton, que naquele momento ocupava a segunda posição.Markolf foi pra cima de Milton e conseguiu a posição, partindo em busca do líder Lui. A disputa entre Markolf e Lui durou duas voltas, quando o piloto de Schroeder fez a ultrapassagem e assumiu a frente da bateria. Lui ainda tentou recuperar a posição, mas Markolf segurou e venceu a sua primeira prova no estadual e sul-brasileiro de velocross.


Markolf Berchtold

 

Lui finalizou a prova na segunda posição, seguido de Lipe, Milton e Carlos Eduardo Coelho. Com o resultado, o piloto de São Bento do Sul garantiu o título estadual e sul-brasileiro da categoria. “Foi um final de semana perfeito. Estive rápido em todos os treinos, mas na hora da corrida não foi fácil. O Milton largou bem e no início estava muito rápido, depois o Markolf chegou forte, pressionando. Senti que o pneu traseiro começou a esvaziar, mas felizmente consegui terminar bem, conquistando assim os dois títulos. Mas ainda falta um”, disse Fietz que pode conquistar o título Brasileiro, na final da competição em Paracatu, Minas Gerais, no dia 12 de dezembro.


Pódio categoria VX1

 

A vitória em Witmarsum deu à Markolf o vice-campeonato sul-brasileiro. “Eu gosto muito do velocross. Eu nunca havia vencido uma prova dessa modalidade, ainda mais na principal categoria. E por isso dedico essa primeira conquista a toda minha família e equipe, que sempre me acompanha e incentiva, mesmo porque até então os resultados não eram expressivos. Vou continuar treinando e quem sabe, daqui para frente, me dedicar mais ao velocross”, falou Markolf.


Pódio Sul-brasileiro VX1

 

VX2 - Com o título estadual definido para Leandro Lemos com uma etapa de antecedência, a briga na categoria VX2 foi pelo Sul-brasileiro. Luis Felipe Fietz largou na frente e fez uma prova tranquila de ponta a ponta, trazendo o irmão Lui, em segundo e Markolf Berchtold em terceiro. Com o resultado, Lipe ficou com o título Sul-brasileiro e o vice estadual, enquanto o irmão Lui faturou o vice-campeonato Sul-brasileiro. “Consegui me concentrar, não olhar para trás e sabia que tinha tudo para ser campeão sulbrasileiro. Desde os treinos estava me concentrando bem, fazendo tempo bom. Foi perfeito”, declarou Lipe.

 


Lipe Fietz

 


Os irmãos Lui e Lipe Fietz

 

VX3 - A categoria VX3 foi outra bateria muito disputada. João Francener largou na frente, seguido pelo campeão estadual da temporada, Braz dos Santos, que garantiu o título na etapa de Massaranduba, e Carlos Eduardo Coelho, o Duduca.


Braz dos Santos #43 e João do Milho #38

 

Já no início, João do Milho conseguiu abrir uma pequena vantagem, pois Braz teve trabalho para segurar Duduca. Quando Braz conseguiu se distanciar foi a caça de João do Milho. A cada volta a diferença entre os dois diminuía, e Braz pressionava. Na metade da bateria, Braz fez a ultrapassagem e assumiu a ponta da disputa. João do Milho ainda tentou recuperar a posição, mas Braz segurou e encerrou a temporada com mais uma vitória e mais um título. “Foi difícil, briguei, briguei para ultrapassar e deu mais uma vitória, graças a Deus. Estou muito feliz por essa vitória, foi bem suada mesmo”, disse Braz.


Braz dos Santos

 

Com o segundo lugar na etapa, João do Milho garantiu o vice-campeonato estadual e o título sul-brasileiro da categoria.

Nacionais

Entre as motos nacionais quem dominou foi Jacson Keil. O piloto de São Bento do Sul venceu as três baterias que disputou: Nacional 250cc, Nacional 230cc e Força Livre Nacional, e voltou para casa com dois títulos nas mãos.


Jacson Keil

 

Em todas as provas, Jacson saiu na frente e venceu de ponta a ponta com tranquilidade. Na Nacional 250cc, além da vitória, o representante de São Bento do Sul garantiu o título estadual da categoria. “Estou muito contente pelo meu campeonato. Tive alguns problemas em algumas etapas, mas consegui terminar a prova pontuando legal”, disse Jacson.

Com o terceiro lugar na prova, o paranaense Giovani Adriano ficou com o titulo sul-brasileiro.


Pódio categoria Nacional 250cc - Sul-brasileiro

 

Na Nacional 230cc, a vitória foi de Jacson, mas quem comemorou o título estadual foi Eduardo Leobet, que terminou a prova na 10ª colocação. O gaúcho Cássio Rossi Oliveira finalizou a prova na segunda posição e ficou com o título Sul-brasileiro da categoria.


Eduardo Leobet

 

O título estadual da Força Livre Nacional ficou com Leandro Lemos. O piloto de Lages sofreu uma queda durante os treinos de sábado e rompeu os ligamentos do joelho direito, porém, no domingo foi para a pista e finalizou a prova, pois precisava apenas de dois pontos para ser o campeão da categoria. O 12º lugar na prova foi suficiente para Lelê conquistar seu segundo título estadual na temporada. “Foi muito difícil correr com o joelho machucado. Na descida tive muito medo de encostar o pé no chão, mas todo o esforço valeu a pena e garanti mais um título na temporada”, disse Lelê.


Leandro Lemos

 

Com a vitória, Jacson conquistou o título Sul-brasileiro da categoria.

Com o quarto lugar na prova, Fábio da Silva garantiu o título da categoria Nacional 150cc. Já o novo campeão catarinense da categoria Estreantes é Felipe Baum que venceu a sua quinta prova na temporada e confirmou o título.


Felipe Baum

 


Fábio da Silva

 

Na VX3 Nacional João do Milho venceu com tranquilidade e confirmou o título estadual e Sul-brasileiro.


João do Milho

 

Nas disputas das categorias de base também não faltaram emoções. Na 65cc, Lucas Gadotti largou na frente e foi beneficiado pela disputa entre Mayron da Silva, seu principal concorrente, e Amabilly Cardoso pela segunda posição. Lucas conseguiu administrar a posição com tranquilidade até o final, conquistando o título estadual da categoria. Lietuviu kalbos, Matematikos, Anglu kalbos, Istorijos, Biologijos, Fizikos, Chemijos ir Geografijos korepetitorius korepetitoriai.intellectus.lt/


Lucas Gadotti

 


Mayron da Silva #38 e Amabilly Cardoso #00

 

Já na 55cc a vitória foi de Igor Matte Farias, mas quem comemorou mesmo foi João Alfonso Claudino dos Santos, que com o segundo lugar na prova ficou com o título da 55cc.
 


Igor Farias #44, João Alfonso #18 e Vinicius Lamonato #13

 


Pódio categoria 55cc

 


Classificação final Campeonato Catarinense:

VX1
1º Lui Fietz - 138 pts
2º Leandro Lemos - 106 pts
3º Luciano de Oliveira - 93 pts

VX2
1º Leandro Lemos - 122 pts
2º Luis Felipe Fietz - 120 pts
3º Lui Fietz - 110 pts

VX3
1º Braz dos Santos - 144 pts
2º João Silvério Francener - 114 pts
3º Juarez Barbosa - 108 pts

VX3 Nacional
1º João Silvério Francener - 140 pts
2º Adir Langhammer - 102 pts
3º Maysa Pianezer - 98 pts

Força Livre Nacional
1º Leandro Lemos - 129 pts
2º Jacson Keil - 119 pts
3º Eduardo Leobet - 96 pts

Nacional 250cc
1º Jacson Keil - 144 pts
2º Felipe Baum - 110 pts
3º Eduardo Leobet - 100 pts

Nacional 230cc
1º Eduardo Leobet - 127 pts
2º Edinilson Batista - 112 pts
3º Márcio Roberto Rover - 98 pts

Nacional 150cc
1º Fábio da Silva - 132 pts
2º Luis André da Silva - 114 pts
3º Eduardo Correia Branco - 113 pts

Nacional Estreantes
1º Felipe Baum - 125 pts
2º João Batista de Sisti Júnior - 108 pts
3º Ricardo Alencar Butzke - 104 pts

65cc
1º Lucas Gadotti - 124 pts
2º Mayron da Silva - 121 pts
3º Amabilly Cardoso - 112 pts

55cc
1º João Alfonso Claudino dos Santos - 139 pts
2º Igor Matte Farias - 136 pts
3º Vinicius Lamonatto - 121 pts

Classificação final Sul-brasileiro:

VX1
1º Lui Fietz
2º Markolf Berchtold
3º Rodrigo Volcan Tajes

VX2
1º Luis Felipe Fietz
2º Lui Fietz
3º Rodrigo Volcan Tajes

VX3
1º João Silvério Francener
2º Giovane Fernando Pick
3º Ademar Boettche

VX3 Nacional
1º João Silvério Francener
2º Ademar Boettche
3º Edu Lang Araújo

Força Livre Nacional
1º Jacson Keil
2º Fernando Henrique Dieter
3º Giovani Adriano

Nacional 250cc
1º Giovani Adriano
2º Tiago Krause
3º Oscar Honorato

Nacional 230cc
1º Cássio Rossi Oliveira
2º Fabrício Rosso
3º Douglas de Oliveira


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.