Federação Catarinense de Motociclismo

Pilotos do velocross mais uma vez fazem a alegria
do público da FECOL, em Agrolândia
Texto: Tiago Wolff / Reportagem FCM - Fotos: Tiago José Wolff

O Campeonato Catarinense de Velocross foi a Agrolândia para a disputa da 3ª etapa da temporada 2014. A prova realizada junto a Fecol já esta se tornando tradicional no calendário e mais uma vez reuniu grande público que acompanhou todas as disputas. Com um belo domingo de inverno os pilotos deram um show na pista com disputadas de tirar o fôlego. 


Disputa da VX1

Nas principais categorias Luciano de Oliveira o “Boca” e Lucas Gadotti dividiram as atenções. Pelas VX1, Lucas liderou as primeiras voltas, mas Luciano foi pressionando até achar o local certo para ultrapassar e garantir a vitória. “A largada foi um pouco diferente do que eu esperava. É claro eu queria largar na frente para não levar tanto terrão, pois a pista aqui estava bem gradeada. Não deu, mas logo tentei atacar o Lucas e passar rápido, pois sabia que o pessoal estava rápido e andando todos juntos. Senti que estava bem de preparo e mantive o ritmo forte até o final para receber a quadriculada em primeiro lugar”, disse Luciano Boca.

Lucas não segurou o ritmo no final e foi perdendo posições. Edinilson Batista venceu a disputa com Luiz Zimermann e garantiu a segunda colocação com Leandro Lemos e Gadotti completando o pódio.


Luciano Boca venceu e agora lidera a VX1

Essa vitória provou que os resultados de Luciano na rodada dupla da prova anterior (Agronômica) não foram um golpe de sorte de um experiente piloto. “Daqui para frente eu acredito que posso evoluir mais, pois uma vitória anima, deixa a gente ainda mais feliz, com vontade de trabalhar ainda mais forte”, concluiu Boca que lidera a categoria máxima do velocross com 70 pontos contra 67 do atual campeão Luiz Zimermann. 


Lucas Gadotti venceu pela primeira vez a VX2 no Catarinense

Na VX2 Lucas fez uma prova perfeita e garantiu sua primeira vitória no estadual desde que subiu de categoria. Lucas largou na frente e manteve a tocada forte para confirmar a vitória, somando pontos suficientes para entrar na briga pela dianteira da tabela da categoria. Zimermann e Leandro vinham perto do líder, mas ‘Priminho’ acabou errando e saiu da pista, deixando o segundo lugar para o lageano Lemos. “Tudo certo...” disse visivelmente contrariado Zimermann, ainda líder do certame.  “A gente não pode vencer todo dia. Eu treino para vencer, mas não deu. Eu estava em segundo brigando pelo primeiro lugar, passei reto numa curva, recuperei e fiz terceiro, ahhh... tá bom! Na 450cc, foi bem mais difícil contra as 450cc com uma 250cc, tomei muita pedrada, mas ainda consegui buscar um terceiro lugar, e está ótimo pois estou na briga pelo campeonato”,  concluiu Zimermann. Tiago Hort e Sebastião da Silva Jr. completaram o pódio.


Braz do Santos mantém 100% de aproveitamento

Pela VX3, Elvis Schimit saiu na frente e liderou as primeiras voltas. Braz dos Santos soube a hora certa de atacar e garantiu mais uma vitória. Marcio Mielk completou os três primeiros.

Categorias das motos nacionais


Rafael Teske

Pelas Nacionais, disputa intensa e muito equilíbrio. Na 150cc 4T Rafael Teske e Jeferson  Gardini se revezaram na liderança, mas Rafael conseguiu segurar Jeferson nas últimas curvas e garantiu mais uma vitória. Ralf Schaefer andou entres os líderes no início e acabou indo ao chão. Ralf roubou a quarta colocação de Marlon Morh, mas não conseguiu superar Gervásio Frutuoso que garantiu o terceiro lugar, cruzando quase ao lado de Ralf. 


Wandrey Niels

A categoria Nacional 230cc até a pouco tempo mais parecia uma competição monomarca.  Enquanto no Campeonato Catarinense de Motocross uma Yamaha 230cc já havia conseguido vitórias e até um título na categoria nacional, no velocross a marca do diapasão ainda não havia caído no gosto dos pilotos... ainda, pois isso deve mudar. Nessa prova a Yamaha pilotada por Wandrey Niels, o Baco, quebrou a hegemonia da Honda, levando pela primeira vez uma TT-R 230cc ao alto do pódio do Catarinense de Velocross. “A gente está com um projeto muito interessante. A Motos Neno/Yamaha está fazendo os acertos e a moto está ficando muito boa”, disse Wandrey.

Na largada da bateria Ricardo Gargione saiu na frente e liderou as primeiras voltas, seguido por Wandrey e Leandro Lemos que acabou caindo por conta de problemas com o freio dianteiro, precisou para no pit e perdeu uma volta em relação aos lideres. Baco conseguiu superar Ricardo e acelerou forte para confirmar a vitória. Edinilson Batista que bateu na moto de Leandro no início da bateria, depois de uma bela prova de recuperação garantiu o terceiro lugar após vencer a disputa com Handerson Ferreira e Márcio Rover, somando pontos para assumir a dianteira da pontuação. 


Wandrey Niels levou a Yamaha TT-R para a primeira vitória na classe 230cc

Pela Nacional 300cc Leandro e Wandrey se encontraram novamente e alternaram na liderança nas primeiras voltas. Os dois pilotos andaram juntos a prova inteira e Leandro ficou com a vitória, pouco a frente de Baco. “Fiquei agarrado com ele a prova inteira, busquei, mas não consegui passar. Mas vamos para a próxima que vamos continuar trabalhando no acerto da moto”, finalizou o piloto da moto 99.


Leandro Lemos

Embora tenha comemorado a vitória da 300cc, Leandro comentou sobre o seu desempenho na 230cc. Eu tive um problema no manete de freio que trancou devido a uma pedrada e me derrubou... tentei de novo, caí de novo e acabei na 11ª. Mas como o campeonato é longo e tem descarte, acredito que dá para manter a liderança e brigar por esses pontos preciosos. Quero agradecer muito ao meu mecânico Toninho, ao Diego, a toda a minha equipe que veio de Lages e não mediram esforços... o meu abraço para a Ipiranga, o Inter de Lages, meu patrocinadores”, finalizou Leandro que lidera a nacional 300cc e está em segundo na soma total de pontos da 230cc. Guilherme Pereira de volta as competições garantiu o terceiro lugar seguido por Jeferson Círico e Rodrigo da Silva.


Luiz Zimermann comemorando na Nacional Força Livre

Na Nacional Força Livre, Luiz Zimermann e sua DT 200 voltaram a vencer após uma bela prova. Ele largou na terceira colocação e logo no inicio superou Guilherme Pereira. Após algumas voltas de disputa com Júlio Dechamps, Zimermann conseguiu a ultrapassagem e garantiu a vitória.  “A moto 2T é muito forte. Porém nas últimas provas o motor não aguentou... mas aqui deu tudo certo, o motor resistiu e consegui a vitória. Quero agradecer a Motos Neno Yamaha e a Academia Equilibrium, de Blumenau”, disse Zimermann

Júlio completou em segundo com Guilherme em terceiro. Marcelo Severino finalizou com a quarta colocação, suportando a pressão imposta por Maurino Fagundes no final da bateria. 


Denis Bittencourt

Pela VX3 Nacional Denis Bittencourt saiu na frente e acelerou forte para vencer de ponta a ponta. Juarez Alves superou Júlio Freitas e garantiu a segunda colocação. No final da bateria, Júlio teve que suportar a pressão imposta por Vilson Alves para garantir a terceira colocação. 

Categorias de acesso


Sebastião da Silva Jr.

Pela Intermediaria Especial Sebastião da Silva Jr. assumiu a ponta na segunda curva e foi acelerando forte até confirmar a vitória. Eros da Silva venceu a disputa com João Gabriel da Veiga e ficou com a segunda colocação. Ariel Vieira superou Valmir Pereira Jr. e garantiu a quarta colocação. 


Eros da Silva

Na Nacional 230cc Estreantes os três primeiros andaram juntos a prova toda. Eros da Silva assumiu a ponta no final da reta após a largada e foi seguido de perto por Handerson  Ferreira e Murilo Alves. Handerson vinha pressionando Eros mas deixou a moto apagar e perdeu o segundo lugar para Murilo Alves que vinha logo atrás. Orlando Guesser Filho mesmo com uma pequena queda garantiu a quarta colocação, chegando pouco a frente de Rodrigo da Silva. 


Mateus Leandro da Cruz,mini-motos A

Nas categorias de base Mateus Leandro da Cruz saiu na frente e venceu a mini-motos A de ponta a ponta. José Victor da Silva vinha próximo do líder quando deixou a moto apagar e perdeu contato. Vinicius Boing aproveitou e garantiu a segunda colocação, seguido por João Pedro dos Santos. Na mini-motos B, Fabiano Hank ficou com a vitória, seguido pelos irmãos Henrique e Jhonatan Melo. 


Carlos Gervasi

Na 65cc, Carlos Gervasi saiu na frente e venceu de ponta a ponta. Pedro Todt começou na quarta colocação e fez belas disputas. No inicio da bateria, Pedro e Anthonny Gervásio disputaram a terceira colocação. Pedro conseguiu superar Anthonny e no final da bateria fez uma bela disputa com Cauê Kepler, que suportou a pressão até a chegada e garantiu o segundo lugar. 


Mateus Fillipy

Na Júnior (85cc) Darlan Milverstedt saiu na frente mas ainda na primeira volta Diego Heinig assumiu a ponta, seguido por Mateus Fillipy. Após algumas voltas, Matheus superou Diego e acelerou forte até vencer. Diego finalizou em segundo e o piloto da casa, Mayron da Silva, completou com a terceira colocação. 

A terceira etapa do Catarinense de Velocross contou como apoio da Prefeitura de Agrolândia. O Campeonato Catarinense de Velocross 2014 tem a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo, apoio da Motoshop, Motos Neno Yamaha, TBT Suspensões, Destak Transportes e Grupo Geração. A competição terá sequência nos dias 6 e 7 de setembro, na pista do Motódromo Tatutiba, em Blumenau.

Clique e acesse os resultados completos da terceira etapa


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.