Federação Catarinense de Motociclismo

De volta ao Brasil, Rodney Smith ministra
curso para catarinenses
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Alexandra Beróis

Os pilotos catarinenses estão em curso com Rodney Smith

Anderson Cidade em treino de largada

Rodney e Pipo Castro

Sandro Garcia, chefe da equipe Yamaha/Geração

Depois de conquistar diversos títulos na carreira, o piloto norte-americano Rodney Smith está de volta ao Brasil, mas agora não para competir, e sim para repassar os seus conhecimentos de pilotagem. Os catarinenses Anderson Cidade, Gabriel Gentil, João Paulo Feltz, Richard Berois, Pipo Castro, Fábio Lobo e Marcos Cordeiro participam desse curso que está sendo ministrado em Florianópolis desde terça-feira passada, 6 de julho. O curso termina na próxima terça, dia 13.

Aos 46 anos o californiano Rodney Smith conquistou diversos títulos nos EUA, com a incrível marca de oito vezes campeão do Grand National Cross Country – GNCC. No Brasil marcou seu nome na lista de campeões ao conquistar o Brasileiro de Motocross de 1986 nas classes 125cc e 250cc.

A vinda de Smith para Santa Catarina surgiu por iniciativa da equipe Yamaha/Geração. “Eu já conhecia o Rodney desde o tempo que ele competiu por aqui nos anos 80, no Hollywood Motocross. Quando nos foi repassado que ele faria essas clínicas de pilotagem aqui no Brasil, tratamos de viabilizar a sua vinda para o nosso Estado. O mínimo necessário seria de oito pilotos. Além dos quatro pilotos da Yamaha Geração, Anderson, Gabriel, João Paulo e Richard, convidamos também o Pipo Castro, o Fabinho, além do Marcos Cordeiro, de Araranguá, que trouxe também um piloto do Rio Grande do Sul que treina com ele”, disse Sandro Garcia, chefe da equipe Yamaha/Geração.

Para dar início às aulas práticas, os primeiros fundamentos trabalhados foram os de largada e de frenagem. Mas, além da prática, muita conversa. “Segundo ele, a velocidade já existe. O que temos que aprimorar são os detalhes”, disse Anderson, sobre um comentário do instrutor.

Crescimento sustentável

De acordo com Sandro, a oportunidade de um curso com um piloto de tanta experiência surgiu na hora exata, bem de acordo com os propósitos do grupo. “Estou satisfeito com o desempenho dos nossos pilotos, ciente que o trabalho está no seu início", disse.

"Toda a equipe está em fase de crescimento. Estamos criando uma estrutura para então colhermos os frutos. Não dá para exigir agora. Eu sei que os pilotos começaram preocupados em mostrar resultados. Porém, eles vinham de outras marcas de motos, de esquemas de equipe diferentes. Agora estamos deixando-os bem a vontade, sem pressão, mas da mesma forma eles sabem que eles não quiserem, não tem seqüência. Ou seja, o que nós queremos agora é o empenho, a dedicação e o esforço de cada um, por que a gente sabe que o resultado vai ser uma conseqüência. E nesse ponto eu sinto que nenhum deles está brincando. Talvez, bons resultados já começaram a aparecer nesse segundo semestre”, finalizou Sandro.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.