Federação Catarinense de Motociclismo

Relembre os melhores momentos
da Festa da Premiação 2016
Texto: Gerson Coas - Reportagem FCM - Fotos: Ricardo Agut

A Festa da Premiação aos melhores do ano do motociclismo de Santa Catarina encerrou oficialmente a temporada 2016 da Federação Catarinense de Motociclismo - FCM. Dessa vez realizada mais cedo, a cerimônia foi feita na primeira sexta-feira do mês de dezembro, dia 2, em São José, na Grande Florianópolis.


Campeões do Velocross

Campeões do Enduro

Diante de amigos, familiares e patrocinadores, além dos campeões, os vices e terceiros colocados de cada categoria das quatro modalidades supervisionadas pela FCM subiram ao palco para receberem os troféus e comemorarem os bons resultados da temporada que passou.


Campeões do Motocross

Campeões do Enduro de Regularidade

Também receberam homenagens os pilotos catarinenses que se destacaram no cenário nacional como Milton Chumbinho Becker e Richard Berois no motocross, e Marisérgio Kons e Guilherme Cascaes no rali. Também foram lembradas algumas pessoas, entidades e empresas que colaboraram com o motociclismo de Santa Catarina na temporada de 2016.


Palhoça e os destaques nacionais: Chumbinho, Kons, Cascaes e Richard

 

Entre os sortudos do Regularidade, a moto foi para o “cataúcho” Santin

Completar a temporada entre os cinco melhores pilotos de Santa Catarina na sua categoria é uma conquista que credencia o competidor a participar da festividade de premiação. Todos esses pilotos receberam seus certificados que dessa vez estavam impressos em formato de placa de sinalização de box. Mas obviamente, todas as vezes o sorteio da moto zero quilômetro gera um interesse a mais dos competidores. E em se tratando de um ano como o esse passou, em que as dificuldades da economia foram sentidos em todos os setores, qualquer ajuda é muito bem vinda.


Os melhores da temporada levaram seus "pit plates" personalizados

Em 2016 o Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade contou com a participação de quatro pilotos da cidade de Erechim/RS. Paulo César de Oliveira, quarto na Sênior; Tailor Manfin, 6º na Over 40; Anderson Rover, campeão invicto na Júnior; e Anilson Santin, terceiro colocado na Novatos.

E foi justamente Santin o ganhador do sorteio da moto Yamaha Crypton, prêmio que mais uma vez ficou para o pessoal do Enduro de Regulariade. Nas últimas quatro edições da festa, foi a terceira vez que a motocicleta foi sorteada para um participante dessa modalidade. Em 2013 Paulo Prigol, vice-campeão da classe Over40 levou a moto para Caçador, e em 2014 a moto ficou com Rafael Ascari Baggio, vice-campeão da classe Sênior.


Presidente da FCM entregou a moto a Anilson Santin

Entretanto, foi a primeira vez que a moto saiu para um piloto residente em outro Estado. A decisão de viajar foi tomada somente poucas horas antes da solenidade, mas Anilson percorreu mais de 500 km entre Erechim e São José, esperançoso de ganhar a moto.  “Acordei às 6h30min e vi num grupo uma postagem do site da FCM que tratava dos troféus, dos certificados e sobre o sorteio da moto. Convidei o Anderson Rover para irmos à festa. Comentei com ele: Vai que ganhamos a moto! Parecia que estava prevendo.”, disse ele.

“A festa foi fantástica... Foi inesquecível. Meus amigos torcendo por mim. Subiram no palco e me jogaram pra cima. Foi muito bom. Emoções pra toda vida. E pode ter certeza, sou cada vez mais Cataucho!”, finalizou Anilson que em 2017 volta a competir filiado a FCM no Enduro de Regularidade.

 

Confira a entrevista completa com o piloto Anilson Santin

FCM - Esse foi o primeiro ano que você fez o catarinense, certo? Já participava antes na Copa Oeste/Motocar ou no Gaúcho?  
Santin – Sempre andei em passeios de trilha. Após o convite de um amigo iniciei ano passado (2015) o enduro regularidade na categoria Novatos aqui no RS, no Campeonato Gaúcho. Esse ano a convite de amigos, nos filiamos a FCM buscando parceria e mais competitividade. O Campeonato Catarinense é muito mais competitivo que o Gaúcho. Em 2016 participei da Copa Motocar, do Catarinense, e do Sulbrasileiro onde fiquei campeão da Novatos.


Santin foi campeão Sulbrasileiro na Novatos. (foto: Gerson Coas/FCM)


FCM - Anilson, você passou a temporada toda entre os ponteiros. Venceu em São Bento do Sul e Braço do Norte, o Enduro das Neves. Qual foi a prova mais marcante da temporada?
Santin – Sem dúvida Braço do Norte. Foram dois dias de chuva e frio, legítimo espírito do Enduro de Regularidade: chegar ao final da prova com a moto funcionando e com fôlego para completar. É muito gratificante compartilhar os momentos com os colegas de enduro. Pilotos de vários estados, momentos inesquecíveis e imperdíveis para nós competidores.

FCM - Erechim esteve só não esteve representada na categoria Máster e Over 50 do Catarinense. Nas demais, todos os pilotos da cidade fizeram bonito. O Anderson Rover foi campeão invícto!
Santin – Sim, foi demais. E ele, o Anderson, foi o meu incentivador.

FCM – Em 2017 vocês vão participar de qual campeonato? Ou ainda não definiram?
Santin – Já definimos. Vamos participar do Catarinense, da Copa Motocar, do Sul Brasileiro e de algumas etapas do Brasileiro. Estamos fazendo preparação física e revisando as motos para temporada 2017.


FCM – E sobre a festa da premiação. Dessa vez valeu cruzar o Estado inteiro. Sabia que a festa da premiação da FCM era daquele jeito? 
Santin – A festa foi fantástica. Já sabia como funcionava, mas a princípio não iríamos. Acordei às 6h30min e vi num grupo uma postagem do site da FCM que tratava dos troféus, dos certificados e sobre o sorteio da moto. Convidei o Anderson Rover para irmos à festa. Comentei com ele: Vai que ganhamos a moto! Parecia que estava prevendo. Foi a pólvora que faltava! E quanto à festa, estão de parabéns!

FCM - E o certificado já está pendurado na parede?
Santin – Sim, no meu escritório com os troféus. Fazem parte da minha história.


FCM - O que você sentiu quando saiu a pedra número nove?
Santin – Fiquei sem reação de tanta surpresa. Foi inesquecível. Meus amigos torcendo por mim. Subiram no palco e me jogaram pra cima. Foi muito bom.  Emoções pra toda vida. E pode ter certeza, sou cada vez mais Cataucho!

FCM – Parabéns pela sua temporada e contamos com você no próximo ano.  E que 2017 seja de muito sucesso e sorte!
Santin – Obrigado, até 2017 com toda certeza.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.