Federação Catarinense de Motociclismo



Marron dá um adeus ao azar e obtém dupla
vitória em Curitibanos - 1ª etapa SX/SC

Texto e fotos: Gerson Coas
 



Categoria Força Livre Especial

Desde que o Catarinense de Supercross passou a ser disputado na cidade de Curitibanos, em 2002, o piloto João Marronzinho ainda não havia vencido por lá. Agora na terceira prova realizada no Parque Pouso do Tropeiro, como parte da programação da XVI Expocentro, as coisas mudaram e Marronzinho conseguiu duas convincentes vitórias, faturando as classes 125cc e força livre.

Por conta da chuva que caiu forte durante a semana, os treinos do sábado foram cancelados, mantendo-se intacta a pista e porque não dizer, a integridade dos pilotos. E como a previsão era de sol para todo o final de semana, a FCM concentrou toda a programação da etapa no domingo.


Ademir Todeschini, cat. Intermediária

Rafael Espíndola, cat. Intermediária

Começa o Catarinense de Supercross 2004

Rafael Espíndola largou na frente na bateria da intermediária, mantendo a liderança até a quinta volta quando caiu, sendo superado por Ademir Todeschini. Nesse mesmo momento Maicon Kraemer que ocupava a terceira colocação acabou errando num duplo-mesa e foi ao chão. Por estar num local de risco para ser atendido, o diretor Vitor Smakovicz interrompeu a corrida. Felizmente nada de grave. Na relargada Espíndola novamente saiu melhor, mas logo Todeschini botou de lado e assumiu a liderança para não mais perde-la. Ari Duarte que se enroscou no início, caindo para a

João Marronzinho # 259 e Chistopher "Pipo" Castro #146, cat. 125cc

Chistopher "Pipo" Castro, cat. 125cc
sexta posição, conseguiu boa recuperação e terminou em terceiro.

Na 125cc Cristopher "Pipo" Castro, de Honda dois tempos, largou melhor. Marronzinho com uma CRF 250cc passou a persegui-lo, sem deixar espaço. Da terceira para a quarta volta, Marronzinho já se mostrava bem à vontade com a moto e ao mandar o triplo da chegada iniciou a ultrapassagem, concretizada duas curvas depois. Pipo se manteve próximo, mas sem conseguir um contra-ataque. Em terceiro ficou Ramón Corrêa, um dos poucos que ainda não tinham pilotado naquele traçado.

A força livre foi tão emocionante e disputada quanto à 125cc, porém com um grande susto. Ao abrir a terceira volta Ramon que seguia atrás de Marronzinho e Luiz Zimermann não alcançou a recepção da última rampa do triplo (cerca de 22 metros), batendo com a dianteira na face de projeção do salto. A moto virou de frente e Ramon foi arremessado metros à diante. Como a bateria ainda estava no início, novamente Smakovicz não hesitou em suspende-la para dar um melhor atendimento ao piloto que sofreu uma fratura no pulso direito.


Luiz Henrique Zimermann, cat. Força Livre Especial

João Marronzinho, cat. Força Livre Especial


No reinício Ademir Todeschini largou na frente, mas logo foi superado por Marron e Zimermann que dispararam na liderança impondo um ritmo bastante forte. "Eu tentei ficar na cola do Marron, mas nos instantes finais começou faltar fôlego e ele abriu um pouco", comentou o gripado Zimermann. Em seguida foi a vez de Pipo Castro superar Todeschini que acabou ficando com a quarta colocação.

Na 60cc a vitória foi de Gabriel Gentil que num dia de muita inspiração, acelerou forte e ganhou a torcida ao mandar várias manobras nos saltos. O campeão do Circuito Verão 2004, Douglas dos Santos, que nos treinos também conseguia fazer o traçado num ritmo bastante forte, na prova teve problemas com o freio da sua KTM e não pode impor o mesmo gás. Aliás, falando em treino, o piloto Jorge Coronel Júnior também não teve um dos seus melhores dias. O garotinho caiu no salto da chegada quando realizava a segunda sessão de treinos. Na queda ele deslocou o cóccix.


Gabriel Gentil, cat. 60cc

Tauan Brenner, cat. 50cc

Já os pilotinhos da 50cc, esses sim não tiveram problema nenhum. Eles escalaram perfeitamente todos os saltos e mandaram até alguns pulos. Tauan Brener, O mais experiente deles, foi o vencedor, seguido de Luciano Oriano Júnior, Leonardo F. Silva Neto e da garotinha Camila Kraemer, que até então só havia pilotado nas pistas de velocidade na terra.

A segunda etapa do acontece neste final de semana, dias 15 e 16, em Biguaçu, como parte da programação da Big Fest.

Resultado final da etapa

Classificação do Catarinense de Supercross


Categoria Intermediária

Ramon Correa, cat. 125cc

Douglas dos Santos, cat. 60cc

Jorge Coronel Jr, cat. 60cc

Pódio categoria Força Livre Especial

Pódio categoria 125cc

Pódio categoria Intermediária

Pódio categoria 60cc

Pódio categoria 50cc

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.