Os pilotos do Sul do Estado dominaram o Campeonato Catarinense de Regularidade 2008. Na prova final da competição, o Enduro de Palhoça “Bela por Natureza”, disputado no município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, dos cinco títulos em jogo, quatro deles ficaram com os pilotos do Sul.
No total da temporada foram nove provas e 18 etapas, percorrendo todas as regiões de Santa Catarina.
Na principal categoria, a máster, Guilherme Cascaes (Cascaes Refrigeração / Totem/ R2 / M3 / Nelson Motos) confirmou a sua ótima fase e com uma vitória e um segundo lugar nas etapas de Palhoça, conquistou o título estadual. Cléber Schulz (Relojoaria Avenida), de Jaraguá do Sul, retornou esse ano à competição e chegou perto de ser campeão. Foram apenas três pontos de diferença entre ele e Cascaes.
José Vitório (Kallu Materiais de Construção / Posto Sorocaba) ganhou o campeonato na categoria sênior fechando a temporada com cinco vitórias consecutivas em etapas.
Na over Éder Rato Marcondes (Retrans / Mitas / Touareg Motos / Totem) também confirmou o seu quinto título da categoria vencendo as duas etapas finais.
Lucas Goulart (Pregos Benorte / Tramontim Veículos) foi o melhor do ano na categoria júnior, embora nessa prova de Palhoça o seu principal oponente, Márcio Dalla Lana Filho (Triton Máquinas Agrícolas Ltda) estava disposto a estragar com a sua festa e venceu no geral.
A exceção foi a acirrada disputa dos pilotos do Meio-oeste, Clóvis (Motos Clóvis / Equipe Hoeluz) e Lucas Arenhart (K.S. Metais Galvanizações / Equipe Hoeluz). Durante todo o ano os dois disputaram a liderança da categoria novatos.
Nessa prova Daniel Zilli (Auto Center Alvorada) venceu no geral, seguido de Clóvis. Entretanto para o campeonato, tanto Clóvis como Lucas somaram os mesmos 47 pontos na prova. Na soma final dos pontos da temporada 349 para Clóvis e 331 para Lucas.
Mas com os critérios de descartes, os dois ficaram os 331 pontos e título para Lucas. “Como eles empataram em pontos, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias”, confirmou André Alcântara, responsável técnico pela apuração e dos resultados da modalidade.
Para o presidente da ASCPE, Éder Marcondes, o fato de quatro dos cinco títulos ficarem com pilotos do Sul do Estado, revela o quanto representa uma copa regional para o crescimento e desenvolvimento dos competidores.
“Não é a toa que uma única região ficou com os títulos mais importante da modalidade no Estado. Isso mostra o quanto é importante ter uma copa forte e organizada, pois tenho plena certeza que a copa ASCPE serviu de laboratório para que os nossos pilotos pudessem chegar ao titulo do catarinense. Estamos honrados e satisfeitos pelos resultados alcançados", disse Éder.
Confira os resultados da prova de Palhoça e a classificação final do Catarinense de Regularidade