Federação Catarinense de Motociclismo

Rally dos Sertões teve participação
de pilotos catarinenses
Texto: Divulgação / Reportagem FCM

Fellipe Scaini, terceiro colocado na Marathon

 

O Rally dos Sertões aconteceu entre os dias 20 e 26 de agosto, com largada em Goiânia e chegada em Bonito, no Mato Grosso do Sul. A prova teve 3300,06 quilômetros de extensão, desafiando muito pilotos e navegadores de todo o Brasil.

A histórica edição de 25 anos do Rally dos Sertões foi disputada por carros, motos, UTVs e quadriciclos e reuniu pilotos de todas as cinco regiões do país, além de vários estrangeiros.

Na 25ª edição do evento, pilotos catarinenses marcaram presença. Na categoria motos participaram Ricardo Martins, Marcelo Lira, Fellipe Longoi Scaini, Luciano Gomes, Cesar Rafael Wilke, Anildo Theiss Junior e Milton Martens. Na UTVs Daniel Barp Crema e seu navegador Rodrigo Betti.


Luciano Gomes, campeão da Marathon

 

Ricardo Martins, estava na terceira colocação após quatro etapas, porém teve que abandonar a competição por causa de fraturas nas costelas após queda no dia 22.

Gomes foi o melhor colocado catarinense na motos, ficando como quinto colocado, com o tempo de 27:22:56.06 na classificação geral. Em sua categoria, a Marathon, conquistou a primeira posição. Ao longo das sete etapas, o piloto se manteve entre os dez primeiros colocados.

Foi a segunda participação de Gomes no Sertões. O piloto sofreu uma queda fraturando o úmero, escápula e deslocamento no ombro durante o Baja Jalapão 500, que antecedia em menos de 80 dias a prova, o deixando muito preocupado em relação a recuperação. "Fiquei com o braço mobilizado somente duas semanas, o mínimo recomendado seriam seis. Realizei fisioterapia e academia,  mas nada de treino, voltei a andar de moto apenas no dia 19 de agosto, antecedendo um dia do Sertões”, relata.

Foi uma prova de muita superação para o piloto, que nos primeiros dias precisou tomar analgésicos para poder seguir na competição. "Esse ano o Rally teve um formato diferente, começou com dia mais longo e logo na segunda etapa tivemos a maratona, precisando de atenção e cuidado com o equipamento no início da prova. A primeira etapa foi de 306 quilômetros de trecho cronometrado, um dia muito quente e com muita poeira. As etapas seguintes foram mais rápidas, principalmente a terceira e a quarta que tinham muitas retas e onde minha moto deu maior velocidade na prova, chegando a 181 km/h”, conta.      


Felippe Scaini e Marcelo Lira

 

Além de Gomes a categoria Marathon teve mais 2 catarinenses no pódio com Fellipe Scaini e Cesar Wilke na terceira e quarta posição, respectivamente. 

O cenário foi o mesmo com catarinense no pódio em todas as categorias, na Over 45 o piloto Lira conquistou a terceira colocação, mesma situação ocorreu na Rally Brasil e Quadris onde Theiss e Martens ficaram na terceira posição em suas categorias.


Milton Martens, terceira colocado na Quadris

 

Na classificação geral da motos, Scaini ficou com a 12ª colocação, com o tempo de 28:41:11.84, logo em seguida Lira com o 14ºlugar, com o tempo de 28:58:28.06. Junto dele estava Wilke, 15º colocado com o tempo de 29:12:09.94. A 22ª posição foi de Anildo Junior, com 29:52:14.66 e em seguida Milton Martens, na 23ª colocação, somando o tempo de 30:33:46.79.

A UTV teve a participação de Crema e Rafael Betti, que conquistaram o décimo lugar, somando o tempo de 27:54:58.06.

Mais informações sobre o Rally dos Sertões pode ser acessadas aqui. 

 


Pódio Rally Brasil


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.