Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL - Witmarsum abre o Sul-brasileiro
de Velocross com grandes disputas
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / FCM

No domingo, 20 de março, último dia do verão 2010/2011 o sol não apareceu em Witmarsum, no Alto Vale, mas as temperaturas se elevaram com o público, que como de costume, lotou a área de camping do motódromo, e esquentou ainda mais com as disputas pelas 13 categorias válidas pela segunda etapa do Campeonato Catarinense e abertura do Sul-brasileiro de Velocross.

 

Lui Fietz (VX1), Mateus Basso (VX2), Braz dos Santos (VX3), Jacson Keil (Força Livre Nacional e Nacional 230cc), Wandrey Niels (Nacional 300cc), Antônio Pato Correa (VX3 Nacional), Felipe Pick (85cc) e Mayron da Silva (65cc) saíram na frente na classificação da competição interestadual, e chegam com vantagem para a próxima etapa do campeonato nos dias 16 e 17 de abril, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

 

As disputas

No gate da principal categoria Lui Fietz, atual campeão Sul-brasileiro da VX1 e Leandro Lemos, líder da categoria no Catarinense. Os dois eram os grandes favoritos para subir no lugar mais alto do pódio em Witmarsum e repetir os duelos da temporada 2010 do estadual.

E as previsões se confirmaram. Os dois pilotos foram os protagonistas da disputa pela VX1. Quando caiu o gate Lelê saiu na frente e completou a primeira volta na ponta seguido por Rodrigo Volcan, Fernando Berwanger, Avacir Chaves e Lui.

Porém, na volta seguinte Lui já deixou os concorrentes para trás e completou na segunda posição, atrás apenas de Lelê. Começava então, a grande disputa pela vitória da categoria.

Lui, que defende o título da categoria, foi pra cima de Lelê, que correndo com moto emprestada precisava se defender das investidas do concorrente. Lui andou o tempo todo colado no líder e por várias vezes chegou a fazer a ultrapassagem, mas Lelê rapidamente recuperava a posição, deixando Lui para trás.

Faltando duas voltas para o final da bateria Lui aumentou ainda mais o ritmo e finalmente conseguiu assumir a primeira colocação. Lelê ainda tentou recuperação, mas não havia tempo para mais nada. No final, Lui subiu no lugar mais alto do pódio e conquistou os primeiros 25 pontos da competição interestadual. "Essa vitória foi muito importante para mim, pois estou defendendo o título do campeonato, e vou fazer de tudo para conquistar o bi nesta temporada", disse Lui.

 

Mesmo com a segunda colocação na etapa, Lelê segue líder da categoria no catarinense, pois o seu principal concorrente na briga pelo título estadual 2011, Lipe Fietz, machucado, correu apenas para cumprir tabela e finalizou a bateria na última colocação. "Hoje o dia foi muito duro. Disputei três provas duríssimas. E o cansaço foi um dos determinantes. Cansei muito na prova da VX2 e Força Livre Nacional, e agora na VX1, com moto emprestada, não tive o que fazer, tentei segurar o Lui o máximo que pude, mas infelizmente no finalzinho não consegui. Mas o importante é que continuo na liderança do estadual", comentou Lelê. 

 

Completaram o pódio da categoria Mateus Basso, Avacir Chaves e Malcon Reinecke.

VX2

Vitória gaúcha na categoria VX2. Mateus Basso largou na frente, mas teve que conter os adversários que vinham em um ritmo muito forte. Luis Felipe Fietz e Luis Henrique Zimmermann disputavam a segunda colocação quando se enroscaram e sofreram uma queda. Mesmo com dores, Lipe continuou na disputa apenas para marcar pontos, já Zimmermann abandonou a corrida.

 

Com a queda dos dois pilotos quem se deu bem foi o estreante Tiago Hort e também Lelê Lemos, que herdaram a segunda e a terceira colocação, respectivamente.

 

Tiago foi pra cima de Mateus para fugir dos ataques de Lelê. Mateus não deixou por menos e segurou a posição até a quadriculada e a disputa ficou mesmo pela segunda colocação entre Tiago e Lelê. Tiago surpreendeu e segurou o experiente e favorito Lelê, finalizando a prova na segunda posição. Lelê foi o terceiro colocado seguido de Lui Fietz e Tiago Krause.

 

“Estou muito feliz com o meu resultado. Essa é uma das minhas primeiras corridas no velocross, e já comecei bem. Agora é focar nas próximas etapas, e tentar desbancar o Lelê, para não deixar ele se acostumar a ganhar tudo”, brincou Tiago.

VX3

O catarinense Braz dos Santos foi absoluto e venceu a bateria da classe VX3 de ponta a ponta. O piloto, atual campeão catarinense da modalidade, sofreu pressão de Avacir Chaves, o Nenê, mas não foi o suficiente para fazê-lo perder a posição.

 

“Vim preocupado porque junto com o Catarinense é o Sul-brasileiro, então o nível dos pilotos aumenta muito. Mas consegui fazer uma excelente prova, sem erros, e vencer mais uma vez aqui em Witmarsum”, disse.

 

Completaram o pódio Fernando Berwanger, Fabiano Ribeiro e Charles Voigt.

Força Livre Nacional

Quando caiu o gate da Força Livre Nacional, Daniel Schmitz saiu na frente seguido por Jacson Keil e Leandro Lemos. Nas primeiras voltas Daniel foi tranqüilo na ponta, pois Jacson e Lelê brigavam forte pela segunda colocação. Os dois pilotos se alternaram na vice-liderança da prova, até que Jacson assumiu a posição e foi pra cima do líder Daniel.

 

Daniel não resistiu por muito tempo e na volta seguinte Jacson já era o líder da disputa. Após perder a posição para Jacson, Daniel foi ultrapassado por Lelê, que colou no líder em busca da primeira colocação.

 

Leandro tentou tirar o primeiro lugar de Jacson, mas o atual campeão sul-brasileiro da categoria não deu espaço e segurou a posição até o final.

Daniel Schmitz finalizou na terceira colocação seguido de Tjones Fritz e Guilherme Pereira.

Nacional 300cc

Pela categoria Nacional 300cc Daniel Schmitz mais uma vez largou na frente. O piloto permaneceu na ponta por mais da metade da prova, quando não resistiu às investidas de Wandrey Niels e cedeu a posição para o piloto de Blumenau. “Foi uma prova muito difícil. O Daniel estava num ritmo forte, mas a pressão que fiz deu certo e saí com a vitória”, comentou Wandrey.

 Nas duas últimas voltas, Daniel ainda perdeu a segunda colocação para Ednilson Batista, que fez a ultrapassagem e segurou até o final. Felipe Baum e José Augusto Reinert completaram o pódio da categoria.

Nacional 230cc Pró e Nacional 230cc Estreante

 

 Wandrey Niels largou na frente da Nacional 230cc Pró e liderou até a segunda volta, quando perdeu a posição para Jacson Keil que vinha em um ritmo forte e venceu. “Disputei duas grandes provas hoje. O nível dos pilotos está muito alto. Na Força Livre Nacional, não foi fácil segurar o Lelê, que é um grande piloto e queria muito a vitória. Na Nacional 230cc foi só manter o ritmo e cuidar para não cometer erros para vencer”, analisou Jacson.

Wandrey finalizou a prova na segunda colocação seguido de Edinilson Batista, Eduardo Leobet e Maicon Eduardo Weidgenant.

 

Pela Nacional Estreante vitória de ponta a ponta de Vinícius Rosa, que fez uma prova de administração e não enfrentou problemas para vencer. A disputa da categoria ficou mesmo pela segunda posição entre Admilton Farias, Bruno Tomio e Leonardo Anzolin, que no finalzinho conseguiu assumir a vice-liderança da prova, levando os 22 pontos na classificação.

Nacional 150cc

 

Quatro pilotos se revezaram na liderança da prova da categoria Nacional 150cc. Jonathan Rodrigo Santos saiu na frente, mas logo foi ultrapassado por Ralf Schaefer que foi o piloto que mais tempo permaneceu na ponta da disputa. Enquanto isso, Eduardo Correia Branco, Marlon Mohr e Rafael Teske se aproximavam e pressionavam o líder, que perdeu a posição para Eduardo. Porém, o piloto não permaneceu por muito tempo na frente e foi surpreendido por Rafael, que assumiu a liderança. Quando tudo dava como certa a vitória de Rafael, Marlon que vinha na terceira posição aumentou o ritmo e finalizou a bateria na frente.

 

Eduardo, Ralf, Anderson Rosa e Gervásio Frutuoso completaram o pódio da categoria.

Máster Nacional

Ademar Boettcher saiu na frente da categoria Máster Nacional, mas ainda nas primeiras voltas perdeu a posição para Antonio “Pato” Correa, que assumiu a ponta e se manteve na frente até a bandeirada final.

 

Carlos Roberto Pereira foi o segundo colocado seguido de Marcos Onzi, Rudimar Sebben e Gilson Assini.

Estreante Especial

Eduardo Leobet foi o primeiro vencedor da classe Estreante Especial. A categoria, que fez sua primeira bateria em Witmarsum em caráter experimental, teve boas disputas entre os pilotos que estão começando agora com motos especiais.

 

Eduardo Leobet largou na frente e venceu de ponta a ponta a disputa. Admilton Farias chegou a encostar no líder da prova, mas não conseguiu fazer a ultrapassagem e finalizou na segunda colocação.

Roger Joenck, TiagoKrause e Elvis Schmitz completaram o primeiro pódio da categoria.

85cc

O gaúcho Felipe Pick venceu a categoria 85cc de ponta a ponta, enquanto Lucas Gadotti e Sebastião da Silva Júnior, os favoritos da categoria, não tiveram um final de semana de sorte em Witmarsum.

 

No sábado, Lucas se envolveu em um acidente durante os treinos livres e virou dúvida para a disputa do domingo. Mesmo com dores, o piloto representante da cidade de Rodeio foi pra pista, apenas para cumprir tabela e marcar alguns pontos.

Felipe largou na frente, seguido por Sebastião e Lucas. Mas antes de completar a segunda volta, Sebastião teve que abandonar a corrida com problemas na moto. Melhor para Lucas, que com seu principal concorrente fora da disputa, permaneceu na pista para somar o maior número de pontos e aumentar sua vantagem na liderança do estadual.

 

No final, Felipe que vinha tranqüilo na ponta tirou a mão e quase foi surpreendido por Lucas que encostou e por pouco não fez a ultrapassagem.

Igor Poffo Nau foi o segundo seguido de Amabilly Cardoso e Vinicius Fronza.

65cc e Mini Motos

Mayron da Silva venceu de ponta a ponta a prova da classe 65cc. O destaque da categoria foi para João Claudino dos Santos que largou na nona colocação, e ao longo da prova foi conquistando posições até finalizar a prova na vice-liderança.

 

 

Roberto Pereira, Matheus Fillipy Alexandre e Igor Matte Farias completaram o pódio.

Pela Mini-motos quem venceu foi Rian Fischer, também de ponta a ponta, aumentando sua vantagem na liderança da categoria.

 

Felipe Matte Farias foi o segundo colocado seguido de José Ribeiro Martins Júnior, Carlos Augusto Gervasi e Tayline Boettcher.

O Campeonato Catarinense de Velocross 2011 é uma realização da Federação Catarinense de Motociclismo - FCM, com patrocínio da H-Parts e apoio da Motoshop e Destak Transportes.  A próxima etapa da competição está marcada para os dias 9 e 10 de abril em Canoinhas, região norte do Estado. 

Confira os cinco primeiros colocados de cada categoria:

Categoria VX1
1) 138 - Lui André Fietz - 16:34.917
2) 4 - Leandro Matos Lemos - 3.021
3) 12 - Mateus F Basso - 24.759
4) 5 - Avacir Chaves - 26.462
5) 22 - Malcon Reinecke - 34.629

Categoria VX2
1) 12 - Mateus F Basso - 13:58.806
2) 122 - Tiago Hort - 0.183
3) 4 - Leandro Matos Lemos - 2.201
4) 138 - Lui André Fietz - 29.962
5) 99 - Tiago Andre Krause - 34.676

Categoria VX3
1) 43 - Braz dos Santos - 13:55.268
2) 5 - Avacir Chaves - 2.973
3) 44 - Fernando Berwanger - 31.320
4) 75 - Fabiano Ribeiro - 44.630
5) 246 - Charles Voigt - 45.355

Categoria Força Livre Nacional
1) 228 - Jacson Keil - 13:05.471
2) 4 - Leandro Matos Lemos - 2.025
3) 26 - Daniel Schmitz - 15.723
4) 45 - Tjones Fritz - 20.672
5) 637 - Guilherme Pereira - 34.496


Categoria Nacional 300cc 4T
1) 22 - Wandrey Niels - 11:57.528
2) 100 - Edinilson Batista - 1.985
3) 26 - Daniel Schmitz - 2.606
4) 93 - Felipe Baum - 5.896
5) 12 - Jose Augusto Reinert - 6.433

Categoria Nac Est 230cc 4T
1) 97 - Vinicius Rosa - 12:27.918
2) 11 - Leonardo Anzolin - 1.121
3) 93 - Bruno Tomio - 3.518
4) 878 - Admilton Farias - 13.854
5) 575 - Luiz Roling dos Santos - 14.345


Categoria Nacional 230cc 4T
1) 228 - Jacson Keil - 11:37.578
2) 22 - Wandrey Niels - 0.631
3) 100 - Edinilson Batista - 0.923
4) 115 - Eduardo Leobet - 30.924
5) 72 - Maicon Eduardo Weidgenant - 31.799

Categoria Nacional até 150cc 4T
1) 14 - Marlon Morsch Mohr - 11:52.585
2) 31 - Eduardo Correia Branco - 0.381
3) 788 - Ralf Schaefer - 0.479
4) 54 - Anderson Rosa - 17.318
5) 68 - Handerson Ferreira - 19.412

Categoria VX3 Nacional
1) 24 - Antonio Pato Correa - 12:46.571
2) 637 - Carlos Roberto Branco Pereira - 4.417
3) 311 - Marcos Onzi - 5.823
4) 31 - Rudimar Sebben - 6.262
5) 115 - Gilson Assini - 12.084

Categoria Estreante Especial
1) 115 - Eduardo Leobet - 11:39.229
2) 878 - Admilton Farias - 4.938
3) 41 - Roger Joenck - 5.639
4) 99 - Tiago Andre Krause - 5.773
5) 2 - Elvis Augusto Schmitz - 15.301

Categoria 85cc
1) 125 - Felipe Pick - 11:37.493
2) 11 - Lucas Agostini Gadotti - 0.286
3) 7 - Igor Poffo Nau - 8.134
4) 10 - Amabilly da Silva Cardoso - 8.643
5) 16 - Vinicius Doege Fronza - 16.469

Categoria 65cc
1) 38 - Mayron Boelling da Silva - 11:54.530
2) 18 - Joao Alfonso Claudino dos Santos - 1.721
3) 14 - Roberto Pereira - 12.291
4) 10 - Matheus Fillipy Alexandre - 12.435
5) 44 - Igor Matte Farias - 24.135


Categoria Mini-motos
1) 100 - Rian Fischer - 9:57.872
2) 22 - Felipe Matte Farias - 9.025
3) 46 - Jose Ribeiro Martins Junior - 12.345
4) 12 - Carlos Augusto Gervasi - 12.768
5) 3 - Tayline R. Boettcher - 25.009

 

* O resultado completo pode ser visto aqui.

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.