Federação Catarinense de Motociclismo



Circuito Verão de Supercross,
a emoção e os pegas vão continuar.
Texto e Fotos: Gerson Coas/FCM

A tradicional e arenosa pista de Imbituba recebeu poucas alterações para a etapa de abertura do Circuito Verão de Supercross 2002. Ou melhor, foram poucas as modificações naquele traçado desde 1998, quando foi realizada a primeira edição do Circuito.

A reforma de agora foi apenas para dar ângulo na entrada e recepção dos saltos, tapar os buracos e padronizar a largura. Contudo, não havia opções no traçado, exceto no duplo na reta da arquibancada 1, formado por uma mesa e um king. Foi neste salto, por exemplo, que Marronzinho passou Stedile na classificatória B da 125cc. Marron foi na parede e se manteve na linha externa para emendar, enquanto Stedile fechou por dentro mas não saltou, pois ficou na mesma linha de um retardatário.

O multicampeão catarinense e mais novo calouro do curso de Turismo, Elton Becker, fez bonito em Imbituba. Ele é outro daqueles pilotos que sempre estão prontos para vencer uma corrida. Se o adversário bobear, ele leva. Na final da Força livre, em Imbituba, Elton fez segundo lugar, demonstrando muita consistência na pilotagem, mesmo após esse período de poucos treinos e ainda estar usando uma moto de 125 cilindradas nessa competição. “A categoria 125cc é uma escola e muito disputada. Aqui eu vim para aprender”, disse Becker.



Jhonatan Batista (35) e Pablo Ristow (20), representantes do Vale do Itajaí, são dois nomes fortes do cross catarinense, e sempre candidatos ao topo do pódium. Em Imbituba, Jhonatan apesar de algumas quedas, conseguir a classificação na repescagem, e ter feito largadas não tão boas, ele conseguiu a quarta colocação nas classes 125cc e Força Livre. Ótimo resultado. Pablo, entretanto, não conseguiu fazer a sua melhor apresentação na final da 125cc, terminando em quinto. Na Força Livre, quando ele estava acelerando forte e brigando pelas primeiras posições com Elton Becker e Marronzinho, sua YZ 125cc apagou e se recusou a pegar. Restou a Pablo acompanhar de dentro da pista a vitória de Stédile.


Luiz Zimermann, o “Priminho”, conseguiu uma excelente quinta colocação no podium da Força Livre visto as poucas horas de treino que teve com a CR 250 emprestada. Antes Zimermann andava com uma KX 125. “Ficar sem treinar já é ruim, mas pior é não treinar e correr com uma moto totalmente diferente”.

As disputas na classe 80cc devem aumentar ainda mais para as etapas de Laguna. Além de Kurt Airton e Pedrinho Espíndola que polarizaram as atenções em Imbituba, Cristopher “Pipo” Castro, também confirmou a participação. Pipo que ficou com o vice-campeonato do Brasileiro de Supercross 2001 e o quinto lugar no Motocross estará estreando como novo piloto Honda. Essa corrida vai dar o que falar!

Mas mesmo sem alterações, a maioria dos pilotos aprovou o traçado. E como disse Jonathan Batista, da 125cc, pela pista não ser tão difícil, conta muito o preparo físico, pois é preciso manter o ritmo forte do início ao fim da bateria.

E o que será que vem pela frente?

Para as duas próximas etapas deste final de semana, em Laguna, o construtor Tiãozinho Hot Gouvêa está preparando uma pista “light”. Ela está sendo feita na Praia do Mar Grosso, com exatos 350 metros de extensão, e muitas retas. E por ser na praia a FCM vistoriou o local e decidiu juntamente com os organizadores por bem recobrir a pista com terra. Tornando-a semelhante a de Imbituba.

Já as entradas e recepções dos saltos serão recobertas com saibro. São eles: três saltos simples, um duplo, duas mesas e uma sessão com noves costelas de encaixe.

O campeão do Circuito Verão de 2001, João Marronzinho Jr. (1), foi quem conseguiu dar o maior combate a Stédile (3) - vice no ano passado, nessa etapa de abertura. Marron, motivado com os novos patrocinadores e equipe Yamaha/Tork/Virilon - a mesma de Stédile, acelerou forte, proporcionando os dois momentos mais emocionantes da noite: os duelos com o companheiro de equipe nas voltas finais das baterias classificatória e final 125cc. Agora em Laguna, tudo deve estar a seu favor. Marron estará correndo em casa, com o apoio total da torcida, além de pilotar na areia, terreno que ele gosta e treina muito.

O joinvilense Leandro Smakovicz foi outro que não mostrou toda a sua velocidade nessa primeira etapa. Segundo ele, o motivo foi quase um mês sem pilotar e a mudança da Suzuki para a KTM. Comparado ao “Leandro” do final da temporada 2001, cuja principal característica era uma pilotagem rápida, limpa e sem erros, o próprio disse que tem muita coisa para melhorar, mesmo tendo conseguido a sexta colocação nas classes Força Livre e 125cc. “Vou treinar durante a semana para tentar corrigir os erros e adaptar melhor a moto”, concluiu.

Na 60cc o duelo de Anderson Cidade e Gabriel Gentil deverá continuar. Mas o Tiãozinho já avisou: não haverá triplos na pista de Laguna. O jeito vai ser o Gabriel acelerar também nas curvas...

Clique aqui e veja o resultado completo da etapa.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.