Federação Catarinense de Motociclismo

Etapa de Otacílio Costa abre a segunda
metade da temporada com sucesso
Texto e fotos: Gerson Coas - Reportagem FCM

Largada categoria VX1

Leandro Lemos venceu a VX1 e a VX2

Largada da VX2

Maicon Kraemer ficou em segundo na VX2...

... seguido de Hobus (227) e Markolf Berchtold (7)

No momento exato em que Lelê superou Hobus na VX1

Luciano "Boca" ficou em terceiro na VX1

Braz dos Santos dominou a VX3

Giovanni (298) e Eduardo (115) na nacional 250cc

Maicon Kraemer reinou absoluto na f.l.nacional

Francener (38) teve a sobra de Boettcher (3) durante a máster nacional

Jonata Eccel venceu a júnior...

Na street o duelo de Rover (500) e Edinilson (100)

SSJr. foi o mais rápido da 65cc...

... mas a garotinha Amabily (00) foi a mais aplaudida

João Gabriel da Veiga comemorou na 50cc

Os pilotos Leandro Matos Lemos (VX1 e VX2), Brás dos Santos (VX3), Sebastião da Silva Júnior (65cc), João Gabriel da Veiga (50cc), João Silvério Francener (máster nacional), Maicon Júnior Kraemer (força livre nacional), Giovani Adriano (nacional 250cc), Jonata Eccel (júnior) e Márcio Roberto Rover (street standart) foram os vencedores da quinta etapa do Catarinense de Velocross, que teve suas baterias disputadas na tarde deste último domingo de agosto, dia 31, em Otacílio Costa, município do Planalto Serrano. A etapa também marcou o início da segunda metade da temporada 2008.

Essa foi a primeira vez que a competição estadual foi feita na cidade. Antes a pista do Parque de Exposições Cambará já havia recebido provas promocionais, além de jipes e carros. Para esquentar o público que chegou tímido ao parque, só mesmo muitas disputas. E isso não faltou nas 10 baterias da tarde daquele domingo frio, mas ensolarado.

As baterias

Correndo perto de casa, o lageano Leandro Lemos, o Lelê, estava com uma grande torcida e que ainda foi sendo ampliada com a conquista de mais e mais fãs no decorrer das baterias. Ele alinhou no gate com a confiança de ter conseguido o melhor tempo das três sessões de treinos. Na última volta do warm-up Lelê marcou o tempo de 53”884, apenas 107 milésimos mais rápido que Luciano de Oliveira, mas... até aquele momento, o mais veloz dentre todos os participantes da etapa.

Na bateria da VX2 Leandro largou na ponta, seguido de Maicon Kraemer, Nelson Silveira, Jonathas Hobus e Markolf Berchtold formando o primeiro pelotão. Na segunda volta Nelson forçou e acabou errando no curvão de acesso a reta oposta, caindo para a quinta colocação. Daí em diante as posições foram mantidas até a oitava volta quando Kraemer tomou a liderança que durou até ele receber a placa de “ uma volta”, que serviu para que Lelê disparasse de vez para cima do ponteiro e retomasse a dianteira. Na bandeirada final vantagem de pouco mais de cinco décimos para o lageano. “Ah... eu não iria desistir. Tinha que ir para cima, e deu certo. Mas o Maicon está de parabéns. Ele acelerou muito”, disse Lelê que manteve os 100% de aproveitamento da categoria VX2 na temporada.

Kraemer deixou a pista visivelmente chateado. “O Leandro começou forçando lá na parte de trás da pista, e quando ele colocou de lado na entrada da curva da reta oposta, eu tive que aliviar se não a gente iria se enroscar... Prefiro dar o troco numa próxima etapa”, revelou.

Correndo com moto emprestada Hobus não ficou tão a vontade e fechou a bateria em terceiro, porém sem ser pressionado pelo biker Berchtold, que não acertou a relação final e largou com a moto longa demais, sobretudo por conta do terreno gradeado, não conseguindo impor o ritmo que desejava. Na quinta e sexta colocações terminaram Nelson e Roni Friese que fizeram uma disputa a parte

Quando a maioria desses pilotos voltou à pista para a bateria da VX1, a última da tarde, Hobus foi o melhor na largada e liderou em 13 das 15 voltas. “Fiz uma ótima largada. Mas forcei no início e cansei... não dava para segurar”, admitiu. Leandro que largou em segundo, ficou só esperando o momento certo de dar o bote. O Hobus meu deu a letra. Estava difícil passar, mas na parte mais travada da pista ele me mostrou a linha rápida na parede. No final fui nela e consegui passa-lo”, disse.

Para Luciano “Boca” de Oliveira, que largou como líder da categoria, o resultado da bateria ficou muito aquém do esperado. “Foi horrível largar atrás. Demorei muito para passar o Kraemer. Ele dava a mão nas saídas de curva, mas não tinha jeito... Aparentemente a pista apresenta linhas de ultrapassagem. Na verdade eram dois ou três pontos”, disse Boca, terceiro colocado. Kraemer terminou em quarto e Braz dos Santos em quinto.

Já na categoria VX3, que foi a que abriu a programação, Braz dominou não só a bateria, mas também todos os treinos, sendo o mais rápido constantemente. Na bateria ele largou na frente e não deu chance para os concorrentes. Além de ser o mais rápido, Braz também é um dos mais experientes pilotos dessa categoria, com nove títulos no estadual. “Esse ano vou completar 20 anos de velocross. Cada vez que eu entro na pista é uma renovação. E correr aqui foi muito bom, pista gostosa, larga... perfeita!”, disse.

Em segundo ficou Márcio Mielke que assumiu a posição na quarta volta e teve que manter o ritmo para ficar a frente de Juarez Barbosa que não desistiu de tentar retoma-la. Em quarto terminou Gilson Assini e em quinto Adenir Veiga, líder do campeonato, mas que caiu na largada junto com João Silvério Francener, e teve que forçar para subir ao pódio.

Na nacional 250cc foi quebrada a seqüência de vitórias de Lelê que teve problemas com a sua moto e correu com uma emprestada. Na largada Eduardo Leodet saiu na ponta e segurou o posto até a quarta volta quando o paranaense Giovanni Adriano passou e administrou a vantagem. Briga mesmo só da segunda colocação em diante.

Wandrey Niels abriu a volta final em segundo, seguido de Eduardo, Leandro e Jacson Keil em quinto. Na reta de chegada embolou tudo e Eduardo passou em segundo, seguido de Leandro, Wandrey e Jacson, os quatro separados por menos de três segundos!

Na força livre nacional Maicon Kraemer fez um passeio dominical. Largou na frente com a única 2T da categoria, marcou a melhor volta da prova ainda na primeira passagem completa e disparou rumo a vitória, recebendo a quadriculada com mais de 10” de vantagem para o segundo colocado Giovani Adriano. Jacson Keil que fechou a primeira volta na sétima colocação, conseguiu se recuperar e terminou em terceiro.

A categoria máster nacional não teve tantas mudanças. João Francener largou na frente e assim se manteve até o final, embora o tempo todo com Ademar Boettcher na sua sombra, em segundo.

Thomas Paulino, porém, largou em terceiro, mas a posição logo foi assumida por Décio Tomio e na quarta volta por Amaro Lenfers, que a manteve até a bandeirada final.

O líder da categoria júnior Jonata Eccel confirmou a sua boa fase ao vencer mais uma vez, marcando também a volta mais rápida. Leandro Quilante largou forte puxando o pelotão, mas no terço final da bateria Eccel tomou a dianteira e recebeu bandeirada com 10” de vantagem para Quilante que ficou em segundo. Maysa Pianezer, única garota da categoria, largou e terminou a corrida na terceira colocação.

Na street standart o que marcou o final de semana foi o constante duelo da dupla Márcio Rover e Edinilson Batista. Em todos os treinos os dois que são de Camboriú andaram juntos. A melhor volta da categoria foi conseguida por Rover em 1´00”188 no warm-up. Na bateria eles disputaram da primeira a última volta, com mínima vantagem na linha de chegada para Rover que recuperou a liderança na volta final. “Dei sorte na última volta. Errei marcha, aí ele (Edimilson) me passou, mas fui e busquei. Vamos para a próxima ver o que dá”, concluiu Rover. Entrentato, Edinilson que afirmou ter largado com a moto sem estar com a carburação 100%, continua na liderança da categoria. 

Em terceiro chegou Maicon Weidgenant após uma corrida de recuperação, seguido de Adriano Barbosa e Ronny Voelz

Na 65cc o garotinho Sebastião da Silva Júnior, o “SSJr”, estava o mais rápido na pista. Mesmo largando lá atrás, na primeira passagem ele já era o terceiro e partiu para a liderança. Na quarta volta SSJr. superou João Vitor da Veiga para ocupar a segunda colocação e na sétima passagem já era o líder, superando Lucas Gadotti. “Larguei muito mal. Tranquei no gate, mas fui buscar. Fico feliz que deu tudo certo”, disse SSJr. Já a representante local, a garotinha Amabily Cardoso fechou a bateria na quarta colocação sob os aplausos do público.

A categoria 50cc teve poucas mudanças durante as nove voltas da bateria. João Gabriel da Veiga largou na frente e venceu. Disputa mesmo só entre Igor Farias e Mayron Boelling, que marcou a melhor volta da prova. Porém, na quadriculada vantagem para Igor com menos de um segundo.

A quinta etapa do Catarinense de Velocross foi uma realização da Fundação Municipal de Esportes de Otacílio Costa. A competição tem o apoio da Riffel – Coroas e Pinhões, H-Parts e supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo.

A sexta da série de oito etapas do estadual será em São Bento do Sul nos dias 27 e 28 deste mês, juntamente com a quarta etapa do Brasileiro.

Resultado parcial da etapa de Otacílio Costa 

Categoria VX1
1º) Leandro Matos Lemos
2º) Milton Jonathas Hobus
3º) Luciano de Oliveira
4º) Maicon Júnior Kraemer
5º) Braz dos Santos

 

Categoria VX2
1º) Leandro Matos Lemos
2º) Maicon Júnior Kraemer
3º) Milton Jonathas Hobus
4º) Markolf Berchtold
5º) Nelson Silveira

Categoria VX3
1º) Braz dos Santos
2º) Marcio Eduardo Mielke
3º) Juarez Barboza
4º) Carlos Alberto Moeller
5º) Adenir da Veiga

Categoria Júnior
1º) Jonata Eccel
2º) Leandro Stocloska Quilante
3º) Maysa Pianezer
4º) Bruno Tomio
5º) Rodrigo de Farias de Paula

Categoria 65cc
1º) Sebastiao da Silva Junior
2º) Lucas Agostini Gadotti
3º) Joao Vitor da Veiga
4º) Amabilly da Silva Cardoso
5º) Pedro Bittencourt Barboza

Categoria 50cc
1º) Joao Gabriel da Veiga
2º) Igor Matte Farias
3º) Mayron Boelling da Silva
4º) Pedro Bittencourt Barboza
5º) Roberto Augusto da Silva Pereira

Categoria Máster Nacional
1º) Joao Silverio Francener
2º) Ademar Werner Boettcher
3º) Amaro Lenfers
4º) Delcio Tomio
5º) Thomas da Rocha Paulino

Categoria Força Livre Nacional
1º) Maicon Júnior Kraemer
2º) Giovanni Adriano
3º) Jacson Keil
4º) Nelson Silveira
5º) Wandrey Niels

Categoria Nacional até 250cc 4T
1º) Giovanni Adriano
2º) Eduardo Leodet
3º) Leandro Matos Lemos
4º) Wandrey Niels
5º) Jacson Keil

Categoria Street Standart
1º) Marcio Roberto Rover
2º) Edinilson Batista
3º) Maicon Eduardo Weidgenant
4º) Adriano Barbosa
5º) Ronny Voelz

 

 

Clique aqui e confira como ficou o resultado completo da etapa, os resultados dos tempos e os mapas de passagens de todos os competidores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.