Federação Catarinense de Motociclismo

São Bento do Sul decidirá campeões Brasileiros
e Catarinenses de Velocross
Texto: Reportagem FCM - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

Campeões Brasileiros e Catarinenses serão conhecidos no final de semana

 

O Campeonato Brasileiro de Velocross irá definir seus campeões em São Bento do Sul, norte de Santa Catarina, neste final de semana, 21 e 22 de novembro. Esta será a segunda vez que o Estado sedia uma etapa da competição nesta temporada. A primeira foi no mês de julho, na cidade de São José, com a quarta etapa do campeonato.

Em São José, o domínio foi inteiramente catarinense. Nas 12 categorias em disputa, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por pilotos catarinenses. Paulo Krutzsch Júnior (VX1), Lui Fietz (VX2), Braz dos Santos (VX3), Gilmar Bianquezzi (VX3 Nacional), Jacson Keil (Força Livre Nacional e Nacional 250cc), Luís Felipe Fietz (Nacional 230cc), Jefferson Keil (Júnior), Eduardo Correa Branco (Nacional 180cc e Street), Sebastião da Silva Júnior (65cc) e Igor Matte Farias (50cc) foram os vencedores da prova que marcou o retorno de São José às competições de Velocross.

Esta será também a segunda vez que São Bento do Sul sedia uma etapa do Brasileiro de Velocross. Em 2008, a cidade recebeu a quarta etapa da competição, e agora volta com a missão de decidir os campeões da temporada 2009.

Além de decidir os campeões brasileiros, São Bento do Sul definirá também os campeões catarinenses.

 Como está o Campeonato Brasileiro?

 Nas seis categorias válidas pelo Campeonato Brasileiro, três já estão com os campeões definidos.

Na principal categoria do campeonato, a VX1, a briga pelo título está entre os catarinenses Luciano de Oliveira e Paulo Krutzsch Júnior. Luciano lidera a competição com 154 pontos e oito de vantagem para Paulo, vice-líder.


Luciano de Oliveira (VX1)

 


Paulo Krutzsch Júnior

 

 Paulo Krutzsch Júnior também está na vice-liderança da VX2, disputando o título contra o paranaense Paulo César Stedile que tem 12 pontos de vantagem. 


Paulo Stedile (VX2)

 

 Na VX3 Especial o campeão antecipado Leonardo  Muller tem 48 pontos de vantagem para o vice-líder, o catarinense Paulo Krutzsch. Na VX3 Nacional, Márcio Dal Solio precisa apenas terminar a corrida que já é o campeão. A briga está pelo vice-campeonato entre Agnaldo da Silva, vice-líder, e o catarinense João Francener, que é o terceiro colocado e está com 17 pontos a menos que Agnaldo.


Leonardo Muller (VX3)

 

Na Nacional 250cc e Força Livre Nacional o campeão é catarinense. Jacson Keil venceu todas as etapas que disputou e já conquistou o título antecipado das duas categorias. Agora, o piloto de São Bento do Sul espera mais uma vitória em casa para terminar bem mais uma temporada de sucesso. “Os títulos já estão garantidos, espero agora a vitória em casa nas duas categorias para fechar o campeonato com chave de ouro”, afirmou.


Jacson Keil (Nacional 250cc e Força Livre Nacional)

 

 E o Campeonato Catarinense?

 No Catarinense, das 12 categorias válidas pelo campeonato, apenas cinco já tem seus campeões.

Na VX1, a disputa está entre Luciano de Oliveira e Leandro Lemos. A diferença entre os dois é de 13 pontos, com vantagem para Luciano, que lidera com quatro vitórias. Além da disputa pelo título, a VX1 ainda tem a disputa pela vice-liderança. Lui Fietz, terceiro colocado, tem apenas sete pontos a menos que Leandro e ainda briga pelo vice-campeonato da categoria.


Leandro Lemos (#29) e Luciano de Oliveira (#41)

 

Já na VX2, Lui apenas cumprirá calendário correndo em casa, já que garantiu o título da categoria em Witmarsum. A briga na VX2 está pelo vice-campeonato, entre Leandro Lemos, segundo colocado, e o irmão de Lui, Luis Felipe Fietz, terceiro colocado. A diferença entre os dois é de apenas cinco pontos.


Lui Fietz (VX2)

 

 Braz dos Santos garantiu em Witmarsum seu 11º título estadual, e fará em São Bento do Sul uma bateria tranqüila na VX3, apenas para cumprir calendário e encerrar a temporada com sucesso. O que deve esquentar mesmo a bateria da categoria é a briga pelo vice-campeonato, entre Gilmar Bianquezzi e Juarez Barbosa. Apenas um ponto separa os dois pilotos na classificação. João Silvério Francener lidera a VX3 Nacional com 22 pontos de vantagem para o segundo colocado, Gilmar Bianquezzi.


Braz dos Santos (VX3)

 

 Destaque da competição, Jacson Keil já é o campeão das duas categorias que disputa: Nacional 250cc e Força Livre Nacional.

Na Nacional 230cc, a briga pelo campeonato está grande. Apenas dois pontos separam o líder Ednilson Batista, do vice-líder Luis Felipe Fietz. Mas o terceiro e o quarto colocados na tabela também estão vivos na competição. Alex Pena Pains é o terceiro com 112 pontos, sete pontos a menos que o líder. O quarto colocado, Márcio Roberto Rover tem 111 pontos, oito a menos que Ednilson.


Ednilson Batista (Nacional 230cc)

 


Lipe Fietz (Nacional 230cc)

 

Na categoria Júnior, Lipe Fietz lidera com três pontos de vantagem para Jonata Eccel, vice-líder. Na Nacional 180cc, Eduardo Correa Branco já é o campeão. Na Street Standart, Gean Carlos da Silva é o líder com apenas um ponto de vantagem para Eduardo Correa Branco. 


Gean Carlos da Silva (Street)

 


Eduardo Correa Branco (Street)

 

Nas categorias de base, os campeões também não estão definidos. Tanto da 65cc, quanto na 50cc, a diferença entre o primeiro e o segundo colocados é de 11 pontos. Na 65cc, Sebastião da Silva Júnior lidera com Lucas Gadotti na vice-liderança. Já na 50cc, o líder é Mayron Boeling da Silva, seguido por Lucas Nascimento. Vinicius Lamonato é o terceiro colocado.


Sebastião da Silva Júnior (65cc)

 


Mayron da Silva (50cc)

 

 Inscrições

As inscrições para a etapa de São Bento do Sul podem ser feitas antecipadamente e com desconto por meio do site da FCM até às 18 horas de sexta-feira, 20. https://escortzone.co.nz No sábado, as inscrições serão feitas na Secretaria de Prova, sem desconto. No domingo não haverá inscrições, apenas a confirmação das feitas via internet.

Clique no link e faça a sua inscrição: http://www.fcm.org.br/ficha-inscricao-velo-br.php


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.