Federação Catarinense de Motociclismo


  Caçador Moto Clube abre curso de direção defensiva
A iniciativa do CMC visa diminuir índice de acidentes com motociclistas
Reportagem FCM
 

Há nove anos, quando o Caçador Moto Clube (CMC) foi fundado, cerca de 300 motos circulavam pela cidade. Atualmente, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) até o mês de março já eram 2.578 motos. Nada de mais se não fosse o grande número de acidentes envolvendo motociclistas no município. De acordo com o levantamento apontado pelo jornal "A Notícia", edição de 19 de junho, somente no último mês foram 19 ocorrências em Caçador, sendo duas com vítimas fatais. Os registros da Polícia Militar mostram que a média de ocorrências na cidade é ainda maior: 25 acidentes por mês, sem contar os casos em que só há danos materiais.

Assustados com tamanha negligência por parte, não somente dos motociclistas, mas também de condutores de automóveis, o Caçador Moto Clube tomou a iniciativa de promover um curso de direção defensiva. Esse trabalho é realizado freqüentemente pelo CMC com os seus mais de 90 associados, o que tem rendido um baixo índice de acidentes envolvendo essas pessoas. "Nós do CMC, através de eventos esportivos e encontros, contribuímos para o aumento de motos na cidade e nos sentimos na obrigação de fazermos algo para diminuirmos estes acidentes", disse Gilberto Moreira, presidente do CMC.

Agora esse trabalho do motoclube poderá ser ampliado. O cidadão ao comprar uma moto, será encaminho ao CMC, aonde será ministrado o curso. Segundo Moreira os centros de formação de condutores, oferecem uma base teórica pequena e a prática menor ainda. "Ninguém, jamais, pode dizer que sabe andar de moto. Afinal todos os dias passamos por situações novas e a reciclagem é a chave para tentarmos diminuir esse alto índice de acidentes, no qual o motociclista sempre é o para choque, sofrendo senão a morte, lesões graves", afirmou o presidente.

Por mais esse motivo é que a iniciativa é tão importante. Esse curso, que deve ser iniciado nos próximos dias, irá auxiliar os motociclistas com conhecimentos práticos e teóricos e, assim, tentar garantir maior segurança.

O curso de direção é uma parceria do Caçador Moto Cube com as revendas de motocicletas da cidade, Departamento Municipal de Trânsito e Polícia Militar.

CRONOGRAMA DO CURSO

DIREÇÃO DEFENSIVA

Educando com valores
Riscos, perigos e acidentes
 
DIREÇÃO DEFENSIVA
Dicas de direção defensiva
 
A MOTOCICLETA
Manutenção preventiva periódica
Funcionamento da motocicleta
O pneus de sua moto requer cuidado
Suspensão
Direção
Sistema de iluminação
Freios
 
O MOTOCICLISTA
Equipamento de proteção
Como evitar desgastes físico relacionado a maneira de pilotar
Uso correto dos retrovisores
Problemas da concentração
O constante aperfeiçoamento
Conduzindo uma motocicleta
 
VIAS DE TRÂNSITO
Fixação da velocidade
Curvas
Ultrapassagem
Estreitamento de pista
Acostamento
Condições do piso da pista de rolamento
Trechos escorregadios
Sinalização
Calçadas ou passeio público
Árvores e vegetações
Cruzamento entre vias
 
O AMBIENTE
Chuva
Aquaplanagem ou hidroplanagem
Neblina ou cerração
Vento
Frio
Fumaça proveniente de queimadas
Condição de luz
 
REGRA GERAL IMPORTANTE
Regra geral importante

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.