Federação Catarinense de Motociclismo

Copa Oeste de Regularidade: avaliação
da temporada 2007
Texto: André Alcântara - Fotos: Toninho Craschnak Mr Bits Online

Rodrigo Beal venceu a última etapa e confirmou o título da classe máster...

...Daniel Cordeiro ficou com o vice-campeonato e....

... Marcos Beal com a terceira colocação no certame

Sélio Misturini conquistou o bicampeonato da categoria over....

deixando Paulo César Bueno com o segundo lugar.

O título da classe júnior ficou com Wilson Wilsem...

... na segunda posição terminou Marcio Dala Lana Filho

Lucas Arenhart confirmou a primiera colocação da classe nacional....

..mas com apenas dois pontos de vantagem para Marco Antonio Bonato, vice-campeão

A Copa Oeste, após percorrer todo o meio oeste catarinense passando por Arroio Trinta, Salto Veloso, Pinheiro Preto, Iomere, Joaçaba, Caçador, Capinzal definiu seus campeões na cidade de Campos Novos. Com uma participação importante no cenário do Enduro de Regularidade de 2007, a competição teve uma excelente prova valendo pelo Campeonato Catarinense e Copa Oeste na Cidade de Pinheiro Preto, e depois disso, no mês de setembro, teve pela primeira vez uma etapa do Campeonato Sul-brasileiro de Regularidade em Caçador, prova essa extremamente elogiada pelos pilotos participantes.

Além disso, a Copa atingiu números interessantes: foram oito provas com 761 inscrições com dois empates de recorde de inscrições. As etapas de Pinheiro Preto e Caçador totalizaram 134 inscrições cada. Na categoria máster tivemos uma média de 14,5 pilotos por prova, na over 17,5 na júnior 28 e a melhor média foi na categoria nacional 35,12 pilotos por prova. A Copa Oeste mostrou que está mais forte do que nunca, tendo feito uma excelente média de 95,12 pilotos por prova em sua temporada 2007. Participaram da Copa pilotos dos três estados do Sul mais o espírito Santo.

Na última etapa, realizada em Campos Novos, os pilotos tiveram que percorrer aproximadamente 120 quilômetros programados pela organização que fizeram os pilotos navegar muito e acelerar mais ainda para cumprir as médias horárias estabelecidas. A prova já estava com um ar festivo, mas todas as categorias definiram seus campeões em Campos Novos. Em todas as categorias havia pelo menos três pilotos com chances do título.

Na categoria máster, a temporada 2007 vai ficar para a história, pois a briga foi desde a primeira até a última prova, principalmente entre o caçadorense Daniel César Cordeiro (Yes Cursos) e os irmãos de Pinheiro Preto Marcos e Rodrigo Beal. Nas últimas etapas Daniel e Rodrigo acirram mais ainda a disputa, e chegaram a Campos Novos para decidir o título, mas quem venceu a prova foi Rodrigo Beal (Flora Frutas/Compass/Frig Ana) e garantiu o título de 2007, se sagrando bicampeão na principal categoria do campeonato. Rodrigo elogiou a qualidade da maioria das provas e a dificuldade de superar seus adversários neste ano.

Já na categoria over parecia que o título iria para novas mãos, visto que  o campeão de 2006, Clovis Caco Moro, mudou para a categoria máster e Sélio Misturini, campeão de 2005, não participou da primeira prova em Arroio Trinta. No entanto, Sélio iniciou uma trajetória vitoriosa já em Salto Veloso vencendo as duas etapas e chegou a final com grandes chances ao título. O piloto de Porto União, Paulo César Bueno (Bicho Mania Clinica Veterinária) também estava na briga e não iria a facilitar o bicampeonato de Sélio, que ficou apenas com o  terceiro lugar. Paulo César também não foi bem na prova ficando em quinto e deixando que Sélio Misturini confirmasse o bi da categoria over.

A disputa na categoria júnior ficou entre quatro pilotos. Edmar Zanetti (Forlin Motos), Marco Antonio Dresch (Auto Posto Treze Tilias), Marcio Dala Lana Filho (Triton Maquinas agrícolas) e Wilson Wilsen (Mannes Colchões). Até a metade do campeonato quem liderava era Marco Antonio Dresch, mas após o seu descarte em Joaçaba seus adversários começaram a crescer e o deixaram em terceiro lugar no campeonato. A briga ficou mesmo entre Wilson Wilsen e Marcio Dala Lana Filho, que conquistou a vitória em Campos Novos, mas não conseguiu superar a vantagem do atual campeão Wilson Wilsen.

A classe nacional foi a mais disputada do campeonato, já que esta é a porta de entrada para os novos endurista. Os primeiros colocados terminaram praticamente empatados, com apenas oito pontos separando o primeiro do terceiro colocado. A briga ficou entre Roberto Júlio Stephaniack (Modelação Carpen) , Marco Antonio Bonato (Bonato Motos) e Lucas Arenhart (Ks Metais galvanizados). O campeonato quase escapou das mãos de Lucas Arenhart, pois no Enduro de Campos Novos ele ficou apenas em quarto lugar, e seus concorrentes a sua frente. Roberto Julio Stephaniack ganhou as duas etapas, mas ainda assim não conseguiu reverter a vantagem do líder Lucas Arenhart, que com “REGULARIDADE” conseguiu o tão esperado Campeonato.

A Copa Oeste de 2008 virá com muitas novidades mais uma vez, e esperamos que ela seja tão emocionante como esta que ficará para sempre na memória de muitos.

A Copa Oeste 2007 teve apoio da Jp Racing e a apuração e Cronometragem da Mr Bits.

 

Confira o resultado oficial da Prova de Campos Novos
http://www.mrbitsonline.com.br/index.php?secao=5&id_mod=3&id_camp=6

Confira os Campeões
http://www.mrbitsonline.com.br/index.php?secao=20

Fotos da prova de Campos Novos e entrega de troféus aos Campeões 2007
http://www.mrbitsonline.com.br/index.php?secao=4



Mais informações sobre a prova

30/11/07 Resultado

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.