Os catarinenses encararam trechos de areia... |
... e outros de muita velocidade. Ike Klaumann foi o mais rápido de todos |
Os resultados dos pilotos de Santa Catarina na abertura do Campeonato Brasileiro de Rally, definitivamente não foram apenas sorte de principiantes não. Na segunda etapa da competição, o Rally Rota Sudeste, eles confirmaram a sede de vitórias ficando com três das seis primeiras colocações da prova: Ike Klaumann foi o vencedor na classe extreme e no geral; Aristides Mafra Júnior venceu a classe production e foi quarto no geral; e Jackson Feubak ficou em quarto na extreme e sexto na geral.
Ainda conseguiram bom desempenho Guto Klaumann que foi quarto na classe sport, e Ivo Mayer, oitavo colocado na production. Denísio do Nascimento que foi o segundo colocado na production e quinto colocado na classificação geral do primeiro dia, no domingo teve problemas e terminou a prova na 12ª colocação da sua categoria.
O Rally Rota Sudeste foi disputado durante este primeiro final de semana de abril, dias 5 e 6, em São Manuel, interior de São Paulo. Foram dois dias de muita velocidade em uma fazenda de eucaliptos, com o solo variando de arenoso a terra batida. No total foram percorridos 338 km, dos quais 183 foram cronometrados e 155 de deslocamento. No sábado o trecho cronometrado foi de 72 km e no domingo de 111 km.
Ike foi o mais rápido do final de semana entre os 72 participantes de motos e quadriciclos. Ainda em fase de adaptação com a Suzuki DR-Z 400, ele alterou a relação da moto, prevendo que as condições seriam próximas as do Rally de Barretos, quando a o motor lacrava em última marcha. “Optei em colocar uma relação mais longa na moto. Porém os trechos tinham bastante areia e eram mais travados, o que no sábado dificultou a pilotagem, pois a moto não correspondia de acordo nas saídas de curva, perdendo assim segundos preciosos. Tive uma pequena queda, mais não foi nada grave.Terminei o dia na segunda colocação na categoria e na geral com 1’ 45” atrás do Juca Bala”, disse.
Como para o domingo os pilotos iriam encarar trechos travados novamente, Ike em conversa com o seu pai, o também piloto Sérgio Klaumann, decidiu trocar a relação da moto, deixando-a mais curta. “Já nos primeiros quilômetros da especial consegui notar a diferença. No quilômetro 48 que era o abastecimento, já havia tirado 1’20” sobre o primeiro colocado; entre o quilômetro 70 a 80 consegui alcançar o Juca e fazer a ultrapassagem. Após, optei em fazer uma tocada mais segura, para não cometer erros e chegar ao final sem tomar uma queda, o que poderia tirar as chances da vitória”, relatou Ike que venceu a etapa do domingo e a prova no geral com o tempo acumulado de 2h28’17”, com vantagem de 54” para o segundo colocado Joaquim Gouveia, o Juca Bala.
Mafra Jr. que faturou a categoria rally production nos dois dias da prova, ficou em quarto no geral com a diferença de 5’05” para o campeão Ike Klaumann.
Confira os resultados completos da prova acessando o endereço:
http://www.arenaenduro.com.br/eventos/rally/rally-rota-sudeste/resultado.htm
Mais informações sobre a modalidade
07/10/19 Etapa foi realizada nos dias 05 e 06
02/08/19 Prova reuniu mais de 50 pilotos
24/07/19 Primeira etapa acontece em Rio Negrinho
22/07/19 Etapa acontece em Rio Negrinho
09/06/18 As etapas seguem no sábado e domingo, no Tocantins
23/04/18 Prova teve início no dia 12 e a final no dia 15
05/06/17 Piloto catarinense é bicampeão da terceira edição do Rally Baja Jalapão 500
20/11/13 Ricardo Martins é bicampeão brasileiro de Rally Cross Country
17/10/13 Joinville recebe agora a terceira etapa do Catarinense de Cross Country