Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL - Confira os detalhes da abertura
do Estadual em Witmarsum
Texto e fotos: Tiago José Wolff - www.racecross.com

A primeira etapa da temporada 2008 do Campeonato Catarinense de Veloterra, na cidade de Witmarsum não poderia ter sido melhor, com excelente público, e muita emoção dentro da pista em todas as baterias. Por conta dos 142 participantes no total das 10 baterias disputadas, nenhuma delas alinhou com menos de 10 motos no gate.

A novidade para 2008 foi a criação da categoria júnior, destinada aos pilotos com até 16 anos, incentivando assim a garotada a começar cedo nas pistas, sem precisar dividir espaço com os adultos.

Após a cerimônia de abertura, é dada a largada para a categoria Nacional 250cc. Wandrey Niels o “Baco”, sai na frente, com disputa intensa pela segunda posição. “Baco” tem problemas na moto, e quem aproveita para assumir a ponta é Jackson Keil de São Bento do Sul. Jackson acelera forte e deixa a disputa pela segunda colocação.

Leandro Lemos e Wagner Morais fizeram uma bela disputa pela segunda colocação. Wagner se deu melhor nas ultrapassagens dos retardatários e conseguiu segurar a segunda colocação. Leandro, atual campeão da categoria teve que se contentar com a terceira colocação. Wolkmar Berchtold e Irineu Batistotti Neto completaram os cinco primeiros colocados.

Em seguida foi à vez da 55cc com disputa entre Igor Farias e João Gabriel da Veiga que fizeram uma intensa disputa pela liderança. João tentou várias vezes assumir a ponta, mas Igor soube manter a calma e confirmar sua primeira vitória na categoria e começa o campeonato na liderança. Mayron da Silva foi o terceiro colocado, com Igor Cardoso no quarto lugar.

A categoria júnior, novidade para a temporada, teve 14 inscritos, e Irineu Batistote Neto venceu de ponta a ponta. Irineu acelerou forte por toda a bateria, e começa a temporada com vitória. A bateria teve muita disputa no segundo pelotão. Wagner Gil Vargas fez um bonito duelo com Julio Dechamps no inicio da bateria, e no final confirmou a segunda colocação. Jonata Eccel que não largou bem foi se recuperando durante a prova e fechou na terceira colocação.

Na 65cc, o atual campeão Lucas Gadotti teve que suportar forte pressão imposta por Sebastião da Silva para confirmar a vitória. Sebastião tentou por várias vezes assumir a ponta, mas Lucas fechou a porta e começou a temporada com vitória. João Vitor da Veiga foi o terceiro colocado e estreante na categoria, Leonardo de Souza ficou com a quarta colocação.

Na street 150, Edenilson “Dito” de Souza, superou seu primo Marcio Rover na segunda volta e acelerou forte para confirmar a vitória. Ralf Schafer encostou em Márcio e logo iniciaram uma bonita disputa pela segunda colocação. Márcio segurou no começo, mas Ralf mostrou que estava mais preparado e tomou a segunda colocação, Márcio teve que se contentar com a terceira colocação. No segundo pelotão muita emoção durante toda a bateria.

No final Gervásio Frutuoso foi o quarto colocado, e Ronny Voelz o quinto.

Na VX2, Maicon Kraemer assumiu logo no inicio e tratou de acelerar forte para fugir da briga. Leandro Matos Lemos veio forte de trás e após superar Milton Hobos foi em busca do líder. Maicon fez o que pode, mas Leandro insistiu até assumir a ponta e confirmar sua primeira vitória do dia. Maicon Kraemer finalizou com a segunda colocação. Ricardo de Souza foi o terceiro colocado, após disputa com Milton Hobos na segunda parte da bateria.

Entre os veteranos da máster nacional, Tomas Paulino saiu na frente na largada, e com problemas deixou a disputa pela ponta. Quem assumiu a liderança foi João Francener, o “João do Milho”. João parecia ter uma liderança tranqüila, mas Valdir Pereira que não largou bem fez excelente prova de recuperação e logo encostou no líder para a ultrapassagem, começando a temporada na liderança. Na terceira colocação ficou Délcio Tomio, seguido de Amaro Lenfers.

Na máster especial, Adenir Giovane Veiga Largou na frente, ainda se recuperando de uma lesão, com muita garra conseguiu segurar a pressão imposta por Carlos Alberto, para vencer a prova. Gilmar Bianquese foi o terceiro colocado, com José Claudino dos Santos na quarta colocação.

Na força livre nacional, Leandro “Lele” Lemos saiu na frente, com Maicon Kraemer logo atrás disposto a dar o troco. Maicon pressionou bastante no começo, mas teve que se contentar com a segunda colocação. Lele confirmou a segunda vitória do dia, na terceira bateria disputada. Maicon foi o segundo colocado, e Jackson Keil finalizou com a terceira colocação, após muita disputa com Wagner Moraes.

Na última bateria do dia, a força livre especial, Ricardo de Souza “Catraca” saiu na frente e liderou boa parte da prova até que Luciano Boca de Oliveira veio disposto a vencer e acelerou forte até assumir a ponta, e confirmar a vitória. Luciano confirmou que é forte candidato ao título e começa a temporada na liderança.

“Catraca” ficou com a segunda colocação, e Leandro Lemos na quarta bateria do dia finalizou com a terceira colocação. Brás do Santos e Rafael Reis completaram o pódio com a quarta e quinta colocação respectivamente.

A próxima etapa da competição está confirmada para os dias 29 e 30 de março para a cidade de Indaial, junto a FIMI, festa que comemora a instalação do município.

Os organizadores da etapa já estão com todos os detalhes acertados e prometem uma excelente prova, com excelente estrutura, e vários shows durante todo o final de semana.

 

 Para maiores detalhes da segunda etapa do Estadual acesse:

http://www.fcm.org.br/noticia.php?id=1548

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.