Federação Catarinense de Motociclismo

Copa Contestado de Velocross agita Massaranduba
Texto: Tiago José Wolff - www.racecross.com - Fotos: www.racecross.com

Todas as categorias tiveram disputas emocionantes

Na Força Livre Nacional o piloto Jackson Keil foi o vencedor

Paulo Krutzsch venceu na VX1 e VX2

Sílvio Alchini venceu na Nacional 23

Entre os quadriciclos a disputa também foi grande

Na 55cc, Mayron da Silva levou a melhor

Wandrey Niels venceu a Nacional 250cc

O Motódromo de Massaranduba, uns dos mais tradicionais de Santa Catarina, recebeu no domingo, 08, a primeira etapa da Copa Contestado de Velocross 2009. Por ser a primeira da temporada, a expectativa dos pilotos era grande e a vontade de acelerar maior ainda. A copa que reúne os melhores pilotos dos estados do Paraná e Santa Catarina recebeu mais de 200 inscrições para a primeira etapa.

No início da tarde, a categoria Quadriciclos abriu as competições, com uma prova acirrada e de grandes disputas. Elcio Gadotti  saiu na frente na largada, seguido de perto por Marciel Lira. Após algumas voltas Marciel assumiu a ponta, mas Elcio não deixou o adversário escapar, e na parte final da bateria partiu pra cima pra retomar a ponta. Elcio conseguiu a ultrapassagem e confirmou a vitória. Entre os Quadri até 450cc, a vitória ficou com Jackson Keil, que venceu o duelo contra Antônio Lisboa.  A categoria Quadriciclos tem apoio da Kg motos Honda, e nesta temporada será disputada em todas as etapas.

Após os quadriciclos, foi a vez dos pilotos da VX3 entrarem na pista. Avacir Chavez saiu na frente na largada e com uma tocada forte venceu de ponta a ponta.  João Francener que caiu na primeira volta, fez uma bela prova de recuperação, e após muita disputa finalizou com a segunda colocação, a frente de Aristides Mafra Júnior e Gilmar Bianquese.

Na categoria 55cc, Mairon da Silva pulou na frente na largada e acelerando forte venceu da primeira a última volta, sem ser ameaçado. A disputa mais forte foi pela segunda posição, entre os pilotos Gustavo Lisboa e Lucas Nascimento. Lucas andou boa parte da prova em segundo, mas Gustavo conseguiu ultrapassar no final. Adilson Nepel e Max Isidoro completaram o pódio.

Na Nacional 250cc, gate cheio e vários pilotos com chances de vitória. Wandrey Niels saiu na frente, seguido de perto por Geovane Veiga. Geovane assumiu a ponta, mas logo em seguida Wandrey  retomou a posição. Geovane acompanhou o líder de perto no início, mas logo começou a sofrer pressão de Sílvio Alcinhi. Após algumas voltas, Sílvio conseguiu a ultrapassagem e Geovane ainda teve que brigar muito para manter a terceira colocação, suportando a pressão imposta por Wyllin Alves e Bruno Rafael. No final, Wandrey confirmou a vitória, com Sílvio Alchini na segunda colocação.

Na categoria 65cc, mais uma intensa disputa pela ponta.  Lucas Gadotti saiu na frente, seguido de perto por Bryan Soares. Logo depois, Bryan fez a ultrapassagem e teve que acelerar forte para suportar a pressão imposta por Lucas.  Daniel Melchert foi o terceiro colocado, a frente de Mayron da Silva e Leonardo Melchert.

Na Nacional 230cc, Sílvio Alchini e Paulo Krutzsch pularam na frente na largada, com Sílvio na frente e Paulo tentando ultrapassar. Paulo pressionou por algumas voltas, mas no final foi perdendo contato e Sílvio confirmou a vitória.  Edgar Nogueira ficou com a terceira colocação, a frente de Elizeu Felizardo e Eduardo Costa.     

A categoria Street teve recorde de inscritos, com 39 motos e após as classificatórias 25 alinharam no gate. Como era de se esperar, a prova foi muito disputada, com o resultado definido apenas na última volta. Alisson Dutra saiu na frente, seguido de perto por Maicon Eduardo. Maicon assumiu a ponta e logo em seguida Alisson deu o troco. Fernando Tironi logo chegou na disputa, trazendo Raulino Torres Neto e Vanderlei  Lemes logo atrás. Após algumas trocas de posições, Fernando assumiu a ponta e conquistou a vitória. Alisson terminou na segunda colocação e Maicon em terceiro. Raulino Torres Neto alternou posições até a última volta, finalizando em quarto, pouco a frente de Vanderlei Lemes, e colado em Maicon.

Na categoria Júnior, Jeferson Keil disparou na frente na largada, e acelerando forte venceu do início ao fim, deixando a briga pela segunda posição.  Jonata Eccel fez uma boa prova e teve que acelerar muito para ficar com a segunda colocação, segurando a pressão imposta por André da Silva. Rodrigo de Paula e Irineu Batistote Neto completaram o pódio com a quarta e quinta colocação, respectivamente.

Na VX2, Paulo Krutzsch Jr. pulou na frente na largada deixando a briga pela segunda posição. Enquanto Paulo abria vantagem, Wandrey Niels e Avacir Chaves brigavam pela segunda posição. Wandrey resistiu algumas voltas, mas Avacir estava mais rápido e conseguiu a ultrapassagem. Wandrey terminou na terceira colocação com Tiago Pykocz vencendo a disputa com Elviz Schimitis pela quarta colocação. Leandro Matos Lemos teve problemas no início da bateria, começando com quase uma volta de desvantagem ao primeiro e não passou da sexta colocação.

A VX3 Nacional, foi umas das mais disputadas da tarde. Jaime Lisboa saiu na frente na largada seguido de perto por Gilmar Bianquese. Gilmar começou a pressionar Jaime, enquanto João Francener vinha fazendo ultrapassagens após uma largada ruim. Após Gilmar assumir a ponta, João também ultrapassou Jaime, e partiu em busca do líder. A cada volta a disputa foi ficando mais acirrada, com João Francener e Gilmar Bianquese brigando pela ponta, enquanto Jaime Lisboa tinha que acelerar forte para fugir da pressão imposta por César Cernach e Celmo Dzickanski. João conseguiu a ultrapassagem na última volta, confirmando a vitória na categoria. Na disputa pelo terceiro lugar, César levou a melhor, ficando a frente de Jaime Lisboa e Celmo Dzickanski.

Na categoria Intermediária, Renan Maximo dos Santos largou na frente acelerando forte venceu de ponta a ponta, deixando Jucinei Kurowski, Diogo Araújo e Odirlei Lima brigando pela segunda posição. Enquanto Renan abriu vantagem na frente, no segundo pelotão quem se deu bem foi Odirlei, que conseguiu passar por Diogo e Jucinei para ficar com a segunda colocação. Jucinei foi o terceiro, a frente de Diogo Araújo e Gervásio Frutuoso.

Na categoria Trilheiros, Ademilton Farias assumiu a ponta no início da bateria e com uma tocada rápida e consistente confirmou a vitória. Quem também fez boa prova foi Leandro Quilante, que assumiu a segunda colocação no início da bateria, e acelerou forte até receber a bandeirada. Já o terceiro colocado, Eduardo Costa, teve que acelerar muito para superar Adilson Voigt e Alex Pena Pains para terminar na terceira colocação.

Na Força Livre Nacional, Jackson Keil saiu na frente na largada e foi seguido de perto por Sílvio Alchini e Wyllin Alves no inicio da bateria. Sílvio chegou a pressionar Jackson no começo, mas foi perdendo contato até Jackson confirmar a vitória. Sílvio foi o segundo colocado, e mais atrás Wyllin Alves completou na terceira colocação.

Na Força Livre Especial, Paulo Krutzsch Jr. estreando sua 450f andou forte e surpreendeu.  Na primeira bateria Paulo foi o segundo colocado, disputando com Luciano Boca de Oliveira no início da prova. Já na segunda bateria, Paulo largou na frente e fez uma grande disputa com Luciano. Na tentativa de ultrapassar, Luciano acabou caindo e abandonou a prova.  Na soma dos resultados, Leandro Matos Lemos, que correu com uma 250f emprestada, foi o segundo colocado, após um terceiro e segundo lugar.  Wandrey Niels ficou com a terceira colocação com Aristides Mafra Júnior e Tiago Pyokcz completando o pódio.

A segunda etapa da competição, acontece nos dias 14 e 15 de março, na cidade de Joinville, na pista do motoclube no distrito de Pirabeiraba, mesmo local que já recebeu a sétima etapa da Copa em 2008.

 
Confira a classificação:
Quadri 450cc
1º - Jackson Keil
2º - Antônio Lisboa
3º - Douglas de Souza


Quadri Força Livre
1º - Elcio Gadotti
2º - Marciel Lira
3º - Wanderlei Spezia
4º - Adilson Macoppi


55cc
1º - Mayron B da Silva
2º - Gustavo Lisboa
3º - Lucas J. Nascimento
4º - Adilson Nepel Júnior
5º - Max A. Isidoro


65cc
1º - Braian S. Padilha
2º - Lucas Gadotti
3º - Daniel Melchert
4º - Mayron B. Silva
5º - Leonardo Melchert


Street até 150cc4t
1º - Fernando Tironi
2º - Alisson Dutra
3º - Maicon Eduardo
4º - Raulino T. Neto
5º - Vanderlei Lemes


Júnior 
1º - Jefferson Keil
2º - Jonata Eccel
3º - André L. da Rosa
4º - Rodrigo F. Paula
5º - Irineu Battistutti


Nac 230cc4t
1º - Sílvio Alchini
2º - Paulo Krutzsch Júnior
3º - Edgar Nogueira
4º - Eliel Felizardo
5º - Eduardo Costa


Nac 250cc4t
1º - Wandrey Niels
2º - Sílvio Alchini
3º - Giovani Veiga
4º - Willian Alves
5º - Bruno Rafael


VX3 Nacional
1º - João Silvério
2º - Gilmar Bianquezzi
3º - Cézar Sernack
4º - Jaime Lisboa
5º - Celmo Dzickanski


VX2
1º - Paulo Krutzsch Jr.
2º - Alvacir Chaves
3º - Wandrey Niels
4º - Tiago Pykocz
5º - Elvis Schmitz


Força Livre Nacional
1º - Jackson Keil
2º - Sílvio Alchini
3º - Willian Alves
4º - Alex Pena Pains
5º - Jefferson Souza


VX3 Especial
1º - Alvacir Chaves
2º - João Silvério
3º - Aristides Mafra Júnior
4º - Gilmar Bianquezzi
5º - Paulo Krutzsch


VX
1º - Paulo H. Júnior
2º - Leandro M. Lemos
3º - Wandrey Niels          
4º - Aristides Mafra Júnior
5º - Elvis Schmitz


Intermediária
1º - Renan M. Santos
2º - Odirlei Muller
3º - Jucelino Kurowski
4º - Diogo Araújo
5º - Gervásio Frutuoso


Trilheiros
1º - Ademilton Farias
2º - Leandro Quilante
3º - Eduardo Costa
4º - Adilson Voigt
5º - Alex Pena Pains


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.