Federação Catarinense de Motociclismo

Cascaes, Beal, Dranka, Batista e Zagonel sobem
no pódio do 17º Enduro das Cachoeiras
Texto e fotos: Gerson Coas / FCM

Cascaes não arriscou na lama e manteve a liderança do Brasileiro de Regularidade

Guilherme Cascaes (máster), Rodrigo Beal (sênior), Eduardo Dranka (over 40), Osvaldo Cunha Batista (Over 50) e Celso Zagonel (júnior) foram os pilotos catarinenses que subiram no pódio do Enduro das Cachoeiras, prova que somou pontos para a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e abertura (1ª e 2ª etapas) da Copa Oeste Catarinense da modalidade. Apenas na classe novatos não houve representantes de Santa Catarina no pódio. A competição teve como base as cidades de União da Vitória/PR e Porto União/SC, reunindo no total 138 participantes.


Emerson Loth foi o campeão geral da prova

Após 330 km percorridos nos dias 16 e 17 de março, o campeão geral foi o paranaense Emerson Loth que venceu na etapa de sábado e com a terceira colocação na etapa do domingo, conquistou a vitória na principal categoria da competição, a máster.  “No primeiro dia fiquei sem o freio traseiro logo na primeira trilha e rodei quase 100 km desse jeito. No segundo dia a chuva deu uma trégua logo na primeira hora de prova e as condições ficaram bem melhores. Preferi não arriscar muito e garantir um bom resultado. Infelizmente cometi um pequeno deslize bem no início da prova. Num momento de distração conferindo a planilha, escorreguei num barranco. Felizmente um amigo meu parou e me ajudou a retirar a moto. Depois consegui me recuperar, retomei o meu ritmo normal e me diverti muito nas trilhas”, revelou o campeão geral do Enduro das Cachoeiras 2013, que somou 45 pontos nos dois dias.


Michel Cechet surpreendeu vencendo no domingo

O vencedor da etapa de domingo foi o gaúcho Michel Cechet que surpreendeu todos os adversários ao perder apenas 217 pontos ao longo dos 160 km do percurso. Com a quarta colocação do sábado, Michel somou 43 e terminou a prova na terceira colocação geral. O vice-campeão da prova foi o capixaba Jomar Grecco que fez dois segundos lugares, somando assim 44 pontos.


Travessia do Rio Iguaçu, ligando Porto Vitória e União da Vitória

Com a quarta colocação na prova o catarinense Guilherme Cascaes manteve a liderança do Campeonato Brasileiro. Mesmo sem o resultado esperado, o catarinense ampliou a diferença para o segundo colocado em um ponto, somando 119 pontos contra 108 de Emerson que assumiu a vice-liderança, antes ocupada pelo mineiro Rodrigo Amaral que tem agora 101 pontos. “Foi uma prova difícil, bastante lisa, trechos complicados, fáceis de cair. Acabei optando por não arriscar tanto e mesmo assim acabei levando umas quedas, perdendo segundos preciosos. Mas no geral ta bom. Um quarto lugar numa prova de nível como essa, os adversários estão muito afiados e graças a Deus consegui manter a liderança do Brasileiro, é o que importa.”, relatou Cascaes.


Pódio da categoria Máster

Tiago Kudlavies

Na categoria sênior o domínio foi do paranaense Tiago Kudlavies, de apenas 18 anos e carteira de habilitação recém feita. Com a terceira e quinta colocação nas etapas Rodrigo Beal conquistou a terceira posição no geral. “Foi uma prova puxada, bem atípica, com chuva a semana toda que castigou bastante e que foi a complicação de ontem (sábado). Hoje foi mais técnica, mais navegável, mas felizmente consegui andar bem nos dois dias e consegui um bom resultado, frente o que estão andando essa gurizada do Paraná”, falou Beal.


Rodrigo Beal

O também paranaense Cláudio Hiert venceu mais uma vez na classe Over 40. Eduardo Dranka foi terceiro colocado no geral. “O Enduro das Cachoeiras desse ano foi uma prova muito difícil, técnica, fazendo jus ao Brasileiro. O primeiro dia foi complicado, mais neste domingo amenizou um pouco, foi muito bom. A organização está de parabéns”, avaliou Dranka”.


Eduardo Dranka

Osvaldo Batista (56)

Na over 50 o gaúcho Altair Bordignon venceu pela terceira vez a prova. O joinvilense Osvaldo Batista terminou em terceiro na geral, mesma colocação de Celso Zagonel na júnior, categoria vencida pelo também gaúcho Júnior Capelleto. O capixaba Marcos Cardoso ganhou a novatos vencendo os dois dias da prova. 


Celso Zagonel

O próximo desafio do Brasileiro de Enduro Regularidade é o Rally Transbahia entre os dias 11 e 13 de abril.

Copa Oeste de Regularidade

Paulo Prigol, organizador e piloto da Copa Oeste de Regularidade terminou em primeiro na classe Over 40 dentre os pilotos que pontuam pela competição regional. Sobre o Cachoeiras, Prigol avaliou positivamente. “No começo judiou um pouco de nós, pois estava muito liso. A parte da tarde foi possível recuperar e no geral estava muito boa. Ótimo começar a Copa desta forma, numa prova muito bem organizada. Parabéns ao pessoal de União da Vitória”.


Paulo Prigol

A próxima prova da Copa Oeste acontece em Caçador no dia 7 de abril, juntamente com a 5ª e 6ª etapa do Campeonato Catarinense.

Clique e confira os resultados completos do Enduro das Cachoeiras 2013



Mais informações sobre a prova

19/03/13 Resultado

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.