Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinenses comemoram em BH o
final do Rally Sertões 2014
Texto: Reportagem FCM

Os irmãos Ike e Guto Klaumann abraçados pelo pai Sérgio. (foto: DFotos)

Os pilotos catarinenses Ike e Guto Klaumann, Guilherme Cascaes, Leandro Silveira, Ricardo Martins e Eduardo Juttel, além de seus companheiros das equipes de apoio, eram só alegria na tarde de sábado, 30 de agosto, em Belo Horizonte. Depois de quase 2.600 km os competidores foram recepcionados pelo público na Praça Geralda Damata, na frente da Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital mineira.  Ike Klaumann foi o segundo melhor brasileiro da prova, terminando na sétima colocação geral. Cascaes também fez bonito e faturou a Production Aberta, além de ocupar a 11ª posição na tabela. Guto Klaumann terminou na 14ª colocação geral, Leandro em 16º, Ricardo em 31º e Eduardo em 32º.


Cascaes, Ricardo, Eduardo, Leandro e equipes na chegada (foto: David Santos Jr.)

A sétima e última etapa do roteiro teve início em Diamantina, com 327 km de percurso total, sendo 125,88 km cronometrados e diferentes tipos de piso (cascalho, piçarra com lombas e mata-burros), com trechos de trial, subindo e descendo serra. A vitória desse trecho final foi do português Paulo Gonçalves. O campeão do Sertões 2013 venceu quatro das sete etapas, mas não conseguiu superar o espanhol Marc Coma que é o novo campeão do Rally dos Sertões. Coma venceu uma especial a menos que o rival, e conquistou seu segundo título na maior prova de off-road do Brasil (o primeiro foi em 2010).


O bicampeão do Sertões, o espanhol Marc Coma (foto: Vinicius Branca)

Fora da briga internacional, destaque para o brasileiro Jean Azevedo, que terminou em terceiro lugar na etapa final e na classificação geral, a 14min05seg do espanhol Coma.


Ike foi o segundo melhor brasileiro da prova. (foto: Marcelo Machado)

Ike Klaumann fez um balanço de sua consistente participação, a sétima da carreira. “O Sertões 2014 teve três dias a menos que nas edições anteriores, mas conseguiu reunir etapas muito desafiadoras, como sempre. Superamos os mais diversos obstáculos, percorremos uma variedade enorme de terrenos e o saldo final é positivo para todos. Estou feliz por estar entre os sete melhores do mundo na competição que reuniu atletas de seis países, além do Brasil” comentou Ike, segundo colocado na Super Production.


Cascaes foi o campeão da Production Aberta (foto: Ricardo Leizer)

Cascaes também estava com a sensação de dever cumprido ao subir na rampa de chegada. “Consegui atingir todos os meus objetivos e até superá-los. Fiz uma prova muito cautelosa e consciente para chegar ao final sem problemas. Pilotei todos os dias abaixo do limite, sem arriscar demais. Essa foi a estratégia que escolhi para o Sertões e deu certo, venci a Production Aberta”, comemorou o bicampeão brasileiro de enduro de regularidade. “O foco sempre foi a minha modalidade, e apesar da falta de treino no rally cross country acredito que consegui desenvolver um bom ritmo durante os setes dias de prova”, continuou.


Guto Klaumann fechou a prova na 14ª colocação geral (foto: Ney Evangelista)

Guto também cruzou a rampa de chegada satisfeito com o desempenho. “O rali foi muito bom e muito duro também. Hoje pegamos um trecho de trial interessante, a especial foi bem curta, mas parece que não acabava nunca. Acho que o pessoal da organização acertou em fazer uma competição um pouco mais curta, a maioria do pessoal aprovou. Estou muito feliz em ter completado mais um Sertões”, resumiu o piloto.


Leandro Silveira foi o 16º na geral (foto: Ricardo Leizer)

Além da capital mineira e de Goiânia (GO), local da largada, os competidores passaram por mais cinco cidades, três delas inéditas no calendário do rali: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), na competição que reuniu cerca de 1.500 km de trechos cronometrados.


Eduardo Juttel teve o seu melhor desempenho na etapa final (foto:Ricardo Leizer)

Ricardo voltou ao ritmo e foi o 11º na etapa final. (foto: Magnus Torquato)


Resultados 7ª etapa - Motos
1º - MARC COMA– 1:34:57
9º- IKE KLAUMANN – 1:41:10
11º - RICARDO MARTINS – 1:45:30
12º - GUILHERME CASCAES – 1:46:18
13º - EDUARDO JUTTEL – 1:47:52
18º - GUTO KLAUMANN – 1:50:41
19º - LEANDRO SILVEIRA – 1:53:14

Resultados acumulados - Motos
1º - MARC COMA – 18:21:51
7º - IKE KLAUMANN – 19:05:33
11º - GUILHERME CASCAES – 19:48:59 
14º - GUTO KLAUMANN – 20:46:58
16º - LEANDRO SILVEIRA – 22:00:28
31º - RICARDO MARTINS – 59:03:22
32º - EDUARDO JUTTEL – 59:56:31


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.