Federação Catarinense de Motociclismo


  Especial Ituporanga: abertura do Catarinense de Supercross
Reportagem FCM
 


Pipo Castro #7 e João Marronzinho Jr. #1, cat. força livre

Luis Zimermann #46, Djohny de Aquino #22
e Gabriel Gentil #931, cat. força livre

Galeria de fotos da abertura do Catarinense de Supercross

Depois de seis anos Ituporanga voltou a sediar o Campeonato Catarinense de Supercross. A primeira das cinco etapas da temporada 2007 foi realizada no segundo final de semana de março, dias 10 e 11, junto à tradicional feira do município. Para o domingo o supercross estava como a atração principal, e o show os pilotos fizeram bem feito. E pelo que foi mostrado, bons momentos não vão faltar neste campeonato.

Na verdade o supercross nacional parece estar entrando numa fase favorável. No início de março a Dunas, empresa que organiza o Rally Internacional dos Sertões, anunciou a realização do Campeonato Brasileiro de Supercross. Serão cinco etapas, de setembro a dezembro.

Além disso, aqui em Santa Catarina, o 10º Circuito Verão de Supercross retomou os seus melhores momentos, com quatro etapas já realizadas, gate cheio em todas as largadas e com a melhor novidade, a transmissão ao vivo pelo canal SPORTV.


As pistas, consideradas o bicho papão que afugentou muitos e muitos pilotos da modalidade, foram contidas pela FCM num trabalho que começou já no ano passado, adequando os traçados ao grupo de pilotos participantes do campeonato.

É claro, não são apenas esses, mas podem ser citados como alguns dos fatores que trouxeram para a primeira etapa do supercross catarinense um bom número de pilotos motivados e com muita vontade de acelerar.

Luiz Zimermann #46 e Gabriel Gentil #931, cat. SX2

Richard Berois, cat. SX2

O ex-piloto e campeão Marlon Olsen, hoje presidente da ABPMX, acompanhou atentamente as baterias e se mostrou satisfeito com o que viu. “A pista foi bem feita, relativamente fácil, somente com uma sessão para dar um diferencial. Se os catarinenses continuarem assim eles vão chegar bem para o Brasileiro de Supercross”, disse Olsen.

As primeiras baterias da temporada

A força livre repetiu um duelo que já está se tornando tradicional principalmente nas pistas curtas, envolvendo os bicampeões Marronzinho e Pipo Castro. Dessa vez não foi diferente e os dois andaram lado a lado, revezando a liderança até os nove minutos da bateria quando Pipo, na frenagem da reta de largada, bateu na roda traseira da KXF do Marron e caiu, perdendo o contato, mas não a posição. Anderson Cidade que no início tomava as rajadas dos pneus dos ponteiros, perdeu contato, mas também não teve problemas para garantir o terceiro lugar. Encrenca foi dali para trás. Luiz Zimermann ficou em quarto e Gabriel Gentil em quinto.




João Paulo Feltz, cat. intermediária

Erivaldo da Silva, cat. intermediária
Aliás, exceto o Pipo que não largou na SX2, o resumo da corrida não foi tão diferente. Marron de novo na frente e tão rápido quanto. “Em alguns pontos dessa pista a 250cc era até mais fácil de tocar, de encaixar os obstáculos e ser rápido”, relatou Marron. Zimermann, porém, não teve uma bateria fácil. Em segundo começou sendo pressionado por Cidade, que estava mais rápido, mas que caiu na quinta volta ao forçar numa tentativa de ultrapassagem, retornando bem no meio do pelotão, atrás de Gentil e Rafael Espíndola. Aí foi Gentil quem aproveitou. A cada passagem ele diminuía a diferença para Zimermann até superá-lo quando faltavam três voltas

Thell Adur, cat. intermediária

Alan Ricardo Priu, cat. intermediária

Leonardo Neto, cat. 55cc

Bruno Andrade Couto #33 e Henrique
Hermes Schmitt #57, cat. 55cc
para a bandeirada. Mais experiente Zimermann manteve-se próximo, e num vacilo de Gentil há duas curvas da chegada botou de lado e retomou o segundo posto. Reclamações à parte, os comissários da prova não viram maldade na manobra e Gentil teve que se contentar com o terceiro lugar. Da última posição na largada para o quarto posto no pódio foi o caminho de Richard Beróis. Cidade fechou o pódio com a quinta colocação.

O campeão do Cross Country João Paulo Feltz largou na frente na intermediária. Com uma pilotagem segura e constante não dava pinta que perderia a corrida. Porém uma virada de frente na sessão de costelas o tirou do páreo na sexta volta. Com o caminho livre Erivaldo “Bileca” Jr. passou a ditar o ritmo liderando a bateria. Thell Adur já em segundo, passou a tirar a diferença, chegando de vez no líder quando a placa de última volta era mostrada. Bileca conseguiu manter o posto, mas por muito pouco. “Fiquei sem o freio traseiro... e foi difícil segurar”, explicou o vencedor. Em terceiro ficou Carlos Coelho, que superou o piloto da casa Alan Prin também nos instantes finais. Ari Duarte que caiu no início da bateria quando disputava o segundo lugar com Bileca, foi para o final da fila, recuperou-se e terminou em quinto.

Na 55cc Leonardo Neto largou na frente e seguiu forte sem aliviar a mão até a bandeirada final. Nessa o melhor pega ficou pela vice-liderança. Após uma queda aos cinco minutos Bruno Couto permitiu que Henrique Schmitt se aproximasse... e ficasse empolgado!. O garoto acelerou como nunca. Na reta Bruno abria, mas no restante Henrique chegava e botava pressão para passar. Foram seis minutos de gás dos dois pilotinhos, embora sem alteração nas posições até a bandeirada: Bruno em segundo e Henrique em terceiro.

A classe 65cc e 85cc largaram juntas. E dada a partida Rodrigo Riffel com a sua KTM 65cc foi o primeiro a contornar a primeira curva, liderança que manteve tranqüilamente até o final. Além de ganhar a bateria, Rodrigo ganhou o público que o aplaudia a cada salto ou manobra mais arrojada. Em segundo na 65cc ficou Venício Voigt, seguido do estreante Northon Carvalho. Entre os garotos da 85cc Luiz Felipe Claudino despediu-se da categoria com vitória. Rafael Sofiati ficou em segundo e Rafael Becker em terceiro.

 


Largada categoria 65cc e 85cc

Rodrigo Riffel, cat. 65cc

Resultado final da prova

Categoria Força Livre
1) João Marronzinho Júnior (Protork/Motoshop/Mitas) - Laguna
2) Cristopher Castro (Yamaha/Protork/Geração Motos) - São José
3) Anderson Cidade (MCR/Motoshop) - São José
4) Luis Henrique Zimermann (Tolokko/JP/Taila) - Blumenau
5) Gabriel Gentil (Motoshop) - Florianópolis

 

Categoria SX2
1) João Marronzinho Júnior (Protork/Motoshop/Mitas) - Laguna
2) Luiz Henrique Zimermann (Tolokko/JP/Taila) - Blumenau
3) Gabriel Gentil (Motoshop) - Florianópolis
4) Richard Berois (RPC Racing/Rádio Jornal O Atlântico/Funcec) - São José
5) Anderson Cidade (MCR/Motoshop) - São José

Categoria Intermediária
1) Erivaldo da Silva (Retif. e Oficina Santa Rosa) - Tubarão

Luiz Felipe Claudino, cat. 85cc
2) Thell Adur (www.jarva.com.br) - Curitiba
3) Carlos Eduardo Coelho (Laudi Alumínio) - Palhoça
4) Alan Ricardo Priu (Proaço Estr./Mastercell) - Ituporanga
5) Ari Duarte (Duarte Contabilidade/Motocliclo HB) - Rio do Sul

Categoria 85cc
1) Luiz Felipe Claudino (Papyrys Cont./Pneus Ubiratã/Cobra Gesso/Siricross) - Balneário Camboriu
2) Rafael Sofiati (Pai) - Rio do Oeste
3) Rafael Cristiano Becker - Jaraguá do Sul

Categoria 65cc
1) Rodrigo Riffel (Tolokko) - Gaspar
2) Venicio Voigt - Braço Trombudo
3) Norton Carlos (Uniturbos/Uniguaçu) - Porto União
4) Vinicius Rosa (Nene Motos/Motoshow) - Balneário Camboriu

Categoria 55cc
1) Leonardo Neto (Gambato Motos/Engeaço) - Chapecó
2) Bruno Andrade Couto (Servisul/Motoshop) - São José
3) Henrique Hermes Schmitt (Motoshop/ASW) - São José
4) João Gabriel Veiga (Toloko) - Indaial
5) Luciano Oreano Júnior - Florianópolis

Apoio:

   
   


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.