Federação Catarinense de Motociclismo

Papanduva voltou a receber o velocross,
agora valendo pela Copa Contestado
Texto e fotos: Tiago José Wolff

Largada da categoria nacional 250cc em Papanduva

Maysa Peaneser dominou a classe baton

Geovane Veiga foi o mais veloz da nacional 250cc

Ádio Niekiforut venceu a categoria júnior

Gilson Araújo, categoria street

Sebastião da Silva Júnior ganhou na 65cc

Nelson Siveira, venceu na nacional e nacional intermediária

Avacir Chaves brigou na VX2, mas surpreendeu com a vitória na VX1

Papanduva confirmou a tradição e realizou nos dias 16 e 17 deste mês mais uma grande prova de Velocross. A quinta etapa da Copa Contestado 2008 contou com a presença do grande publico da região e participação forte dos pilotos, vindo de várias partes do estado e também do Paraná.

O domingo de sol foi um tempero a mais para que na pista as disputas fossem eletrizantes. Os pilotos deram um show à parte, mostrando o alto nível da competição este ano, e também o crescimento geral da modalidade.

Pontualmente às 13 horas, largaram as meninas da categoria Baton. Maysa Peaneser estreando moto nova na competição, pulou na frente na largada e acelerou forte por toda a bateria, vencendo sem ser ameaçada. Eduarda Pereira, mais uma vez foi a segunda colocada, mesma posição que ocupa na classificação geral.

Em seguida foi a fez da gurizada da 55cc entrar na pista. Daniel Melchert, o “Boquinha”, dominou a prova, e acelerando forte venceu sem ser ameaçado. Alex Tibes foi o segundo colocado, e segue na vice-liderança da competição. 

Na 250 Nacional, uma prova emocionante e de final surpreendente. Leandro Matos Lemos e Geovane Veiga começaram a prova alternando a liderança e levantando o público. Quando Leandro começava a respirar mais aliviado na frente, teve problemas na moto, e teve que abandonar a bateria. Geovane aproveitou para assumir a ponta e acelerou forte para vencer a etapa. Rodrigo Niekiforuk, piloto da casa, andou a prova toda perto dos líderes, terminando na segunda colocação. Douglas Galkowski também fez grande prova, ficando com a terceira colocação, mantendo se assim como líder da categoria.

Em seguida foi a vez da categoria júnior alinhar para outra prova eletrizante. Fábio Elias saiu na frente na largada e Leandro Quilante logo assumiu a liderança, que depois ficou nas mãos de André Luis da Rosa. Mais atrás, Adio Niekiforut Júnior vinha fazendo ultrapassagens até encostar nos ponteiros. Em algumas voltas, Ádio assumiu a ponta ultrapassando André na curva do miolo central. Na parte final da bateria, André vinha tentando retomar a liderança, mas acabou caindo e deixando a segunda colocação nas mãos de Leandro Quilante. 

Na categoria street 150cc, Gilson Araújo saiu na frente, seguido de perto pelo seu companheiro de equipe Vanderlei Lemes. Vanderlei e Gilson alternaram a liderança da prova nas voltas iniciais, mas Gilson mostrou melhor preparo e manteve o forte ritmo por toda a bateria. Vanderlei ficou com a segunda colocação, mesma posição que ocupa no campeonato. Gean Carlos da Silva também fez grande prova, e ficou com a terceira colocação.

Na categoria 65cc, disputa intensa entre Sebastião da Silva Júnior e Lucas Gadotti. Na largada a garota Amábilli Cardoso fez o holeshot e logo em seguida foi superada por Lucas e Sebastião. Lucas resistiu na frente algumas voltas, mas Sebastião estava mais rápido e conseguiu a ultrapassagens, confirmando mais uma vitória na categoria. No segundo grupo, disputa forte entre Leonardo Nelchert e Alex Portela, com Leonardo garantindo a posição na ultima curva. 

Na VX2 Leandro Matos Lemos mostrou que esta em grande fase. O piloto da cidade de  Lages largou na frente e quando já abria vantagem acabou errando, mas mesmo assim, conseguiu retornar na liderança e vencer sem ser ameaçado. Mais atrás, disputa intensa pela segunda e terceira posições. Elvis Schimit, Roni Friese e Avacir Chaves fizeram uma grande disputa alternando posições.

Após a VX2, as motos nacionais voltaram à pista, para a disputa da categoria intermediária. Nelson da Silveira e Renan Máximo dos Santos mais uma vez disputaram a liderança, com pequena vantagem para Nelson que confirmou mais uma vitória na categoria, seguido de perto a prova toda por Renan. Ádio Nielkfort Júnior não fez boa largada e após uma prova de recuperação ficou com a terceira colocação.

Entre os veteranos da open nacional, os pilotos da equipe veloferas dominaram a prova. Almir de Paula e Adir Langhammer fizeram uma bela disputa no início da prova. Almir acabou errando e quem veio forte buscando a liderança foi Jaime Lisboa, que no final, conseguiu confirmar a vitória.

Na força livre nacional Geovane Veiga saiu na frente, seguido por Nelson Silveira e Renan dos Santos. Geovane liderou algumas voltas, mas teve que abandonar a prova com problemas na moto. Nelson aproveitou para assumir a liderança e acelerou forte para vencer a bateria, mais uma vez seguido por Renan dos Santos. Rodrigo Nielkfort fez algumas ultrapassagens e terminou na terceira colocação.

Na categoria trilheiros, 26 motos no gate numa bateria de muita disputa e final surpreendente. Leandro Quilante e Diego Galkoski brigavam pela ponta quando na parte final da bateria acabaram se enroscando com um retardatário, indo ao chão na ultima volta. Rudimar Sebben aproveitou o erro dos adversários e ficou com a vitória.

Na força livre especial Leandro Matos Lemos acabou vacilando na largada, e apesar do favoritismo, ficou com a segunda colocação. Leandro deixou pra largar atrás e buscar a recuperação, mas demorou muito e não conseguiu se recuperar. Avacir “Nenê” Chaves aproveitou para largar na frente e acelerar forte durante toda a bateria, até receber a bandeirada. Leandro demorou pra superar os adversários e finalizou com a segunda colocação. Mayse Peaneser roubou a quarta colocação de Roni Friese na última curva, quando Roni achou que a posição já estava garantida.

Próximas etapas

O calendário do velocross volta com força total e várias provas na sequência. Nos dias 30 e 31 de agosto a cidade de Otacílio Costa recebe a quinta etapa do Campeonato Catarinense. Duas semanas depois mais uma grande prova da Copa Contestado, desta vez em Canoinhas, junto a Fesmate, tradicional festa do município. Já no último final de semana de setembro, São Bento do Sul recebe a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross, junto com a sexta etapa do Catarinense.    


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.