Federação Catarinense de Motociclismo

Presidente tira dúvidas sobre mudanças
no regulamento do Velocross
Texto: Divulgação / Reportagem FCM - Foto: Arquivo FCM

O presidente da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), Marisérgio Kons, divulgou no final do dia de ontem, o regulamento da modalidade Velocross para 2017.

Em entrevista Kons revela as principais mudanças e pede desculpas aos pilotos pelo atraso na divulgação do regulamento. "Primeiramente quero pedir desculpas aos pilotos pela demora na divulgação. Quero muito agradecer à todas as sugestões que foram ouvidas e avaliadas e com isso entregamos o regulamento com o que consideramos melhor para as categorias e pilotos. Nosso compromisso é que o regulamento para 2018 seja publicado em dezembro desse ano", expressa.

Dentre as mudanças, a classe 230 standard recebeu algumas alterações. Segundo Kons, regulamentos com muitos detalhes técnicos são difíceis de controlar. Se não é controlado, não se faz justiça. A FCM e organizadores de copas não possuem um diretor técnico independente e qualificado para uma verificação mais rigorosa. Mesmo que se tivesse as medições, seriam impraticáveis em um ambiente de pista. "A exemplo de outras categorias no mundo, ao se controlar o fluxo de combustível de um motor, se controla a potência máxima que se pode extrair deste. Esta é a razão de limitar os giclês, o carburador e a caixa de filtro de ar.  Já foi experimentado abastecimento com combustível de posto, testes em dinamômetros e controles internos no motor restritos, mas cada um destes teve grandes inconvenientes", relata.

Kons explica sobre a liberação do trabalho do motor internamente e o escape na 230. "A 230 já possui um excelente mercado de usadas. Usadas são mais baratas e muitas destas quando compradas já não possuem mais o escape original, que é caro. Existem excelentes escapes no mercado paralelo, melhores e mais baratos, assim como outras peças não originais também são mais baratas. As medidas de saída permaneceram iguais à CRF230 e com a limitação do giclê certamente não será possível fazer nada muito diferente no motor", explica.

Sobre a categoria não ser limitada a iniciantes, o presidente explica que é preciso ter uma categoria de baixo custo para os pilotos, iniciantes ou veteranos. Para a FCM é muito importante que exista a maior quantidade possível de pilotos praticantes. É muito ruim quando se sabe que um deles deixou de participar porque não teve condições financeiras.

Houve mudança também no nome de uma categoria. A Estreante passou a se chamar Intermediária, pois foi acordada a alteração entre as Federações dos três estados do Sul.

Também foi estabelecido o critério de qualificação do piloto nas Intermediárias. "As Intermediárias são categorias para dar oportunidade a pilotos que iniciam tardiamente no velocross. Acreditamos que aqueles que tenham obtido resultados entre os três primeiros colocados em outras classes não pode ser considerado intermediário. Ele já adquiriu alguma experiência e tem outras categorias para evoluir como piloto. Se os critérios são claros, não há favorecimento. Queremos ser transparentes", ressalta Kons.

Foram incluídas também as motos nacionais até 160cc na Júnior. Segundo o presidente,  os pilotos da classe 65cc que andam com as 125 4t (mais baratas) ficaram sem uma opção na Júnior. As motos especiais nesta categoria estão muito caras e esta situação preocupa a FCM. "Nossa intenção com as nacionais até 160cc é fazer deste ano uma transição para quem sabe termos a Júnior Nacional em 2018. Importante lembrar que estas motocicletas tem muitas opções no mercado, como Bros, E então se torna óbvio que os desenvolvedores de jogos online populares há muito tempo introduziram isso em suas obras-primas da indústria de jogos. Titan, CRF150 e Kawasaki 140, TTR125. Com o regulamento publicado, estas motos podem ser melhoradas a um custo muito razoável sendo uma opção interessante aos nosso jovens pilotos", diz. 

Em relação a não criação da categoria 160cc com cilindrada livre, ele explica que a FCM entende que motos de cilindrada livre existem na Força Livre Nacional e há opções equivalentes como a 230 standard e 230 pró.

O regulamento divulgado já é válido para a etapa de abertura em São Bento do Sul, que acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Parque Expoama. As inscrições podem ser feitas até amanhã, 10, pelo site. 

 


 
 
 
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