Federação Catarinense de Motociclismo

Enduro de São Ludgero: chuva e predomínio
catarinense na segunda prova do Sul-BR
Texto: Colaboração de Valdecir Augustin e Genoir Bruning - Fotos: Valdecir Augustin

Cléber Schulz, da máster, venceu a sua segunda prova consecutiva

Cascaes ficou em segundo no geral da máster, mas lidera no Sul-brasileiro

Marcos Marjovan, da over, busca reconquistar o título do Sul-brasileiro...

... assim como o seu maior rival, Éder Marcondes, que dessa vez ficou em segundo

Brahian manteve a sua hegemonia na categoria sênior

Lucas Goulart, da júnior, venceu quatro das seis etapas disputadas no estadual

Lucas Arenhart conquistou mais uma vitória na novatos

No total 95 largaram para a prova

Pódio da máster: Cascaes (e), Schulz (c) e Crema (d)

O município de São Ludgero, no Sul de Santa Catarina, foi o palco da terceira e quarta etapas do Campeonato Sul-brasileiro de Regularidade. A prova 10º Enduro Cidade de São Ludgero também contou pontos pela quinta e sexta etapas do Campeonato Catarinense e Copa ASCPE de Regularidade. A competição foi organizada pelo Moto Clube Tribo da Trilha que ao comemorar 10 anos de provas de enduro preparou trilhas novas, com trajetos diferentes dos anos anteriores.

Entretanto durante toda a semana choveu forte na região. Em três dias choveu mais que o previsto para todo o mês de maio. E por conta dos rios estarem bastante cheios e com previsão de mau tempo para todo o final de semana, inclusive com a possibilidade da formação de um ciclone extra tropical, a organização preferiu cortar alguns trechos para a segurança dos competidores. No total 130 pilotos se inscreveram para a prova e destes apenas 95 largaram. Participaram pilotos dos três estados do Sul do Brasil, mas no pódio o predomínio foi catarinense, com vitória em quatro das cinco classes do Sul-brasileiro.  

O trajeto de 152 quilômetros saiu da cidade de São Ludgero e seguiu em direção a região da encosta da Serra Geral, passando por trilhas do Rio das Furnas, Furninhas, Invernada, Serra Furada, algumas trilhas conhecidas, como a trilha da “descida do Raizeiro”, “Eucalipto do Xinda”, “Trilha do Cai-Cai”, “Do Pânico”, entre outras. Com a chuva torrencial que caiu durante a semana, a prova ficou com uma dificuldade maior.  Trilhas lisas e muito barro marcaram todo o trajeto, e exigiu muita resistência e técnica dos pilotos. Mesmo com toda a chuva houve poucas desistências.

Na parte da manhã a prova começou com a descida do Morro da Cruz, onde, o pasto liso fez com que alguns pilotos levassem seu primeiro tombo do dia, mas sem problemas. A prova continuou passando por várias trilhas até chegar à “trilha do Lajeado”, onde o riacho estava cheio, mas com segurança para passar o enduro. Após, os pilotos passaram pela “trilha do raizeiro” até chegar ao primeiro apoio, que foi na localidade de Furninhas.

Hora de abastecer e repor as energias e partir para a segunda parte. Essa parte da prova foi para a região da encosta da Serra. As trilhas continuaram lisas e na subida do “Morro da Palha”, em meio aos eucaliptos, um trecho dificultou a passagem de alguns pilotos. A organização colocou pessoas para ajudar e a partir daí a prova continuou com trilhas largas e belos visuais.

A última parte até a chegada foi a mais cansativa. Já no início da “trilha da argila” estava muito liso e difícil equilibrar-se em cima da moto. Em seguida veio a “trilha do cai-cai”, e muito roteiro no “eucalipto do Xinda”. Mas com neutros técnicos, todos conseguiram entrar na prova. A última trilha foi mais tranqüila e chegando na cidade onde acontecia a Festa do padroeiro São Ludgero. Lá os pilotos passaram pela pista de obstáculos onde mais de duas mil pessoas presenciaram as acrobacias dos pilotos.

O grande vencedor foi Cléber Schulz, da máster. “Largamos com chuva e chegamos com chuva. A prova tava pesada, com muita valeta e bastante lama, bem o tipo de prova que eu gosto de fazer. E chegando em primeiro e ainda assumindo o campeonato, só tenho que torcer muito para que dê tudo certo nas próximas etapas”,  disse Cléber. Para ele, novamente a organização da prova de São Ludgero está de parabéns. “Ótimas trilhas, o Geno sabe realmente como se faz provas.... Agora, realmente foi uma pena eles terem que cancelar alguns trechos da prova, pois pelo que ouvi falar, era o melhor de tudo. Na parte da manhã consegui andar redondo e faturar o primeiro lugar..Já na parte da tarde, tive problemas com o meu rollbook, que travou, e andei aproximadamente 30 minutos sem nenhum roteiro, somente com o tempo do Totem. Levei sorte de acertar o trajeto e consegui zerar o PCs que estavam neste caminho. Novamente meus parabéns aos organizadores do evento”, concluiu o representante de Jaraguá do Sul.

Em segundo na máster ficou Guilherme Cascaes, que com esse resultado vai manter a liderança do Sul-brasileiro, pois foi ele o vencedor da prova de abertura, o Enduro dos Pampas, no Rio Grande do Sul.

Para o vencedor da categoria over, o paranaense Marcos “Marjovan” Szyminovicz, que é um dos organizadores do Enduro das Cachoeiras, prova que esse ano também será válida pelo Sul-brasileiro, o bom trabalho da organização foi fundamental para o sucesso da prova naquelas condições climáticas. “O Genoir e sua equipe souberam realizar um enduro de qualidade, escolhendo ótimas trilhas, e também colocando os PCs em locais estratégicos que não nos deixava imaginar onde estariam, pois ora eram no início de trilhas, ora no meio e também muitas vezes no início e no fim delas. Excelente! Também foi acertadíssima a colocação das médias mais baixas, pois como a chuva foi intensa, as trilhas ficaram muito lisas e perigosas. Com as médias mais baixas, a integridade dos pilotos ficou preservada. Parabéns a organização!”, disse Marcos Marjovan.  

Apesar de estar competindo no Campeonato Paranaense, Marcos também participou e venceu a prova de abertura da temporada do Catarinense, em Caçador. E mais uma vez, ele reconheceu que não foi fácil. “Logo no início, um pouco antes do segundo PC, sofri uma queda, a qual me fez perder muitos pontos, levando quatro PCs para entrar no tempo novamente, ficando sem chances de brigar por vitória na etapa inicial. Dessa forma restou buscar o resultado na etapa da tarde. No início me concentrei legal e consegui andar bem forte, acelerando no limite, sem loucuras para evitar novas quedas e consequentemente, perder pontos, conseguindo assim meu objetivo que era ganhar a etapa. Como andei muito bem a tarde, acabei vencendo também, na soma geral dos pontos, ficando com o primeiro lugar da prova. Vibrei bastante, pois foi uma prova muito pesada, devido ao mau tempo, e também muito disputada, pois tínhamos 25 pilotos inscritos na categoria e também muito experientes, o que torna a categoria over muito concorrida, mas sempre com muito espírito esportivo, que é o que move o nosso esporte de duas rodas, pois acredito que todos estão lá para se divertir. Até a próxima”, concluiu Marjovan.

Brahian Popinhak manteve o seu domínio na categoria sênior do Campeonato Catarinense. Depois de vencer em Caçador que era a sua prova de descarte, em Brusque ao somar dois segundos lugares, Brahian voltou a vencer no geral nessa terceira prova da temporada do estadual. “Quero deixar aqui meus parabéns para o Genoir e o Caneta pela belíssima prova que realizaram nesse final de semana. Sem nenhum tipo de erro de planilha, com belíssimas trilhas; foi um ótimo resultado pra mim, que precisava dessa vitória para entrar na briga do Sul-brasileiro. Pelo Catarinense também foi uma vitória muito importante para o título de 2008. Agora é esperar Blumenau na quarta etapa do Catarinense e acelerar para conseguir outra vitória”, disse Brahian, de Curitibanos.

Lucas Goulart que chegou a São Ludgero liderando a categoria júnior do estadual, com três vitórias em quatro etapas realizadas, conseguiu manter o desemepnho, somando mais uma vitória por etapa e a conquista no geral. “Foi uma prova realmente de tirar o fôlego. A chuva castigou bastante na semana a região onde passou o enduro. Mas isso não tirou o brilho da prova que estava com referências exatas, um ótimo roteiro, bem sinalizada e equipes de PCs bem locadas. Parabéns ao pessoal da Tribo da Trilha pelo evento e a todos os envolvidos”, falou Goulart.

Para o líder da novatos no catarinense, Lucas Arenhart, que também somou mais uma vitória no geral, mantendo assim a ponta da tabela com folga, a prova também agradou. “Com médias elevadas e com trilhas diferentes das que estou acostumado a andar, em alguns pontos devido ao grande número de pilotos as trilhas estavam cada vez mais pesadas, essa prova exigiu preparo físico e muita técnica. Mesmo eu tendo problemas no equipamento de navegação, nossa excelente equipe de apoio conseguiu resolver o problema e finalizar a prova. Parabéns ao grupo Tribo da Trilha!”, concluiu.

A próxima etapa do Sul-brasileiro será em Guarapuava – PR, nos dias 21 e 22 de junho. Mas antes os catarinenses terão a quarta prova do estadual, nos dias 17 e 18 de maio em Blumenau, e  nos dias 7 e 8 de junho a quinta prova em Braço do Norte.

 

Confira aqui o resultado da terceira etapa - Enduro de Regularidade São Ludgero


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.