Federação Catarinense de Motociclismo



Pilotos fazem o supercross se tornar
uma das maiores atrações da Expocentro

Texto e Fotos: Gerson Coas



Largada categoria Força Livre Especial

Paulo Stédile #1 e João Marronzinho #23, na briga
pela liderança na Força Livre Especial

Confira a galeria de fotos da prova

Apesar de um reduzido número de inscrições – 28 no total, a quarta etapa do Catarinense de Supercross, realizada em Curitibanos no domingo, 12 de maio, foi uma boa corrida, um presentão para as mães que estavam no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, onde acontecia a Expocentro. O paranaense Paulo Stédile foi o mais rápido nas duas baterias da Força Livre, Ari Duarte ganhou a Júnior, Pipo Castro manteve a invencibilidade na 80cc e Douglas Ricardo, estreando na temporada do estadual, venceu a 60cc. Segundo os organizadores, a atração supercross provavelmente deve ter sido a responsável pelo maior fluxo de pessoas já registrado na bilheteria aos domingos em 14 anos de Expocentro.

O quase catarinense Stédile – incluindo as corridas do Circuito Verão, esse ano ele já correu em seis das sete provas de supercross disputadas em Santa Catarina - além de vencer, ainda deu um showzinho extra de saltos após o término das baterias. Extra, porquê o principal foi durante as corridas que tiveram também Elton Becker, João Marronzinho, Jhonatan Batista e Leandro Smakovicz acelerando forte na


Elton Becker, cat. Força Livre Especial

Ari Duarte, cat. Júnior

Chistopher Castro, cat. 80cc
travada e desgastante pista de 320 metros de extensão. Todos eles estavam virando na casa dos 31" alto. E o erro que fosse, alterava as colocações. Marron largou na frente nas duas baterias, mas em nenhuma conseguiu escapar. Pelo contrário, pressionado por Elton e Stédile que também estavam de Yamaha 125cc, Marron envolveu-se em enroscos nos quais ele acabou sendo o maior prejudicado. Já o maior beneficiado, também nos dois casos, foi o paranaense. No segundo por exemplo, ele só precisou desviar para Elton e Marron que tentavam levantar de uma queda numa das sessões de costelas, para assumir a liderança e pilotar com cuidado para receber a quadriculada.

Contudo, como Stédile não pontua no campeonato de Santa Catarina, os 25 pontos do vencedor ficaram para o segundo colocado no geral da etapa, Elton Becker. Marron ainda conseguiu terminar a prova na terceira colocação e manter a dianteira do campeonato. Agora a diferença entre os dois catarinenses diminuiu para quatro pontos: Marronzinho lidera com 90, seguido de Elton com 86 pontos.

A nota triste foi o abandono de Luiz Henrique Zimermann logo na segunda volta do treino de sábado. Ele caiu após tentar emendar a mesa-duplo da reta principal e teve que retornar para casa com suspeita de fraturas.

Na júnior, o piloto Emerson de Souza não conseguiu por muito pouco a sua terceira vitória consecutiva. Ele largou na ponta, e embora seguido de perto por Ari Duarte, poderia ter sustentado a colocação se não fosse uma queda ao tentar passar Jeferson Puerari, que tomava volta. Ari passou e correu para a quadriculada. Pablo Reinert que vinha numa disputa com Raphael Pruner, assumiu a segunda colocação, enquanto Emerson ainda se recuperou há tempo de ficar em terceiro.

Sem cometer erro algum, Cristopher Castro chegou aos 100 pontos na categoria 80cc após mais essa vitória da temporada. Pedrinho Espíndola também acelerou no mesmo ritmo e ficou em segundo, mas ganhou o público mesmo quando começou com seus saltos e manobras. Completando o pódio ficaram o local César Popinhak, Maicon Jr. Kraemer e Leonardo Boll.

Douglas Ricardo, correndo como o número um da 60cc, fez valer o numeral vencendo de ponta a ponta. Atrás dele ficou Luiz Henrique Marian. A próxima etapa do Estadual de Supercross está marcada para os dias 25 e 26 de maio, em Vidal Ramos.

Confira o resultado completo da prova.

Veja como ficou a classificação do campeonato.

 


Douglas Ricardo, cat. 60cc

Homenagem da FCM ao dia das mães durante premiação.

Podium categoria Força Livre Especial

Podium categoria Júnior

Podium categoria 80cc

Podium categoria 60cc

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.