Federação Catarinense de Motociclismo


Emerson de Souza vence a prova e fica com o título da Júnior, enquanto na 60cc a vitória de Anderson Cidade contribui para o campeonato de Gabriel Gentil.
Fotos Arquivo: Gerson Coas/FCM
 


Paulo Stédile, categoria Força Livre

A etapa final do Catarinense de Supercross, disputada na noite do último sábado, 16, em Itapema, reservou algumas surpresas. Nas categorias Júnior e 60cc, as duas que ainda restavam para ser decididas, coincidentemente os líderes tiveram problemas. Ari Duarte (Duarte Contabilidade/H Parts) que estava com o campeonato praticamente na mão, pois só precisava chegar na sexta colocação para confirmar a vitória na temporada, abandonou com o cubo traseiro da sua Yamaha 125cc quebrado. Emerson de Souza (BR Caminhões/ Fibrafort/ Extrario) não desperdiçou a oportunidade, venceu a bateria e o campeonato. Na 60cc, Gabriel Gentil caiu logo no início da primeira sessão dos treinos livres, mas por conta da grande vantagem que possuía em relação ao segundo colocado Luiz Henrique Marian (Motos Nito), e da vitória de Anderson Cidade (Riffel/Acerbis/Scott/Expresso Joaçaba) na etapa, o garoto de Florianópolis ficou com o título. No total 32 pilotos participaram da prova que foi assistida por mais de quatro mil pessoas, no Centro de Eventos de Itapema.

Round final

Correndo com uma Yamaha 250cc o piloto paranaense Paulo Stédile (Yamaha/Tork/Virilon/Ama/ PMX), venceu a categoria Força Livre. Já o piloto João Marronzinho Jr. (Yamaha/Tork/Virilon/Ama), que na etapa anterior havia conquistado o título da temporada por antecipação, correndo com uma Yamaha 125cc forçou muito e acabou quebrando o motor quando ocupava a segunda colocação e se aproximava do ponteiro Stédile.


Emerson de Souza, categoria Júnior

A quebra de Marron além de facilitar a vida do paranaense, contribuiu também para que Luiz Henrique Zimermann (Baher/Horus/Tomas /Calce Bem) ficasse com a segunda colocação, e assim chegasse a mais uma vitória dentre os competidores catarinenses.

Na Júnior, o abandono forçado Ari aos cinco minutos de prova deixou o caminho livre para o então vice-líder do certame, Emerson de Souza que só teve o trabalho de manter a liderança da bateria. Com isso Emerson venceu o título, somando 123 pontos contra 113 de Duarte. Pablo Reinert (Motoshop/MCR/Tali Malhas), segundo colocado em Itapema ficou com o terceiro lugar geral da categoria com 110 pontos. De acordo com Emerson, a regularidade e a consistência foram decisivas para a vitória. “Dessa vez, vencer na minha categoria foi até fácil, apesar da pista ser bastante difícil. Por não cometer nenhum erro durante a prova, mesmo sem emendar o salto triplo que era o maior obstáculo do traçado, ganhei colocando uma volta no segundo, Pablo Reinert, que emendava o triplo”, comentou Emerson.

O piloto da 60cc Gabriel Gentil possuía 22 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado na classificação geral, o Marian, de Alfredo Wagner, seu único oponente na briga pelo título. Gabriel só precisa concluir a prova na frente de Marian, ou se não competisse, que Marian não fosse o vencedor.


Anderson Cidade, categoria 60cc

Entretanto Gabriel caiu logo no início dos treinos livres, fraturando o braço esquerdo. Sem poder correr Gabriel ficou torcendo para que Anderson Cidade vencesse a bateria, o que acabou ocorrendo. O paulista Eduardo Lima ficou na segunda colocação e Marian em terceiro. O resultado final do campeonato encerrou com Gabriel em primeiro com 110 pontos, seguido de Marian com 108, e Cidade com 100 pontos.

A 80cc que também já tinha desde corrida anterior o campeonato decidido em favor de Cristopher Castro (Honda/ Pirelli/Gastrol/Ama Lubrificantes), pela primeira vez nesse ano não teve ele como vencedor. O paulista Marcelo “Ratinho” Lima (Vaz/Yamaha/Kaerre) foi o responsável por tirar de “Pipo” a invencibilidade na temporada catarinense. César Popinhak (FMF/Applied/Box 22) ficou em terceiro na bateria, conseguindo o vice-campeonato da categoria.

Mas apesar dessa ter sido a final do Campeonato Catarinense, os pilotos devem voltar a Itapema ainda neste ano. É que nos dias 27 e 28 deve acontecer lá mesmo a abertura do Circuito Verão de Supercross 2003. Breve maiores detalhes sobre essa competição.

Resultado completo da Etapa Final do Catarinense de Supercross.

Classificação final do Catarinense de Supercross.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.