Federação Catarinense de Motociclismo

Final de semana repleto de opções
para o Todo Terreno
Fotos: Gerson Coas e Valdercir Augustin

Final de semana repleto de opções para o Todo Terreno

A etapa de abertura do Catarinense de Enduro em Blumenau, a segunda etapa do Catarinense de Cross Country em Guabiruba e a abertura do Sul-brasileiro de Regularidade em Taquara – RS são as opções para os pilotos do Todo Terreno neste final de semana, dias 8 e 9 de março.

Em Blumenau a expectativa é superar a casa dos 150 participantes, número que deve se repetir em Guabiruba. Para o Enduro dos Pampas, em Taquara, mais de 170 pilotos já reservaram suas inscrições, dentre eles 33 catarinenses.

Sul-brasileiro de Regularidade

A primeira das seis provas do Sul-brasileiro de Regularidade será o tradicional Enduro dos Pampas, que tem como base o município de Taquara, localizado na encosta inferior do nordeste do vale dos rios dos Sinos e Paranhana, a cerca de 70km de Porto Alegre e a aproximadamente 50km de Canela e Gramado. Traduzindo, a região por onde passa a prova fica no pés da Serra Gaúcha, região montanhosa, com terreno pedregoso e de muito rios e riachos e trilhas por todos os lados.

No sábado serão percorridos 130 km de trilhas de mata e campo, retornando a Taquara.   

No domingo, segundo dia da prova, o percurso segue num roteiro bastante técnico com destino a São Francisco de Paula, onde acontece o primeiro neutro. O segundo neutro será feito em Aratinga, com trilhas de campo. Após o roteiro terá a descida da Serra do Pinto, por trilha, terminando em Morrinhos do Sul, na BR 101, ao lado de Torres, totalizando 165 km.

 Para essa quarta edição do Sul-brasileiro de Regularidade os organizadores do campeonato buscaram um meio termo em relação aos anos anteriores. Assim como em 2005 serão 12 etapas. Porém, com provas de um e dois dias. “Ainda estamos buscando o melhor formato para a competição. No ano passado sentimos que faltou, pois foram apenas três provas. Agora voltamos a ter duas provas por Estado, porém com eventos de um e dois dias. Vamos seguir trabalhando até encontrarmos o formato que melhor se enquadre nos interesses dos pilotos da região Sul”, disse Éder Marcondes, piloto e representante da FCM na comissão que dirige o campeonato.

Na opinião de Marcondes, para os pilotos do Sul a participação no Campeonato Brasileiro de Regularidade, no formato que está atualmente, fica um pouco fora de mão.

“O pessoal daqui sempre tem de buscar as provas fora, basta ver os resultados nas mais importantes provas nacionais. Entretanto, para a grande maioria dos nossos pilotos o custo e a disponibilidade de tempo inviabiliza a participação. E por isso o Sul-brasileiro se torna a melhor opção”, completou.

Bi-campeão do Enduro dos Pampas, campeão do Sul-brasileiro em 2005 e vice-campeão em 2006 na categoria over, Éder Marcondes espera melhorar o seu desempenho em relação ao ano passado. “No ano passado tive muitos problemas. Mas agora quero voltar a andar entre os ponteiros. A over é uma categoria com pilotos experientes e muito bem preparados também como os paranaenses Marcos Marjovan e Péricles Dutra. Enfim, não tenho dúvida que o campeonato tem tudo para ser bastante competitivo. Além disso, a comitiva catarinense tem muitos nomes bons na mala. Temos o Genoir Bruning e o Guilherme Cascaes na máster, o Lucas Duarte na júnior, e vários outros pilotos com chances de vitória. Esperamos repetir o desempenho de 2005 e 2006 quando os catarinenses dominaram os Pampas”, finalizou Marcondes.

Enduro em Blumenau

O VI Enduro FIM de Blumenau, válido pela primeira etapa do Campeonato Catarinense inicia no domingo cedo, às 9 horas. O prova vai percorrer um circuito de 38 km, totalizando após quatro voltas 152,6 km. “A expectativa é termos uma prova tranqüila. Definimos o percurso já pensando na possibilidade de chuva. Mas isso dificilmente vá ocorrer. O melhor, o trajeto não tem nada de dificuldade, de tranqueiras. O diferencial mesmo será a resistência, pois existe a previsão de tempo seco e muito calor”, disse Wolfgang Fischer, integrante do Motoclube de Blumenau e comissário da FCM para o Enduro.

 Confira mais detalhes da prova acessando o regulamento complementar no endereço http://www.fcm.org.br/noticia.php?id=1528

 Cross Country em Guabiruba

A segunda etapa do Cross Country será feita no Motódromo dos Dragões da Trilha, em Guabiruba. Na primeira etapa da competição, em Gaspar há duas semanas, foram 170 inscritos. Jhonatan Batista venceu a XC1, Paulo Krutzsch Jr. a XC2, Toninho Celva ganhou na XC3 especial, Claudir Heil na XC3 nacional e Luciano de Oliveira na light especial. Na nova classe 230cc o mais rápido foi Edemilson Batista.  Na classe light nacional João Carlos Ferretti foi o vencedor, e na nacional Pablo Reinert.

 

Programação da 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Cross Country

 

 horário

 categoria

 duração

Sábado

 

 

15:00 às 17:00

treinos livres para todas as categorias

Domingo

 

 

09:00 às 10:00 horas  

treinos livres para todas as categorias

10:15

Cidade Nacional/Especial

15 minutos + 1 volta

10:40

Light Nacional

20 minutos + 1 volta

11:10

Light Especial

20 minutos + 1 volta

11:40

Nacional 230cc

20 minutos + 1 volta

13:00

XC3 Especial

30 minutos + 1 volta

13:45

XC3 Nacional

30 minutos + 1 volta

14:30

XC2

30 minutos + 1 volta

15:15

Nacional

30 minutos + 1 volta

16:00

XC1

30 minutos + 1 volta


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.