Federação Catarinense de Motociclismo

Campano vence a segunda etapa e assume a
liderança do Brasileiro de Motocross
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Maurício Hass e Thyago Lorentz

Carlos Campano venceu as duas baterias no RJ

O espanhol Carlos Campano dominou a classe MX1 na segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2015, disputada durante esse fim de semana, dias 13 e 14 de junho, em Paty dos Alferes/RJ.

Vendecor da prova em Paty do Alferes no ano passado, Campano que é o atual campeão do Brasileiro da categoria, venceu as duas baterias nesse domingo. “O Campeonato está muito forte este ano, bem técnico. Agora é continuar fazendo o mesmo trabalho e dar 110% de mim”, ressaltou o representante de Santa Catarina, que agora soma 95 pontos, 10 a mais que o português Paulo Alberto, vice-líder.

Na classe MX2 Hector Assunção também venceu as duas baterias. O melhor piloto de SC foi João Pinho Ribeiro, sexto no geral. Na MX3 Duda Parise venceu, seguido de Milton Chumbinho. Na Júnior  Leonardo Almeida repetiu a vitória, enquanto o catarinense Thiago Brenner foi quarto colocado, mesma colocação que ocupa na classificação geral.

MX1 - Dobradinha da Yamaha


Largada da MX1

Na primeira bateria Campano largou em terceiro lugar. Quem saiu na frente foi o seu companheiro de equipe Jean Ramos,  seguido do português Paulo Alberto. Não demorou muito para Campano pressionar o português e os dois trocarem de posições. A briga ficou entre os dois pilotos Yamaha. Faltando cinco minutos para acabar a disputa, Campano assumiu a ponta e seguiu rumo à quadriculada preto e branco.

Na segunda bateria da MX1 a mesma sequência: Jean repetiu a boa largada. Paulo Alberto saiu em segundo e Campano em terceiro. Aos três minutos de prova o português assumiu a liderança, mas não por muito tempo, já que Jean pressionou e Paulo acabou caindo e voltando em quinto. A partir daí os dois companheiros de time Yamaha travaram uma bela disputa dentro da pista. Com muito respeito, Jean e Campano aceleraram forte em busca da vitória, porém, mais uma vez com vantagem para a experiência do espanhol que soube dar o bote na hora certa para escapar e vencer.


Campano lidera com 10 pontos de vantagem

 "Estou muito feliz com o resultado. Me senti bem rápido na primeira bateria, mas na segunda estava bem cansado. Percebi que os outros estavam também e esperei um pouco para atacar. O Paulo acabou caindo e depois consegui passar o Jean. Agora estou na liderança, mas todos estão andando muito forte. Vou seguir trabalhando duro para me manter na frente", comentou Campano.

Com esse resultado Jean Ramos é o terceiro, 13 pontos atrás de Campano, companheiro de equipe, e é o melhor piloto brasileiro do campeonato.


Pódio da MX1

MX2 - Vitória da experiência

Gustavo Pessoa fez o holeshot na primeira bateria da MX2, seguido de Fábio Santos. Hector logo foi para cima e conquistou a segunda posição e já começou a se aproximar de Gustavo, conseguindo assumir a ponta no final da prova. O piloto iniciante na categoria, Enzo Lopes, caiu na primeira volta e chegou a ficar em último, no entanto fez uma boa prova e terminou em terceiro.


Largada da MX2

Enzo estava confiante e largou na ponta na segunda bateria. Administrou a prova até os últimos dois minutos, quando acabou perdendo a posição para Hector. “Eu forcei bastante na primeira bateria, e quando chegou nos 20 minutos da segunda eu estava esgotado, e não consegui segurar a posição. Estou melhorando a cada etapa e fiquei satisfeito com o resultado”, destacou Enzo.


Hector Assunção

“A gurizada veio com muito gás para a categoria MX2, mas acho que no final a experiência acabou contando um pouco”, complementou Hector Assunção que ficou em terceiro lugar na primeira etapa, em Limeira/SP, e agora está em segundo na classificação geral, atrás de Gustavo Pessoa. 


João Ribeiro

João Ribeiro tentou repetir o pódio da primeira etapa, mas desse vez não deu. "Não consegui me acertar. Na primeira bateria, em duas voltas meu braço travou, talvez por nervosismo. Na segunda, respirei um pouco mais, consegui manter o ritmo do início ao fim. Por pouco não deu pódio", disse João.

MX3 - Chumbo e Richard no pódio

O gaúcho Duda Parise venceu novamente a categoria MX3, abrindo seis pontos para Milton Chumbinho, que novamente ficou em segundo.

A bateria começou com Mariana Balbi largando na frente, seguida de Chumbinho e Parise que logo assumiu a liderança. Ainda na primeira volta Mariana ficou em uma canaleta e acabou sofrendo uma queda. Chumbinho não conseguiu desviar da piloto e também foi para o chão. Mariana, com problemas na moto, não conseguiu impor o mesmo ritmo do início da prova.


Chumbo (2) e Richard (9) saíram bem na largada MX3...

Já Chumbinho fez uma boa prova de recuperação e aos poucos conquistou as posições. Faltando oito minutos para encerrar a disputa Chumbinho foi para cima de William Guimarães e garantiu a segunda posição.

“A moto da Mariana acabou caindo em cima de mim e machuquei a mão. Mesmo assim consegui terminar a prova em uma boa posição. Foi uma boa recuperação, fiquei muito satisfeito”, ressaltou Chumbinho.

Richard também foi consistente, terminando na quarta colocação, mesma posição que ocupa na classificação geral. 


... e mais uma vez dividiram o pódio da categoria.

Júnior - Mais um pódio para SC


Largada da Júnior

Leonardo de Almeida mais uma vez comandou a categoria Júnior. Léo saiu na frente e administrou muito bem a prova. Chegou a ser ultrapassado por Renato Paz, mas deu o troco, e seguiu na frente até cruzar o arco de chegada. “Estou nessa preparação desde o ano passado. O que vai muito é a cabeça e estou firme para seguir lutando pelo Campeonato”, alegou Léo.


Thiago Brenner

O catarinense Thiago Brenner repetiu o bom desempenho da etapa de abertura. "Consegui mais uma vez terminar entre os cinco e cumprir meu objetivo. Ainda restam quatro corridas. Vou seguir me preparando para alcançar a vitória", finalizou Thiago. 


Pódio da Júnior

 Resultados da segunda etapa

MX1
1º - Carlos Campano (1-1)
2º - Jean Ramos (2-2)
3º - Paulo Alberto (3-4)
4º - Jetro Salazar (9-3)
5º -  Wellington Garcia (6-5)

MX2
1º - Hector Assunção (1-1)
2º - Enzo Lopes (3-2)
3º - Gustavo Pessoa (2-3)
4º - Pepê Bueno (5-4)
5º - Fábio Santos (4-8)

MX3
1º - Duda Parise
2º - Milton Becker
3º - Willian Guimarães
4º - Richard Berois
5º - Stefany Serrão

Júnior
1º - Leonardo de Almeida
2º - Renato Paz
3º - Renan Goto
4º - Thiago Brenner
5º - Leonardo Nunes

Classificação do campeonato após duas etapas:

MX1
1º - Carlos Campano – 95 pontos
2º - Paulo Alberto – 85 pontos
3º - Jean Ramos – 82 pontos
4º - Jetro Salazar – 68 pontos
5º - Wellington Garcia – 62 pontos

MX2
1º - Gustavo Pessoa – 89 pontos
2º - Hector Assunção – 85 pontos
3º - Dudu Lima – 76 pontos
4º - Enzo Lopes – 70 pontos
5º - Pepê Bueno – 61 pontos

MX3
1º - Duda Parise – 50 pontos
2º - Milton Becker – 44 pontos
3º -Willian Guimarães – 34 pontos
4º - Richard Berois – 34 pontos
5º - André Stocovich – 32 pontos

Júnior
1º - Leonardo Almeida – 50 pontos
2º - Renato Paz – 42 pontos
3º - Tallys Brito – 37 pontos
4º - Thiago Brenner – 34 pontos
5º - Marcus Lera – 27 pontos

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.