Federação Catarinense de Motociclismo

Ike Klaumann e Mafra Júnior vencem
no Rally Rota Sudeste
Texto: Gerson Coas / Reportagem FCM - Fotos: Gabriel Barbosa

Os catarinenses encararam trechos de areia...

... e outros de muita velocidade. Ike Klaumann foi o mais rápido de todos

Os resultados dos pilotos de Santa Catarina na abertura do Campeonato Brasileiro de Rally, definitivamente não foram apenas sorte de principiantes não. Na segunda etapa da competição, o Rally Rota Sudeste, eles confirmaram a sede de vitórias ficando com três das seis primeiras colocações da prova: Ike Klaumann foi o vencedor na classe extreme e no geral; Aristides Mafra Júnior venceu a classe production e foi quarto no geral; e Jackson Feubak ficou em quarto na extreme e sexto na geral.

Ainda conseguiram bom desempenho Guto Klaumann que foi quarto na classe sport, e Ivo Mayer, oitavo colocado na production. Denísio do Nascimento que foi o segundo colocado na production e quinto colocado na classificação geral do primeiro dia, no domingo teve problemas e terminou a prova na 12ª colocação da sua categoria.

O Rally Rota Sudeste foi disputado durante este primeiro final de semana de abril, dias 5 e 6, em São Manuel, interior de São Paulo. Foram dois dias de muita velocidade em uma fazenda de eucaliptos, com o solo variando de arenoso a terra batida. No total foram percorridos 338 km, dos quais 183 foram cronometrados e 155 de deslocamento. No sábado o trecho cronometrado foi de 72 km e no domingo de 111 km.

Ike foi o mais rápido do final de semana entre os 72 participantes de motos e quadriciclos. Ainda em fase de adaptação com a Suzuki DR-Z 400, ele alterou a relação da moto, prevendo que as condições seriam próximas as do Rally de Barretos, quando a o motor lacrava em última marcha. “Optei em colocar uma relação mais longa na moto. Porém os trechos tinham bastante areia e eram mais travados, o que no sábado dificultou a pilotagem, pois a moto não correspondia de acordo nas saídas de curva, perdendo assim segundos preciosos. Tive uma pequena queda, mais não foi nada grave.Terminei o dia na segunda colocação na categoria e na geral com 1’ 45” atrás do Juca Bala”, disse.

Como para o domingo os pilotos iriam encarar trechos travados novamente, Ike em conversa com o seu pai, o também piloto Sérgio Klaumann, decidiu trocar a relação da moto, deixando-a mais curta. “Já nos primeiros quilômetros da especial consegui notar a diferença. No quilômetro 48 que era o abastecimento, já havia tirado 1’20” sobre o primeiro colocado; entre o quilômetro 70 a 80 consegui alcançar o Juca e fazer a ultrapassagem. Após, optei em fazer uma tocada mais segura, para não cometer erros e chegar ao final sem tomar uma queda, o que poderia tirar as chances da vitória”, relatou Ike que venceu a etapa do domingo e a prova no geral com o tempo acumulado de 2h28’17”, com vantagem de 54” para o segundo colocado Joaquim Gouveia, o Juca Bala.

Mafra Jr. que faturou a categoria rally production nos dois dias da prova, ficou em quarto no geral com a diferença de 5’05” para o campeão Ike Klaumann.

 

Confira os resultados completos da prova acessando o endereço:

http://www.arenaenduro.com.br/eventos/rally/rally-rota-sudeste/resultado.htm


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.