Federação Catarinense de Motociclismo



Stédile, Elton e Marron: tudo azul no pódium
do Circuito Verão de Supercross 2002.
Texto e Fotos: Gerson Coas

Clique aqui e veja a classificação final do V Circuito Verão de Supercross

Os pilotos da Yamaha fizeram barba, cabelo e bigode, nas classes 125cc e Força Livre na última etapa do Circuito Verão de Supercross realizada noite de sábado na Praia do Mar Grosso, em Laguna. O paranaense Paulo Stedile (Yamaha/Tork/Virilon) confirmou as previsões de favorito ao título e levou o troféu Expresso Joaçaba - 50 Anos e a moto Biz 100cc. Foram três etapas e Stédile venceu todas as baterias da Força Livre e só perdeu uma da classe 125cc para o seu companheiro de equipe João Marronzinho, vice-campeão. Elton Becker (Yamaha/Cia Fox/Riffel/H-Parts/Scott/Kaerre) que agora também passou a defender o time azul, conseguiu o vice da Força Livre.

Para a etapa final, Tiãozinho Hot tratou de remodelar a pista de Laguna, tornando-a muito mais radical. O resultado disso foi um espetáculo para o público, uma retribuição dos pilotos com saltos, manobras e muitos pegas a todas as pessoas que agüentaram firme no local após uma pancada de chuva e vento frio e forte que continuou durante toda a prova.

Hora da decisão
Na largada da 125cc Stédile pulou na frente, com Elton e Marron na sua cola. Contudo a moto 13 de Elton começou perder rendimento após cinco minutos de prova, sendo que ao invés de atacar ele teve que se defender das investidas de Leandro Smakovicz (Jô Brasil/Krill/Reguza) e Jhonatan Batista (Floripa Motors/Skilo/JP Racing), dois que estavam barbarizando.

Enquanto isso, o piloto da casa João Marronzinho assumiu a liderança. Mas foi só Stédile receber indicação de que restavam poucas voltas para partir com tudo para cima de Marron e incendiar a galera que ovacionava a disputa. Na volta final, o paranaense recuperou a ponta, mas escorregou há duas curvas da chegada, facilitando as coisas para Marronzinho que recebeu a quadriculada em primeiro para a alegria da sua equipe e torcida que lotava as arquibancadas. Stédile levantou rapidamente e cruzou a chegada em segundo, resultado que lhe rendeu a vitória na classificação geral.

Quando voltou para as duas baterias da classe Força Livre, aí sim Stédile foi imbatível, demonstrando a todos os presentes o motivo de ter conseguido o título do Brasileiro de Supercross no ano passado. Atrás dele Elton Becker, correndo com sua 125cc modelo 2000 não pode fazer muito daquilo que realmente desejava. Mesmo assim ficou satisfeito com o seu desempenho. "Como a minha moto ainda não chegou, corri com uma moto mais usada, o que me deixou em certa desvantagem. Contudo, o Circuito Verão serviu como um treino pois agora só vou disputar a categoria 125 cilindradas", disse Becker, bicampeão do Circuito Verão - 1998 e 1999, pilotando uma Suzuki 250.

O mais novo contratado da Honda do Brasil, Cristopher "Pipo" Castro (Neno/ Scott/ Kaerre/ Gastrol/ Honda) fez jús ao seu novo patrocinador e venceu a bateria da 80cc, enquanto Pedro Espíndola (Prefeitura de Braço do Norte), com a segunda colocação, ficou com o título geral da categoria.

Na 60cc, Anderson Cidade (Expresso Joaçaba/HGF/Acerbis/Scott/Motoshop) novamente estava com problemas com sua KTM, o que obrigou a andar com a mesma KX emprestada para a etapa de Imbituba. E antes mesmo de largar já pensava em correr pelo campeonato, e assim o fez. O que facilitou ainda mais para ele foram as quedas e erros de Gabriel Gentil (Hotel Moçambique) que estava apresentando naquela noite uma pilotagem muito abaixo do que ele realmente sabe. A vitória na prova foi de Douglas Ricardo (Kawasaki/ASW), mas no geral a vitória foi mesmo confirmada para Cidade.

Galeria de Campeões do Circuito Verão de Supercross
I Edição – 1998: Elton Becker, Suzuki RM 250cc - campeão Força Livre
II Edição – 1999: Elton Becker, Suzuki RM 250cc - campeão Força Livre
III Edição – 2000: Paulo Stedile, Honda CR 125cc - campeão Força Livre
IV Edição – 2001: João da Silva Jr., Kawasaki KX 250cc - campeão Força Livre
V Edição – 2002: Paulo Stédile, Yamaha YZ 250 - campeão Força Livre
Paulo Stédile, Yamaha YZ 125 - campeão 125cc

O Troféu comemorativo dos 50 anos da Expreso Joaçaba, juntamente com a chave da Honda C100 Biz, foi entregue a Stédile pelo prefeito de Laguna Adílcio Cadorin e por Octávio Lebarbenchon, representando o Secretário Celestino Secco. A prova foi uma promoção da Prefeitura Municipal e do Jornal de Laguna


Paulo Stédile, campeão geral do V Circuito Verão

Cássio, #233, fez o holeshot, na força livre

Elton estreou na Yamaha e se deu bem, vice na F. Livre.

Marron, campeão de 2001, consegue uma vitória em casa

Leandro se destacou pilotando sua KTM com garra.

Pedrinho acelerou o suficiente para faturar o título da 80cc.

Pipo Castro, venceu com facilidade a 80cc.

Anderson correu pensado no título e deu certo.

Pista remodelada agradou os presentes

Podium da Força Livre, esq-dir: Stedile, Elton, Marron, Leandro e Cássio

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.