O município de Paulo Lopes, ao Sul de Florianópolis, sedia neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de agosto, a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. A prova – Enduro de Paulo Lopes – também será válida pela 4ª e 5ª etapas do Campeonato Catarinense e 4ª etapa da Copa ASCPE.
A competição terá como base o CTG Unidos do Litoral, a 700 metros da BR-101. Os trechos especiais e/ou deslocamentos poderão ser alterados devido às condições climáticas. No sábado, serão realizadas duas voltas e, no domingo, três voltas. No total, os pilotos percorrerão um trajeto de 248,75 quilômetros.
De acordo com a organização da prova, as trilhas são todas transponíveis, sem grandes dificuldades e de médias baixas velocidade. O diretor da prova José Carlos Vitório, o popular Zé do Lelo, garante que os pilotos irão se divertir bastante no trecho. "O percurso é fácil, com dois cross-teste, um extreme e dois enduros-teste, e mais bastante deslocamento por ótimas trilhas, bem pouca estrada, as trilhas foram bem limpas e é só se divertir", disse.
E como a bela receptividade e a cortesia já são marcas do Enduro de Paulo Lopes, no sábado a noite será servido um jantar para todos os pilotos, acompanhantes, patrocinadores e colaboradores. No domingo será servido o tradicional café colonial para os pilotos que estarão aguardando os resultados, informou Zé do Lelo.
No sábado a vistoria técnica será feita a partir das 8 horas. O briefing técnico está marcado para as 11h30min. Logo em seguida, precisamente às 12 horas, largará o primeiro piloto. Todas as motos deveram estar no parque 15 minutos antes do horário de largada. No domingo a prova inicia às 8 horas.
Os pilotos
Favorito na categoria E1, Nielsen Bueno vem de um final de semana de resultados adversos. O piloto que também compete na modalidade Cross Country teve que abandonar a prova, realizada no último final de semana na cidade de Campos (RJ) depois de enfrentar problemas com o câmbio de sua moto. Nielsen lidera a categoria, com 18 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Sthênio Roberto.
Na categoria E2 o líder é Gregório Caselani que é seguido de perto por Diego Colett. A disputa também está acirrada na categoria E3 com Francisco José Marino e o catarinense Rafael Gaertner disputando a primeira posição. A diferença entre os pilotos é de apenas 5 pontos. Francisco venceu a 1ª e 2ª etapas e Rafael foi o vencedor geral na última etapa, realizada em Natal (RN).
Na categoria E4, também muita disputa. O líder Deividy De Zorzi não venceu nenhuma etapa, mas é o piloto mais regular. A competição está tão acirrada que a diferença do 2º colocado para o 5º é de apenas 3 pontos.
As inscrições para a prova podem ser feitas até sexta-feira, dia 1º de agosto, pelo site www.mrbitsonline.com.br, com encerramento às 20 horas. A Supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo / FCM - Federação Catarinense de Motociclimo / ASCPE - Associação Sul Catarinense de Pilotos de Enduro. Os patrocinadores da 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM são Patrocínio: Valmorzinho Motos, Cine Marcos, Artecont, Primo Motos, Oficina do Toninho, Motosuper, Posto Sorocaba, Casa da Instalação, Odair Motos, Calú Materiais de Construção, Cartório do Zezinho, Ricardo Automóveis e J Julio Móveis.
Categorias do Brasileiro de Enduro:
ENDURO 1: motos 2T acima de 175cc e 4T de 251cc até 650cc
ENDURO 2: motos 2T até 125cc e 4T até 250cc
ENDURO 3: over 35, pilotos acima de 35 anos, pilotos nascidos até 1972
ENDURO 4: nacional (conforme lista CBM)
Mais informações sobre a prova
04/08/08 Nielsen vence a prova do Brasileiro de Enduro em Paulo Lopes. Feubak fica em segundo