Federação Catarinense de Motociclismo


Irmãos Becker fazem dobradinha, enquanto
Marronzinho têm dupla quebra da transmissão.

Curitibanos, primeira etapa do Estadual de Supercross / Prova Ado Popinhak
Fotos: Gerson Coas
 



Elton Becker (e) e Milton Becker (d), em comemoração à dobradinha

Nova temporada, nova pista e nos dois lugares mais altos a reedição de um filme já visto muitas vezes. Os irmãos Milton “Chumbinho” e Elton Becker que estão entre os mais experientes pilotos catarinenses em atividade, conquistaram as duas primeiras colocações da classe

João Marronzinho, cat. Força Livre
Força Livre na abertura do Estadual de Supercross, em Cutitibanos. Assim como no ano passado, a prova acabou sendo a principal atração da tarde daquele segundo domingo de maio (11) na Expocentro, quando mais de sete mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.

A diferença porém foi na pista, mudada agora para um local mais amplo e com grande possibilidade desta ficar permanente. O responsável em dar forma ao traçado que utilizou mais de 500 caminhões de terra foi o construtor Tiãozinho Hot. E como de costume, ele não deu moleza para a moçada, não se importando se era abertura da temporada ou não.


Largada categoria Força Livre

Milton Becker, cat. Força Livre

Elton Becker

Luiz Henrique Zimermman

Leandro Smakovicz

 

Vitória da experiência

Embora ambos tenham pilotado num ritmo forte e consistente, a falta de sorte do atual campeão da categoria Força Livre, João Marronzinho Júnior, foi fundamental para a dobradinha dos irmãos Becker. Nas duas baterias a liderança de Marronzinho durou até a 19a volta do total de 21 percorridas. Na primeira delas ele largou na frente e manteve uma confortável vantagem até que quebrassem as ranhuras do pinhão. Na segunda, Marron largou no meio do pelotão e assumiu a liderança na metade da prova numa sensacional ultrapassagem em cima de Chumbinho, na sessão de costelas. Novamente, na 19a volta, após uma pequena mesa, foi a vez da corrente de transmissão da sua Honda 250cc quebrar. “No intervalo entre as baterias, nós trocamos o pinhão e a corrente, deixando somente a coroa. Acontece que antes eu estava com um pinhão de 12 dcntes, e por não termos outro igual, acabamos usando um de 13. Após a largada eu demorei cerca de quatro ou cinco voltas para me adaptar à moto, sobretudo para encaixar os saltos. Depois que peguei o jeito, fui embora, mas aí foi a vez da corrente quebrar”, relatou após a corrida. Mesmo com os dois abandonos, Marronzinho ficou com o sexto lugar no geral.

Chumbinho que nas duas situações mantinha a segunda colocação com certa folga, teve apenas o trabalho de conduzir a sua motocicleta com cuidado para receber a quadriculada. “Nas duas baterias eu andei num ritmo seguro, sem forçar. Aquela pista possui várias curvas fechadas, facilitando para a pilotagem com a 250cc, e como eu estava com um moto de 125cc, não adiantaria arriscar. A tática adotada acabou dando o resultado esperado, demonstrando que o trabalho feito pela nossa equipe está no caminho certo”, disse Chumbinho.

Elton pilotando uma Yamaha 125cc fez duas boas largadas e fechou as baterias na terceira e segunda colocações. No mesmo ritmo dele estavam Luiz Henrique Zimermann que se aproveitava da força da sua Honda 250cc para dificultar a vida do seu adversário, e Leandro Smakovicz, que também pilotava uma 125cc. Zimermann fez segundo e terceiro lugares, enquanto Smakovicz fechou as duas na quarta colocação, porém sem perder de vista o piloto da frente. Já um pouco mais atrás da moto 26 terminou Cristopher Castro, que fazia a estréia da sua Honda 125cc numa pista de supercross.

No somatório dos pontos o segundo lugar no geral ficou para Elton, um resultado por ele considerado positivo, visto que nas últimas


Rafael Knoll, cat. Júnior

etapas do estadual de motocross ele caiu e sequer terminou as baterias. Além disso, no sábado, a sua moto apresentou problemas mecânicos, obrigando-o a recorrer à motocicleta reserva de Pablo Ristow. Elton acabou correndo com uma boa mistura das duas. Outro que correu de moto emprestada foi Richard Beróis, porém, sem ter o mesmo desempenho que vinha apresentando nas provas do motocross. Pablo, aliás, acabou caindo numa curva de baixa velocidade no segundo treino de aquecimento do domingo pela manhã, machucando o pulso esquerdo ao calçar a mão contra o solo. Ele bem que tentou competir, mas sequer completou a primeira volta da prova, pois não conseguia apertar o manete de embreagem e nem tinha firmeza no pulso para agüentar a sua Yamaha 450cc.


Chistopher Castro, cat. 80cc

César Popinhak, cat. 80cc

Anderson Cidade, cat. 60cc

Jorge A. Coronel Jr., cat 60cc

Na categoria Júnior o campeão foi Rafael Knoll que ganhou as duas baterias, seguido de Jéferson Puerari. Na 80cc Cristopher Castro também venceu as duas, mas sempre seguido de perto pelo representante local César Popinhak. Maicon Kraemer que por conta da sua regularidade foi o campeão da categoria no Circuito Verão de Supercross no início do ano, também acelerou num ritmo mais forte. Na 60cc, única a ser disputada em bateria única , Anderson Cidade venceu de ponta a ponta, sem deixar moleza para os concorrentes mais próximos, os irmãos Jorge Coronel Júnior e Pámela Strassburguer Coronel. Será deles a próxima dobradinha? É esperar para ver.

A prova organizada pelo Pé Na Lama Trail Clube, teve total apoio da Prefeitura Municipal e dos promotores da Expocentro. A competição também homenageou o tio do Césinha, da 80cc, Ado Popinhak, um amante do motociclismo que faleceu em abril num acidente rodoviário.

Em tempo, a segunda etapa do Catarinense de Supercross que seria realizada em Vidal Ramos foi cancelada. Mesmo assim a FCM mantém o calendário com previsão de seis etapas, com o encerramento em Itaiópolis durante a Festa do Boi Ralado, nos dias 25 e 26 de outubro.

Resultado da 1ª etapa do Catarinense de Supercross


Homenagem ao motociclista Ado Popinhak falecido em abril

Comemoração ao dia das mães


Milton "Chumbinho" Becker, cat. Força Livre
Entrevista Parte 1:
Entrevista Parte 2:

Chistopher "Pipo" Castro, cat. 80cc

Anderson Cidade, cat. 60cc


Pódio categoria Força Livre

Pódio categoria 60cc

Pódio categoria 80cc

Pódio categoria Júnior

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.