Federação Catarinense de Motociclismo

São Bento do Sul encerra a temporada 2008
Texto e fotos: Tiago José Wolff - www.racecross.com

Lui André Fietz, campeão das categorias VX1 e VX2

João Francener e Avacir Chaves, disputa na VX3

55cc, Daniel Melchert, vencedor da prova, e campeão da categoria

Jacson Keil domina a força livre nacional

Luciano de Oliveira, vencedor da última etapa

Douglas Galkoswki, campeão na Nacional 250cc

A cidade de São Bento do Sul, no planalto norte catarinense, definiu nos dias 22 e 23 de novembro, os campeões da Copa Contestado de Velocross 2008. A cidade, que já vem virando referência na modalidade, desta vez recebeu o encerramento da Copa Contestado 2008 com cerca de 200 inscrições em 13 categorias válidas pelo campeonato, além da prova extra, disputa entre os quadriciclos.

Após iniciar em Jaraguá do Sul, a Copa passou pelas cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Itaiópolis, Papanduva, Canoinhas, Joinville e retornou a São Bento do Sul para a grande final.  Por ser a última etapa, alguns pilotos visavam apenas uma prova consistente em busca do título, enquanto outros buscavam a vitória na sua categoria.

 Na primeira bateria do dia, João Francener e Avacir Chaves fizeram uma intensa disputa pelo título, com Avacir ameaçando e João se defendendo até a bandeirada. Com a pista um pouco lisa Avacir preferiu não arriscar, já que o segundo lugar era suficiente para garantir o título da categoria. Os pilotos da casa completaram o pódio da categoria, com Jaime Lisboa na terceira posição a frente de Francisco Huliq  e Hercílio Pilat.

 Em seguida foi a vez da  gurizada da 55cc entrar na pista. Daniel Melchert o Boquinha, já havia conquistado o título por antecipação, e mesmo assim acelerou forte para garantir mais uma vitória. Quem também fez boa prova foi Murilo Ignaszewski da cidade de Curitiba-PR, que ficou com a segunda colocação, pouco a frente de Gustavo Lisboa. Gustavo Rueckl e Max Espindola completaram o pódio.

 Na categoria baton, o título já estava definido a favor de Maysa Pianezer, mas na pista mais uma disputa acirrada entre Maysa e Eduarda Pereira. Eduarda Pressionou bastante durante a prova, mas Maysa conseguiu se manter na ponta acelerando forte e confirmar mais uma vitória. Elaine Quilante fechou com a terceira colocação, a frente de Danieli Pscheidt

 Na 65cc, Sebastião da Silva Junior, entrou na pista com uma mão no título, mas nem por isso deixou de acelerar. Tiago Winiarski saiu na frente na largada, mas Sebastião logo encostou atrás e começou a disputa. Tiago resistiu algumas voltas, mas Sebastião estava mais rápido e conseguiu confirmar a vitória e mais um título na temporada. Daniel Melchert foi o terceiro colocado, a frente de Igor Ignaszewski.

Pela categoria street mais uma disputa de arrepiar. Vanderlei Lemos e Gilson de Araújo entraram na pista para definir o título. Vanderlei saiu na frente na largada, seguido de perto por Will Pereira e Gilson Araujo. A cada volta a disputa ficava mais intensa, e Fernando Tironi e Douglas Galkowski também chegaram na briga. Vanderlei foi cansando e perdendo posições, nisso Gilson assume a ponta, e acelera forte até a bandeirada. Douglas Galkowski, que não fez boa largada, consegue boas ultrapassagens e termina na segunda colocação, a frente de Fernando e Will. Vanderlei acabou caindo, e abandonou a prova. Gilson comemorou a vitória, e mais um título.

 Na categoria júnior, até 16 anos, Rodrigo de Paula e Luis Felipe Fietz fizeram uma disputa de arrepiar. Rodrigo largou na ponta e liderou a maior parte da bateria, enquanto Luis veio de trás, e encostou atrás de Rodrigo pressionando forte até conseguir a ultrapassagem. Luis André Rosa foi o terceiro colocado, a frente de Fábio Elias e Jeferson Keil. Leandro Quilante, campeão antecipado da categoria, não teve um bom final de semana, não aparecendo entre os primeiros colocados.

Na VX2, dois pilotos da casa disputaram a liderança até o fim. Eder de Lima e Lui André Fietz disputaram até o fim, com Lui tentando passar de todas as formas, mas Éder conseguiu manter a ponta e comemorar a vitória. Mais atrás, disputa intensa pela terceira posição entre Luis Felipe Fietz e Nelson da Silveira. Nelson conseguiu a ultrapassagem nas últimas voltas, ficando com a terceira colocação.

 Na VX3 nacional a briga intensa foi pelo vice-campeonato. Adilson Hubner saiu na frente na largada, mas logo João Francener assumiu a ponta, com Ademar Werner colado atrás tentando a ultrapassagem. João conseguiu manter a ponta até o final, conquistando a segunda vitória do dia. Na classificação os dois pilotos ficaram empatados, e no critério de desempate, João Francener ficou com o vice-campeonato, pois tinha maior número de vitórias. Jaime Lisboa, piloto da casa, fez boa prova, andando sempre entre os ponteiros e terminando na terceira colocação, pouco a frente de Adilson Hubner.

 Na intermediária, Nelson da Silveira pulou na frente na largada e venceu de ponta a ponta, sem ser ameaçado. Oscar Bueno que vem evoluindo a cada etapa se aproveitou de um erro do segundo colocado para fechar a prova na segunda colocação, pouco à frente de Diogo Araújo. Ricardo Weber e Ademilson Farias completaram o pódio com a quarta e quinta colocação, respectivamente. 

Jacson Keil dominou a força Livre nacional, deixando a disputa nas outras posições e confirmando assim o título da categoria. Nelson da Silveira e Willyn Alves fizeram uma bonita batalha pela segunda colocação. Willyn, que tinha problemas na roda traseira, não teve como segurar e Nelson ficou com a segunda colocação. João Francener foi o quarto colocado, e Douglas Galkowski fechou com a quinta colocação, após fazer uma prova de recuperação.

 Na trilheiros Rodrigo de Paula liderou boa parte da prova, mas Renan dos Santos veio de trás, e conseguiu fazer a ultrapassagem, partindo rumo à vitória. Na disputa pelo título da categoria Jaison Lisboa levou a melhor, ficou com a quarta colocação e garantiu o título. Sérgio Schimit foi o terceiro colocado na prova e Ademilson Farias completou o pódio com a quinta colocação.

Na força Livre Especial, última bateria do dia, Luciano Boca de Oliveira saiu na frente, com Lui André Fietz logo atrás, tentando superar Boca. Luciano veio forte pra etapa, e numa tocada forte e sem cometer erros pode comemorar mais uma vitória. Lui, que tinha uma pequena vantagem na classificação, confirmou o título da temporada, ficando Boca como vice-Campeão. João Francener foi o terceiro colocado da prova, com os pilotos de São Bento do Sul, Tiago e Fernando Pickoz fechando o pódio com a quarta e quinta colocação, respectivamente.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.