Federação Catarinense de Motociclismo

Em etapa bastante disputada, Lele vence quatro
baterias no Catarinense Velocross
Texto e fotos: Tiago José Wolff

Largada da categoria nacional 250cc

Milton Hobus segundo colocado na VX2 e na fl especial

Mayron da Silva vencedor da categoria 55cc

Na 65cc Lucas Gadotti ficou com o primeiro lugar

Jonata Eccel venceu de ponta a ponta a categoria júnior

Edson Halley liderou toda a prova da cat. VX3

Amaro Lenfers venceu a categoria open nacional

Leandro Lemos venceu na nacional 250cc, f.livre nacional, VX2 e VX1

A quarta etapa do Campeonato Catarinense de Velocross 2008 foi realizada no último domingo 18 de maio, na cidade de Lages. A etapa marca a entrada da região serrana catarinense no calendário estadual, visto que é a primeira vez que uma prova oficial da modalidade é disputa na região.

Correndo em casa, Leandro Matos Lemos, o "Lele”, foi o grande destaque da etapa. Leandro venceu as quatro baterias que disputou, subindo ao ponto mais alto do pódio nas categorias nacional 250cc, força livre nacional, VX2 e VX1.

A nacional 250cc foi a primeira a largar, com disputa na primeira volta entre Wandrei Niels “Baco” e Leandro Lemos. Baco largou na frente, mas errou na segunda volta e caiu para a segunda colocação. Na tentativa de buscar o líder, Baco teve uma pequena queda, e teve que acelerar para retomar a segunda colocação. Na frente, Leandro andou tranqüilo e confirmou a primeira vitória do dia. Marcio Dierschabel foi o quarto colocado, a frente de Volkmar Berchtold.

Na VX2, Thiago Rafael Bonfanti saiu na frente, seguido por Milton Hobus e Leandro Lemos. Leandro superou Hobos na terceira volta, e logo em seguida passou Thiago, para assumir a ponta. Enquanto Milton Hobus e Thiago Bonfanti disputavam a segunda colocação, Leandro acelerava forte na frente até confirmar a vitória. Hobus foi o segundo, e Bonfanti em terceiro. Markolf Berchtold foi o quarto colocado chegando bem próximo de Thiago Bonfanti.

Nas categorias de base, Mayron da Silva foi o vencedor na 55cc, após grande prova de recuperação. Mayron caiu na largada e partiu pra prova de recuperação, enquanto João Gabriel da Veiga disparou na frente liderando a bateria até a ultima volta. Mayron encostou em João na última volta e aproveitou um erro do adversário para confirmar sua primeira vitória na categoria. João que lidera o campeonato foi o segundo colocado, com Igor Farias na terceira colocação.

Na 65cc, Lucas Gadotti venceu mais uma, e segue na liderança. Lucas dominou a prova toda, e no final teve que suportar a pressão imposta por Sebastião da Silva Jr. que após uma queda no início da bateria recuperou até a segunda posição, segundo bem próximo do líder. João Vitor da Veiga ficou com a terceira colocação, a frente de Amabilly Cardoso e João Gabriel.

Na categoria júnior, destinada aos pilotos de até 16 anos, disputa apertada entre Jonata Eccel e Irineu Batistote Neto. Neto liderou a primeira volta, até que Jonata assumiu a ponta. Neto pressionou por toda a prova, mas não conseguiu a ultrapassagem, e teve que se contentar com a segunda colocação. Com a vitória, Jonata se mantém na ponta na classificação. Leandro Quilante fez uma boa prova, ficando com a terceira colocação.

Na street 150cc, disputa em família com os cunhados Marcio Rover e Edinilson Batista brigando a prova toda, numa disputa de arrepiar. Marcio conseguiu manter a ponta e quebrar a invencibilidade de Edinilson. Marcos Roberto Lang acompanhou os lideres no inicio, chegando a ameaçar Edinilson, mas foi perdendo contato e confirmou a terceira colocação. Jean Felipe da Silveira foi o quarto colocado, a frente de Jacson Gil Vargas.

Nas categorias destinadas aos veteranos, Edson da Silva Halley venceu na VX3 (open especial) após se aproveitar de um erro de Geovane da Veiga. Geovane saiu na frente e liderou por algumas voltas segurando a forte pressão imposta por Edson Haley. Geovane acabou caindo e Edson teve o caminho livre para acelerar e confirmar a vitória. Geovane foi o segundo colocado, enquanto Alex Mello ficou com a terceira colocação, e Gilson Assini foi o quarto colocado.

Na open nacional, vitória de Amaro Lenfers venceu, após muita disputa no inicio da bateria. A disputa pela segunda posição foi intensa até o final da bateria, com quatro pilotos no mesmo pelotão alternando as posições. Carlos Pereira foi o segundo colocado, a frente de Lorival Gnevuch e Delcio Tomio.

A mais bonita das disputas, foi na categoria força livre nacional, onde Lele Lemos disputou a liderança com Wandrei “Baco” Niels por mais da metade da prova, até assumir a liderança. Na parte final da bateria Wandrei veio forte buscando retomar a ponta, mas Leandro conseguiu manter a frente e confirmar a vitória. Wandrei ficou com a segunda colocação. Outro piloto da casa, Guilherme Pereira ficou com a terceira colocação, enquanto Marcio Dierschabel ficou com a quarta colocação, após grande disputa com Jose Augusto Reinert.

Na última bateria a largar, a VX1, Leandro Lemos saiu na frente e na sua quarta bateria do dia, conseguiu mais uma vitória para o delírio do público local. Milton Hobus acompanhou o ritmo do líder, mas não chegou a ameaçar, ficando com a segunda colocação, pouco a frente de Djhony Aquino, que não fez boa largada, mas chegou a terceira colocação, andando sempre no ritmo dos lideres. Marcholf Bercholtd foi o quarto colocado, após superar Rafael Reis no inicio da bateria.

O público lageano compareceu em peso, e vibrou muito em todas as baterias, sempre aplaudindo e incentivando os pilotos. 

O Motoclube Erosão trabalhou muito durante todo o final de semana, junto com a Federação Catarinense de Motociclismo para fazer uma grande prova e o objetivo foi alcançado, com disputas emocionantes e a aprovação do público local.

Até aqui o campeonato de 2008 vem sendo o melhor dos últimos anos, com etapas em várias regiões do estado e sempre com muita adrenalina. A próxima etapa da competição acontece nos dias 14 e 15 de junho, junto com a etapa catarinense do Brasileiro de Velocross.

Já no próximo final de semana, dias 24 e 25 de maio, os pilotos catarinenses voltam a pista para a disputa da quinta etapa da Copa Contestado de Veloterra, que acontece na cidade de Itaiópolis –  SC.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.