Federação Catarinense de Motociclismo

Campano reassume a liderança da
MX1 no Brasileiro de Motocross
Texto: Reportagem FCM

Carlos Campano venceu as duas baterias em Santa Maria... (foto: Mau Hass)

Carlos Campano chegou a terceira vitória consecutiva no Brasileiro de Motocross 2014 e reassumiu a liderança da classe MX1 restando apenas uma etapa para o fim da competição. A sétima e penúltima etapa aconteceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, neste domingo, 12. 

O piloto contou com o azar do então líder da categoria, o equatoriano Jetro Salazar, que abandonou as duas baterias desse domingo com problemas na embreagem da sua moto e não pontuou. “Eu sofri muito nesse Campeonato correndo no sacrifício, mas sabia que o Jetro não poderia ser perfeito a temporada inteira e uma hora iria ter problemas também. Consegui aproveitar e assumi a liderança”, contou Carlos Campano, que numa pista bastante pesada por causa das chuvas que caíram ao longo da semana na região, colocou em prática toda sua experiência e técnica para vencer as duas corridas do dia e recuperar uma diferença que era de 21 pontos em relação ao antigo líder da tabela. Depois de fazer boas largadas, Campano dominou as provas e agora tem a vantagem para a final do campeonato, que acontece no próximo fim de semana, dias 18 e 19, em Toledo, Paraná.


... e reassumiu a liderança da categoria. (foto: Mau Hass)

"Voltei a uma boa situação no campeonato. Comecei o ano bem, estava rápido e ganhei a primeira etapa, depois andei bem na segunda, mas aí me machuquei, perdi muitos pontos, fiquei fora da terceira etapa, e mais tarde fui voltando aos poucos. Ganhei em Limeira e Paty do Alferes com muita dor e na raça, e hoje, aqui em Santa Maria, voltei a me sentir bem. O pé ainda incomoda para caminhar, mas na moto está normal. A pista estava bastante técnica, mas consegui bastante vantagem. Agora tenho nove pontos (a mais que o vice-líder), o que é mesma coisa que nada. Não posso relaxar, tenho que me manter focado para tentar vencer e conquistar o campeonato", afirmou Campano.

MX2

Os pilotos Thales Vilardi e Paulo Alberto chegaram a 7ª etapa do Brasileiro de Motocross, em Santa Maria (RS), brigando pela liderança do Campeonato na categoria MX2. Mas o dia foi de reviravolta.

Hector Assunção  acabou saindo da etapa líder da competição, com um segundo lugar na bateria inicial e com uma vitória na segunda prova do dia. Thales sofreu uma queda na primeira disputa do dia e machucou o ombro. O piloto até participou da prova seguinte, no entanto abandonou com dores.

O português Paulo Alberto, que havia vencido a primeira bateria, não terminou a segunda prova do dia com problemas na moto. Com o resultado das baterias Hector chegou a liderança com 290 pontos, sete a mais que o português Paulo Alberto. Thales Vilardi é o terceiro com 270 pontos.


Anderson ficou em segundo na soma das baterias (foto: Mau Hass)

Entre os catarinenses, melhor para Anderson Cidade que conquistou a segunda colocação na categoria. Assim, ganhou uma posição na tabela de classificação do campeonato, assumindo o quarto posto da MX2. O resultado foi bom. Consegui chegar melhor para esta etapa, com algumas horas de treino, e andei no ritmo dos ponteiros. Agora é tentar melhorar um pouco para brigar pela vitória na etapa final e fechar o ano bem", afirmou Anderson.

Bryan Soares manteve seu bom desempenho e alcançou um sétimo lugar na soma das baterias, mantendo também o sétimo lugar na classificação. Leonardo de Souza foi o 10º no geral e ocupa a oitava colocação na tabela.


Brayan Soares (foto: Cesar Araujo/Pro Tork)

Chumbo vence a etapa, mas Davis é o novo campeão da MX3

Na categoria MX3, Davis Guimarães e Milton Becker fizeram um grande duelo pela primeira posição desde o início do Campeonato. Davis chegou a sétima etapa com uma vantagem de oito pontos sobre o segundo colocado, Chumbinho.

Na disputa decisiva Erivelto Nicoladelli saiu na frente, mas Davis assumiu a primeira colocação ainda na primeira volta. O líder da categoria sofreu uma queda, perdendo algumas posições. Chumbinho, segundo colocado na classificação, assumiu a ponta.


Chumbinho é vice-campeão de 2014 na MX3 (foto: Cesar Araujo/Pro Tork)

Davis Guimarães administrou a terceira colocação da prova e garantiu o título na categoria MX3. É a segunda conquista dele na categoria pelo Campeonato Brasileiro de Motocross.

“Estou muito feliz. Esse é o resultado de um trabalho que nossa equipe vem fazendo, por isso dedico o meu título a todos. Desde o início do ano estamos buscando este título e agora encerramos a temporada com o dever cumprido”, declara Davis Guimarães, que comemorou muito o título.

“Foi um ano muito difícil para mim. Sofri lesões e minha recuperação foi complicada. Mas, fiquei feliz com o resultado”, conta Milton Becker que defendia o título da categoria. 


Richard e Chumbo no pódio da MX3 (foto: Kelson Renê/CBM)

Com a quarta colocação na etapa Richard Berois confirmou o terceiro lugar na temporada, num ano em que ele ficou apenas duas vezes fora do pódio. Erivelto Nicoladelli ficou em sétimo na etapa, encerrando o ano na quinta colocação.

Na categoria Júnior a vitória foi de Vinícius Abreu. O catarinense Diego Heining pontuou na 14ª colocação.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.