Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL - São José 2: nove baterias
com fortes doses de adrenalina
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / FCM

 

Com o tempo firme e a pista em perfeitas condições, a segunda etapa do Campeonato Catarinense de Motocross foi de tirar o fôlego do público que lotou as arquibancadas da pista de Potecas, no primeiro domingo de outubro em São José, na Grande Florianópolis.

Os pilotos protagonizaram grandes disputas pela vitória nas nove categorias válidas pelo estadual com destaque para Anderson Cidade (MX1), Pipo Castro (MX2), Milton “Chumbinho” Becker (MX3 e MX4), Rodrigo Riffel (intermediária), Germano Vandressen (nacional), Hallex Dalfovo (85cc), Arthur Todeschini (65cc) e Carlos Eduardo (50cc), os grandes vencedores da etapa.

Homenagem a Swian Zanoni

Todos os pilotos que participaram da etapa uniram-se para uma oração em memória a Swian Zanoni. Foi um dos momentos mais emocionantes da etapa. Muito querido em todo o meio, Swian foi lembrado pela sua dedicação ao esporte, além do seu carisma e simpatia que irradiava a todos. Vestindo uma camiseta com o nome do piloto e o inesquecível numeral 7, Pipo puxou a oração que foi seguida por todos os presentes no motódromo. O piloto mineiro Swian Zanoni faleceu no dia 18 de setembro, durante uma prova na cidade de Orizânia – MG, a 300 km de Belo Horizonte.

As disputas


Anderson Cidade, vencedor da MX1

Na principal categoria do campeonato, a MX1, quem largou na frente foi o visitante Marcos Cordeiro. Com a vantagem de quem conhece muito bem aquele circuito, o local Anderson Cidade assumiu a ponta ainda na volta inicial e disparou rumo à bandeirada quadriculada. “Estou me sentindo bem com a 450cc, conheço muito bem a pista e consegui a vitória. Não pude disputar a primeira etapa por conta de uma lesão, mas essa vitória é muito importante para não deixar eu me distanciar muito dos líderes do campeonato”, disse Anderson.


Gabriel Gentil lidera a MX1 com vantagem de dois pontos

Pipo Castro, Gabriel Gentil e Marcos Cordeiro disputaram a segunda posição. Pipo que largou atrás conseguiu recuperar e garantiu a segunda posição da prova, após passar por Gabriel e Marcos. Nas voltas finais Pipo ainda tentou a aproximação, mas Anderson claramente estava no controle e administrou a vantagem. “Corri a MX1 pensando no campeonato. Precisava fazer um bom resultado já que na primeira etapa não fui bem”, comentou Pipo.

No final, dobradinha josefense no pódio com Anderson e Pipo na primeira e segunda colocações, respectivamente. Marcos foi o terceiro seguido de Gabriel e Victor Feltz.


Cordeiro, campeão da 250cc em 2002, fez dois terceiros lugares em São José

Cordeiro que passou a correr no Rio Grande do Sul em 2005, mais ou menos na mesma época que Pipo e Anderson estavam fazendo a transição das 85cc para as motos grandes, se mostrou satisfeito com o desempenho do dia. “Toda a rapaziada daqui estão acelerando forte. Fazia muito tempo que eu não participava de um catarinense. Se possível, quero voltar a participar de outras etapas por aqui”, falou Cordeiro, campeão Catarinense de Motocross 250cc em 2002.


Victor Feltz é o terceiro colocado no geral da MX1


Classificação geral MX1

1º Gabriel Gentil (Honda/ TBT/ MX-Parts/ Doubleg/ Floxo/ MR-Pró) 42 pts
2º Cristopher Castro (Mormaii/ Rinaldi/ Siverst/ Beurer/Granola Whey) 40 pts
3º Victor Feltz (Marmoraria VJF/ Vidracaria Feltz/ MCR) 38 pts
4º Gustavo Henn (Móveis Henn/ TBT/ MR-Pró/ Halley Gráficos) 28 pts
5º Richard Berois (Yamaha Geração/ Fundesporte/ Granola Way/ Dipapel/ Academia Racer) 27 pts

MX2


Pipo (8) e Anderson (203) na disputa pela liderança da MX2

A categoria MX2 foi uma das mais disputadas do dia. Pipo e Anderson Cidade travaram um duelo caseiro e disputaram a primeira posição do início ao fim da prova. Pipo já nos treinos mostrou que estava rápido e confirmou o bom desempenho na corrida, largando na frente e suportando a pressão durante toda a prova. Os dois pilotos andaram num ritmo muito forte tanto que na terceira volta o tempo dos dois foi exatamente igual: 1`26”277. Se na MX1 a vitória ficou com Anderson, na MX2 foi a vez de Pipo subir no lugar mais alto do pódio, que teve ainda Marcos Cordeiro, Gustavo Henn, Victor Feltz e Venício Voigt completando os seis primeiros.
 


Pódio da MX2

“Falei ontem (sábado) que o Pipo estava rápido na MX2. Não estava me sentindo confortável na moto e eu vi que o Pipo estava bem. Ele largou na frente, eu pressionei, tentei passar, mas ele conseguiu a vitória. Não tenho treinado muito de 250cc, na verdade, não tenho treinado nunca de 250cc só 450cc, peguei a moto aqui, estranhei bastante, mas o Pipo andou melhor e mereceu a vitória”, comentou Anderson.


Pipo Castro venceu e lidera no geral a MX2

Pipo comemorou a primeira vitória após meses se recuperando de lesão. “Foi uma ótima prova. Consegui fazer o holeshot, aí passei a administrar a prova. O Anderson também é muito rápido aqui na pista, então a gente estava praticamente no mesmo tempo. Foi uma disputa bem acirrada e fico feliz em consegui vencer a prova do inicio ao fim. Foi um ótimo resultado, precisava muito dessa vitória”, comemorou o vencedor.
 


Henn tem se destacado nas duas categorias. É o vice-líder da MX2


Classificação geral MX2

1º Cristopher Castro (Mormaii/ Rinaldi/ Siverst/ Beurer/Granola Whey) 47 pts

2º Gustavo Henn (Móveis Henn/ TBT/ MR-Pró/ Halley Gráficos) 40 pts
3º Victor Feltz (Marmoraria VJF/ Vidracaria Feltz/ MCR) 36 pts
4º Venício Voigt (Motos Neno Yamaha/ Barreiros Motoclube/ Esquadrias Voigt 30 pts
5º João Paulo Feltz (Yamaha /Grupo Geração/ Rg3 /Destak Transp. / Dipapel) 25 pts
 


Venício Voigt


MX3

A prova da MX3 foi a que mais mexeu com o público. Richard Berois, Erivelto Nicoladelli e Milton “Chumbinho” Becker fizeram uma grande disputa pela vitória da categoria. Richard, piloto da casa, largou na frente e liderou até os 10minutos da prova, sempre pressionado por Erivelto, que por sua vez era pressionado por Chumbinho. Erivelto conseguiu a ultrapassagem e trouxe com ele Chumbinho.


Até os 10min: Richard (46), Erivelto (932) e Chumbo (2)

Para fugir da pressão imposta pelo concorrente, Erivelto aumentou o ritmo, mas nas voltas finais não conseguiu conter o ataque de Chumbinho que assumiu a ponta e venceu. “Comecei em terceiro, fui para segundo e busquei a liderança. Tentei aguentar o Chumbo e a três voltas para o final perdi a etapa. Uma dó, mas eu acho que a prova valeu, foi muito bonita, um show”, destacou Erivelto.


Na volta final os dois fizeram a reta da largada lado a lado

Para Chumbinho, o resultado é fruto da dedicação ao esporte. “Para o Motocross toda a dedicação é pouca. Nesse esporte, se você quer ser um campeão tem que se dedicar, viver para a moto que os resultados vem”, comenta.


Duduca (232) e Anísio na última curva...

Richard foi o terceiro, seguido de Ademir Todeschini e Carlos Coelho que literalmente duelou com Anísio Clasen até a última curva.

Classificação geral MX3

1º Richard Berois (Yamaha/Geração/Fundesporte/Granola Way/Dipapel/Academia Racer) 45 pts
2º Erivelto Nicoladelli (Chapam Moto Peças/ Konder Baterias/ Avícola Catarinense) 44 pts
3º Ademir Todeschini (Expresso Sul Transportes) 38 pts
4º Carlos Eduardo Coelho (MLA Construções) 34 pts
5º Rogério Schmitt (Moto Shop / JH Lubrificantes) 29 pts


Ademir Todeschini

MX4


Largada da MX4

Se na MX3 Chumbinho teve trabalho para chegar até a ponta e vencer, na MX4 ele pode fazer uma corrida mais tranquila. Largou na frente e disparou, tendo o trabalho só de administrar para receber a bandeira quadriculada na primeira posição.
 


"O piloto também precisa se divertir com a moto" - Chumbinho

“Eu adoro andar de moto. É importante continuar andando, participar de provas. Estou aqui para me divertir assim como todo mundo. Às vezes acabo andando em categorias mais fortes, aí fica mais complicado, o corpo já não acompanha. Mas na MX4 ainda estou conseguindo dominar. Vencer é sempre muito bom”, disse.


Rogério (49) e Anísio (69) estão empatados na pontuação da MX4

Anísio Clasen finalizou a prova na segunda colocação, um pouco a frente de Rogério Schmitt e Eliseu Glanert que disputaram até os metros finais a terceira posição da categoria. No final, quem levou a melhor foi Rogério. Eliseu e Fábio de Oliveira ficaram com a quarta e a quinta posição, respectivamente.


Pódio da MX4


Classificação geral MX4

1º Anísio Clasen (Movelle) 42 pts
2º Rogério Schmitt (Moto Shop / JH Lubrificantes) 42 pts
3º Adenir da Veiga (Biogás/ Tholokko/ Zequinha Racing) 40 pts
4º Eliseu Glanert (Steel Lar Construções) 36 pts
5º Marcos Roberto Holtman (Azeitonas Vale Fértil) 29 pts

 

Intermediária


Largada da Intermediária

Rodrigo Riffel dominou a prova da categoria Intermediária. Quem largou na frente foi Maicon Frena, mas não demorou muito para Rodrigo encostar e assumir a posição. Depois de assumir a liderança, Rodrigo disparou na frente e, com tranqüilidade, só administrou a disputa. “A corrida foi bem tranqüila. Larguei na terceira posição e em três voltas consegui passar o primeiro colocado. Foi como na primeira etapa. Larguei mais ou menos bem e no final foi só administrar”, resumiu.


Com folga, Riffel achou uma parede com terra fofa para fazer graça...

Quem também fez uma boa corrida foi Marcos Paulo Holtman. O piloto vem a cada etapa se destacando e conquistando bons resultados. Desta vez Marquinhos finalizou a prova na segunda posição. “Foi um ótimo resultado. Consegui largar muito bem e logo no começo já consegui passar. Durante a prova o calor aumentou, fiquei um pouco cansado, mas graças a Deus consegui o segundo lugar”, disse o paranaense radicado em Santa Catarina


Marquinhos Holtmann

Fernando Fraga, Alex Cavalca e Maicon Frena completaram o pódio da categoria.

Classificação geral Intermediária

1º Rodrigo Riffel (Tholokko/104,7 FM/Three Black/Art Cimento/Gaspar Motovan) 50 pts

2º Alex Cavalca (Cpel Ind. de Papel /Caprima Ind. de Papel) 38 pts
3º Marcos Paulo Holtman (Vale Fértil/ Alpinestars/ MR-Pró/ Red Horse) 35 pts
4º Charles Baron (RS Motos Honda Piratuba / Baron Automóveis) 34 pts
5º Fábio Lobo (Lobo Som) 30 pts


Alex Cavalca

Nacional

Eduardo Rosing largou na frente e liderou durante quase toda a prova, sempre pressionado por Germano Vandressen, que estava o tempo todo em sua cola. Germano pressionou até que no final conseguiu assumir a ponta da disputa. Eduardo ainda foi pra cima tentando reaver a posição, mas com problemas na moto teve que abandonar a disputa.


Largada da Nacional


“A hora que eu estava liderando deu uma travadinha no motor, o Germano aproveitou e conseguiu me passar. Tentei acompanhar, mas não deu. A hora que eu fui pular o duplo em subida a moto acabou quebrando o motor e não deu pra terminar a prova. É uma pena, mas corrida é isso, vamos tentar na próxima”, disse Eduardo.


Eduardo (89) e Germano (719)

Com Eduardo fora, Germano só teve o trabalho de administrar a posição até o final. “Importante vitória para o campeonato. Na primeira etapa foi uma pista bem diferente por causa do barro. Eu vinha de lesão, quebrei meu pé na etapa do brasileiro em Canelinha e andei no limite. Agora deu tudo certo, consegui fazer uma boa corrida. Quero agradecer a todos que me ajudaram especialmente a minha mãe, hoje é aniversário dela e essa vitória é para ela”, disse.

Ricardo Kades, João Carlos Ferretti, Renato Prado e Celso Figueiros Júnior completaram o pódio da categoria.
 


Ricardo Kades

Classificação geral Nacional

1º Germano Vandresen (Brasil Racing/Grillo Moto/Dimasa Honda/ Mega Motos/Posto Sta Rosa) 47 pts
2º Eduardo Rosing (Grillo Moto/ Elson Automoveis/ MR-Pró/ Cresol/ Comat Caminhões) 41 pts
3º Ricardo Kades (Patico Motos/Juarez Preparações/Halley Gráficos/ Box22 /L.A.Tintas /WM Cromagem/LH Terraplanagem) 38 pts
4º João Carlos Ferretti (Xande Motos /Gkf Moto Parts) 34 pts
5º Renato Prado (Tubo Mack/Valdeck Motos/CS Cross Escapamentos/Secreta Motos/Mano Motos) 33 pts

85cc

José Brayan largou na frente na categoria 85cc e foi acompanhado de perto por Leonardo de Souza e Hallex Dalfovo. Voltando de contusão, Brayan não conseguiu suportar a pressão imposta por Hallex que fez a ultrapassagem e assumiu a ponta da disputa.


Nos primeiros minutos da 85cc: Brayan (8), Leke (3) e Léo (45)


“Não consegui largar na frente. Busquei pegar o Brayan que estava na minha frente e na metade da prova consegui. Aí meti a cabeça e a cautela e consegui ficar com a vitória”, disse o piloto que busca seu primeiro título estadual. “Estou no meu último ano. Todo mundo está de parabéns, todos andando forte. Eu já estou me atrapalhando com a moto. Já sou muito grande pra ela, mas como eu ainda não tenho nenhum titulo de campeão de motocross catarinense eu quero tentar esse ano”, completa.


Léo "Na próxima, vamos ver se ganho"

Brayan foi pra cima e ainda tentou recuperar a posição, mas precisava se defender das investidas de Léo Souza que tentou a todo custo assumir a segunda posição, porém sem sucesso. “Não deu pra passar, mas o terceiro lugar está muito bom. O Leke e o Brayan estão num ritmo forte, e eu estou conseguindo ficar perto dos dois. Na próxima, vamos ver se ganho”, comentou Léo.

No final, vitória de Hallex seguido de Brayan, Léo, Arthur Todeschini e Kauê Vieira.

 


Na ordem do campeonato: Arthur (113), Kaue (28) e Leonardo (75)

Classificação geral 85cc

1º Hallex Dalfovo (Dalfovo Veículos/ Protork/ TBT/ Unificado) 50 pts
2º Leonardo de Souza (Pref. Camboriu/ Marlon Olsen/Maccori Motorcycles) 42 pts
3º Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes/Cetricwa/ Shark Energy Drink) 36 pts
4º Kaue Vieira (Rodaomotos /Abs /Toni Center /Dasch /Porto Fit) 36 pts
5º Leonardo Machado (Motoshop/Trevo da Sorte Loterias/ Destak Transportes) 31pts

 

65cc


Arthur Todeschini lidera a 65cc

Arthur Todeschini foi o vencedor da categoria 65cc. O piloto de Chapecó conseguiu abrir boa distância de Wagner Oliveira e Thiago Brenner que disputaram a segunda posição até a quadriculada. Wagner, representante da casa, levou a melhor e ficou com a posição. Thiago foi o terceiro seguido de Bruno Couto e Vitor Gonçalves.

Classificação geral 65cc

1º Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes) 50 pts
2º Wagner Oliveira (Marcos Veículos/ Destak/ Althof/ Bela Vista Mat. de Construção/Power Injection/ Autoescola Evoluir) 42 pts
3º Bruno Couto (JCC/Ciro Fisoterapia) 40 pts
4º Thiago Brenner (Contabilidade Progresso/ Brasil Racing) 38 pts
5º Maicon Medeiros (Moto Sul) 29 pts


Wagner Oliveira tomou uma pressão de Tiago Brenner

50cc

Antony Maso liderou boa parte da prova da categoria destinada as minimotos, mas sofreu uma queda e teve que abandonar a disputa.
 


Carlos Baltazar

Bernardo Zapelini assumiu a posição e recebeu a bandeira quadriculada na frente, porém foi punido em 10 segundos pela direção da prova por fazer ultrapassagem em bandeira amarela. Com isso, quem subiu no lugar mais alto do pódio foi o gaúcho Carlos Eduardo Bauer Baltazar. Bernardo foi o segundo seguido de Carlos Augusto Gervasi, Victor Fronza e João Vitor Vitorino.
 


Pódio da 50cc

Classificação geral 50cc

1º Bernardo Zappellini (Suldailha Motos /Sol e Moto /Moto Shop) 43 pts
2º Victor Fronza (Afron Constutora/ Motos Neno) 36 pts
3º Matheus Yan Montagna (Mecânica Deno/ Pático Motos/ Motors Imports) 35 pts
4º Pablo Michelmann (Imagen Parabólica) 29 pts
5º Rian Fischer (Chalinho Pneus) 25 pts

 


A segunda etapa do Catarinense de Motocross teve o apoio da Prefeitura de São José, Fundação Municipal de Esportes de São José, Fundesporte, Grupo Geração, Motoshop, Mormaii, Destak Transportes e Rádio Cidade FM. A realização foi do Motoclube de São José, sob a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo. 

A terceira etapa do Campeonato Catarinense de Motocross acontece nos dias 15 e 16 de outubro, na cidade de Capinzal, como uma das atrações da Expovale. Na semana seguinte, será a vez de Canelinha receber a competição, que terá em paralelo a disputa do Desafio Latino Americano de Motocross.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.