Federação Catarinense de Motociclismo

Cascaes, Schulz, Galatto, Bordingnon, Chiarani
e Capeletto vencem o 14º Enduro do Contestado
Texto e fotos: Gerson Coas / Reportagem FCM

 Guilherme Cascaes foi o campeão da categoria Máster da 14ª edição do Enduro do Contestado. Obtendo 100% de aproveitamento na pontuação nos dois dias da prova, Cascaes também confirmou o título de campeão Catarinense de Regularidade na temporada 2011. Em segundo na etapa desse domingo, 18 de setembro, ficou Daniel Crema, seguido do mineiro Dário Júlio. Essa ordem dos três primeiros também se repetiu no resultado final da prova.

Os catarinenses Jonas Schulz (Sênior), Márcio Galatto (Over 40), Rômulo Nora Chiarani (Júnior), e os gaúchos Altair Bordignon (Over 50) e Júnior Capeletto (Novatos) também levaram para casa o troféu de campeão.

 A competição que foi disputada em Caçador/SC, no Alto Vale do Rio do Peixe, somou pontos pelos campeonatos Brasileiro, Sul-brasileiro e Catarinense de Regularidade. A etapa desse domingo, também foi válida pela Copa Regional Oeste. Comum a todos os depoimentos dos competidores, a parabenização ao Caçador Moto Clube pela excelente prova.


Guilherme Cascaes, vencedor da Máster

 Com a dupla vitória Guilherme Cascaes conquistou o terceiro título estadual (2008, 2010 e 2011) na principal categoria do Enduro de Regularidade. Genoir Bruning que chegou a Caçador empatado em pontos, mas com vantagem nos critérios de desempate, fez um quinto e um sétimo lugares nas etapas.


Genoir Bruning

 Daniel Crema reapareceu guiando forte e conquistou o troféu de vice-campeão da prova ao conseguir um terceiro e um segundo lugar nas etapas. O mineiro Dário Júlio ficou em terceiro no geral, seguido do gaúcho Ramielc Sfredo e do capixaba Jocar Grecco.


Daniel Crema, vice-campeão do Enduro do Contestado

  


Ramielc Sfredo, 4º na Máster

 Na avaliação de Cascaes a prova estava excelente, principalmente a parte técnica. “Muita trilha, médias boas, planilha perfeita, jantar para os pilotos na entrega de relatório de sábado... tudo bem organizado. No sábado as trilhas não apresentaram muita dificuldade, com terreno mais seco, porém bastante roteiro e médias justas. No domingo, a chuva da madrugada deu um tempero a mais, pois deixou o chão mais liso, fazendo com que as médias ficassem mais puxadas”, disse ele que afirmou ter sido uma prova segura por conta dos vários neutros e dos deslocamentos em estradas de ligação.

 Outro ponto positivo que Cascaes destacou foi a rapidez na entrega da premiação. “O primeiro piloto chegou as 14:05, a entrega de relatório foi as 15:00 e premiação as 16:00 horas”, relatou o campeão.

 Entretanto Cascaes ressaltou que o Enduro de Regularidade necessita ser melhor divulgado, precisa ganhar visibilidade diante do público e dar maior o retorno para os patrocinadores. “Faço uma única crítica construtiva, que fica por conta da estrutura da prova. Acho que uma final de Catarinense e etapa válida pelo Brasileiro, merece uma ênfase maior na parte de mídia, com portal, rampa de largada, matérias durante a prova, divulgação rápida dos resultados nos meios de comunicação, e até mesmo algum atrativo para atrair um público maior. São detalhes mínimos que fazem toda diferença”, concluiu o tricampeão.


Dário Júlio, 3º na Máster

 Na disputa pelo Campeonato Brasileiro a combinação dos resultados do final de semana também foi produtivo para Cascaes diante do desempenho de Sandro Hoffmann e Dário Júlio que lideravam o certame. “O Guilherme (Cascaes) abriu vantagem, mas preciso pensar em buscar o resultado positivo na próxima prova, dia 23 de outubro, no Paraná”, disse o tricampeão Brasileiro Dário Júlio, que ainda se mantém na briga. “O resultado foi positivo. Consegui me manter entre os três primeiros colocados na classificação geral. Agora preciso fazer as contas, analisar bastante e ver como farei para usar os descartes”, concluiu.


Sandro Hoffmann

 Já o capixaba Sandro Hoffmann terminou o primeiro dia na 11ª colocação, após uma pedra fina rasgar o pneu. No domingo (18), o hexacampeão buscou a recuperação e completou o trajeto em sexto. “O segundo dia foi bem mais rápido que o primeiro. Choveu um pouco, isso complicou o terreno e deixou as médias bem altas. Arrisquei com consciência e tentei chegar entre os primeiros colocados, mas encontrei algumas dificuldades. Foi uma prova bem puxada”, declarou Sandro que pretende utilizar esses dois dias do Enduro do Contestado como descarte, pois nas etapas anteriores ele teve sempre bons resultados.

Sênior


Jonas Schulz foi o campeão da Sênior

Na categoria Sênior houve repetição dos resultados Jonas Schulz venceu nos dois dias, seguido de Felippe Knapp.  “Estava tudo perfeito. Planilha bem desenhada e sem qualquer problema de referência, ótimas trilhas, médias altas, bem justas que forçava uma pilotagem concentrada o tempo todo... e ainda assim eu ficava quase sempre atrasado. O domingo foi ainda melhor do que o sábado. A trilha estava lisinha, com médias um pouco superiores, bem do jeito que o pessoal do sul gosta. E como é aqui, fica fácil para nós”, falou Jonas que obteve o seu melhor resultado da temporada. “Ano que vem quero fazer todo o Catarinense e as etapas mais próximas do Campeonato Brasileiro”, concluiu.

Over 40 e Over 50

Já na Over 40 Éder Marcondes foi o melhor do dia, enquanto Márcio Galatto, vencedor da etapa do sábado, ficou em segundo. Na soma dos resultados, vitória de Galatto, seguido de Éder e Valmir Zanin.


Galatto venceu a Over 40

“Deixei um furo acontecer no domingo e quase joguei o primeiro lugar fora. Errei entre os dois neutros de abastecimento. Perdi muito tempo e andei alguns PCs com mais de um minuto atrasado. Mas no geral, digo que essa é o tipo de prova que eu gosto... muita navegação e de ritmo forte”, disse Galatto que destacou ainda a competência de todos os organizadores das etapas do Catarinense de Regularidade 2011. “Parabéns para todos aqueles que fizeram provas em Santa Catarina de alta qualidade”, concluiu o campeão


Éder Marcondes, venceu o domingo e ficou em segundo na geral da Over40

Éder Marcondes também comemorou em Caçador. “Não é só porque eu ganhei, mas no domingo a prova foi show. O Galatto deu um perdido de três minutos e eu aproveitei. E por muito pouco eu não levo a vitória no geral. Mas está valendo”, disse satisfeito Éder. E com a experiência de muitos anos de competição nas costas, ele identificou apenas ... faltou um pouco de estrutura por um prova de Brasileiro. Na minha opinião a prova passou Ficou despercebido da cidade. Compreendo a boa vontade dos organizadores, mas a cidade estar envolvida no evento, o que para nós pilotos, parece que não aconteceu”, concluiu. 


Altair Bordignon, Over 50

Na categoria Over 50 o gaúcho Altair Bordignon também repetiu a vitória. José Kasper foi o segundo na etapa final, mas na soma dos resultados a vantagem foi de Vilmar Possamai que com um segundo e um terceiro lugares nas etapas foi o vice-campeão da categoria. 


Wilmar Possamai, Over 50

Júnior

Com um segundo lugar no sábado e a vitória desse domingo, Rômulo Nora Chiarani foi o vencedor no geral da Júnior, seguido de Krishnamurti Balbinot.


Rômulo Chiarani, campeão da Junior

  “As trilhas da prova eram quase na sua totalidade em florestas de pinnus – e é o jeito que eu gosto e ando bem. Me concentrei bastante e deu tudo certo. Gostei mais do domingo por conta das médias mais altas”, disse Rômulo que também compete no Enduro FIM na categoria E2. “Eu sonho ser campeão brasileiro. No ano que vem quero tentar!, disse Rômulo com muita confiança.


Krishnamurti Balbinot lidera a Júnior no Brasileiro

Novatos

A categoria Novatos acabou sendo a mais disputada de todas. Entre os quatro primeiros apenas sete pontos de diferença. A vitória foi de Júnior Oder Capeletto que somou 45 pontos ao vencer no primeiro dia e ficar em terceiro na etapa final. Mateus Pereira somou 44 pontos com dois segundos lugares, seguido de Leandro Martins que venceu a etapa do domingo e acumulou 41 pontos, e ainda Luciano Pasqual que fez 38 pontos com um terceiro e um quarto lugares.


Junior Oder Capeletto, campeão da Novatos

 

Resultados da prova acesse aqui

Classificação geral do Brasileiro:

Master
1º - Sandro Hoffmann - 287 pontos
2º - Guilherme Cascaes - 255
3º - Dario Julio - 234

Senior 
1º - Henrique de Castro - 177
2º - Hajime Yokoyama - 171
3º - Alexsander Mainardi - 168 

Over40 
1º - Marcio Galatto - 261 pontos
2º - Jose Alexandre Tommaso - 244 
3º - Pericles Dutra - 172

Over50
1º - Wilmar Possamai - 226 pontos
2º - Amilar Rodrigues - 183
3º - Jose Antonio Fernandes - 125

Júnior
1º - Krishnamurti Balbinot - 232 pontos
2º - Saule Bernardi - 158
3º - Emerson Tiago - 150

 Novato
1º - Dalmar Rodrigues - 128 pontos
2º - Bruno Mattos - 76
3º - Rodrigo Silva - 62  


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.