Federação Catarinense de Motociclismo

Campeonato Catarinense de Velocross
inicia com novidades em Witmarsum
Texto: Reportagem FCM - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

A pista de Witmarsum já está pronta para as disputas

Luciano de Oliveira atual campeão da VX1

Jacson Keil campeão da Força Livre Nacional e Nacional 250cc

Lui Fietz campeão VX2

As categorias quadriciclos estão confirmadas em Witmarsum

José Brayan é um dos pilotos que já está inscrito na 85cc

Neste domingo, 21 de março, será dada a largada para o Campeonato Catarinense de Velocross 2010, na tradicional pista de Witmarsum. A competição, uma das mais esperadas pelos pilotos e amantes da velocidade em Santa Catarina, inicia a temporada com muitas novidades.

Além das já tradicionais categorias VX1, VX2, VX3, Máster Nacional, Força Livre Nacional, Nacional 250cc, Nacional 230cc, 50cc e 65cc, mais cinco novas categorias estarão em disputa nesta temporada: 85cc, Nacional 150cc, Nacional Estreante, Quadriciclo Força Livre e Quadriciclo até 450cc.

“A 85cc e a quadriciclo tiveram número suficiente de pré-inscritos e serão realizadas nessa primeira etapa”, explicou o presidente da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), Onílio Cidade Filho, o Kiko.

Possivelmente a 85cc deverá largar junto com a Estreante Júnior, assim como ocorre na Copa Contestado. As duas categorias de quadriciclos também devem largar juntas, porém essa decisão sobre as três classes só deverá ocorrer na sexta-feira, 19, no fechamento das inscrições.

A utilização do controle de ruído também é uma das novidades desta temporada. A comissão técnica não informou se será realizado em todas as etapas, porém os pilotos deverão cuidar. Conforme está no regulamento do estadual o limite agora é 110 decibéis (dB), ainda acima do que é permitido pelo Regulamento Internacional de Motocross que é 94 e 96 dB para motores 4T e 2T, respectivamente.

O tempo de disputa de cada bateria também terá alterações a partir desta primeira etapa. Agora, as classes 50cc e 65cc serão disputadas em baterias de 10 minutos mais duas voltas; as classes de motos nacionais e a VX3 serão de 14 minutos mais duas voltas, e a VX1 e a VX2 passam agora a ter baterias de 16 minutos mais duas voltas.

 Preparativos

A pista de 1010 metros já está pronta para receber as disputas de mais uma etapa em Witmarsum. “Como a pista já é tradicional, não tivemos muito que fazer. O traçado continua o mesmo e as obras seguiram dentro do cronograma”, disse um dos organizadores da etapa, Renato Pett.

As provas em Witmarsum são marcadas por muita chuva e lama, mas desta vez, ao que tudo indica, será diferente. “A previsão é de tempo bom para o final de semana. Espero que continue assim”, comentou.

Segundo Pett, com ou sem chuva, a expectativa para a etapa de abertura da competição é das melhores. “Esperamos como sempre um grande público. O pessoal da região já virou admirador do esporte e sempre prestigia a etapa de Witmarsum”.

 Inscrições

As inscrições antecipadas e com desconto para a primeira etapa do Catarinense de Velocross podem ser feitas no site da federação até às 18 horas desta sexta-feira, 19. No sábado os pilotos poderão fazer suas inscrições na secretaria da prova até às 18 horas. Clique aqui e faça sua inscrição.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.