Federação Catarinense de Motociclismo

Cascaes vence o XXI Enduro de Blumenau
e reassume a liderança do Catarinense
Texto: Divulgação - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

Cascaes reasumiu a liderança do campeonato na cat. máster

Cléber Schulz após duas vitórias está em segundo na cat. máster

O XXI Enduro Cidade de Blumenau aconteceu neste domingo, 18 de maio, com saída e chegada no CTG Fogo de Chão. O tempo estava perfeito, com temperatura bem agradável. Cerca de 100 pilotos encararam o desafio de percorrer os 142 quilômetros de trilhas da melhor qualidade, em pouco menos de seis horas.

A prova organizada pelo Moto Clube de Blumenau (MCB), foi válida pela sétima e oitava etapas do Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade e também pela quinta e sexta etapas da Copa Grande Floripa da modalidade.

Os organizadores tiveram a grande preocupação com a segurança dos pilotos, porém sem poupá-los, pois, além de ter que acelerar forte para andar no tempo, precisaram de "cabeça fresca" para navegar. “A intenção foi fazer uma prova sem dificuldades de trajeto, mas com uma boa dose de navegação. Quanto às médias é sempre a mesma discussão, não é possível agradar a todos, neste sentido o que fizemos foi colocar médias justas e neutros no final das trilhas, assim o pessoal que gosta de acelerar não reclama e os eventuais atrasos podem ser recuperados antes do próximo trecho”, disse Wolfgang Carlos Fischer integrante do MCB. 

      A prova passou por muitas das velhas trilhas já conhecidas dos pilotos que participaram de prova em Blumenau, mas nem por isso, deixou de ser diferente dos anos anteriores. O início da prova ocorreu na trilha do Down Hill, que fica praticamente no centro da cidade, e é uma trilha tradicional de Blumenau, servindo como um esquenta para os braços dos pilotos. Depois disso um pequeno deslocamento até chegar na trilha do Sesi, depois uma parada na sede do MCB com direito à uma voltinha na pista e então o primeiro neutro.

A prova teve continuidade em trechos de reflorestamento da Coteminas, trilha da Paralela, Proibida, Gelo e Rio, alguns laços "grandes" e também pega bobos, retornando para a Sede do MCB, onde teria mais uma volta na pista, mas por um erro em uma referência teve que ser cancelada. “É isso mesmo, conferimos várias vezes e o erro passou”, lamentou Fischer.

A segunda metade da prova repetiu as entradas e saídas de trilhas, porém os trajetos eram sempre diferenciados, mais um neutro e mais trilhas, com a Proibida, Paralela ao contrário e a famosa e não menos tradicional “Trilha do Mosquito”, até chegar novamente na trilha do Sesi para fechar os mais de 140 km de prova. 

     Na chegada, o MCB preparou uma surpresa para os pilotos entregando o relatório de passagem da primeira etapa, desta forma os pilotos já puderam avaliar suas “tocadas” na primeira parte da prova. Logo em seguida, por volta das 16:30hs foram entregues os relatórios de passagem completos e às 17:00hs, conforme previsto no regulamento complementar, foi feita a premiação da prova. 

     Guilherme Cascaes, piloto da cidade de Tubarão, confirmou a boa fase e foi o grande vencedor da categoria máster e reassumindo assim a liderança na competição. “Comecei o ano bem, ganhando a abertura do catarinense e do Sul brasileiro, porém, após dois segundo lugares, havia perdido a liderança do Catarinense, posição que acabo de recuperar em Blumenau”, disse Cascaes muito satisfeito com o resultado e com a organização da prova. “Pra mim, é a prova ideal, trilhas sem enrosco, médias justas e neutros técnicos no final das trilhas. Outro ponto positivo foi a agilidade da apuração,  na chegada, já estava pronto a primeira etapa e não demorou muito pra ficar tudo pronto. Houve apenas um erro na planilha, onde souberam reconhece-lo e cancelar o trecho. A organização está de parabéns... Soube juntar um ótimo roteiro, médias justas, planilha bem desenhada e bastante neutros, deixando a prova segura”, relatou Cascaes.

Na segunda posição ficou o vencedor das duas últimas provas na competição e até então líder da categoria, Cleber Schulz, que completou a prova com os dois pneus de sua moto furados. “Isso nunca tinha acontecido comigo, mas mesmo assim consegui terminar a prova e ficar em segundo na categoria”, disse Cleber. Já o atual campeão catarinense da categoria, Genoir Bruning, finalizou a prova na terceira posição.

Na categoria sênior, Marcio Roberto Galatto, depois de um tempo sem competir, voltou e quebrou a seqüência de vitórias do piloto de Curitibanos, Brahian Popinhak. “Fiquei um tempo parado, vim para Blumenau para rever os amigos, ainda acabei tirando o troféu dos meninos. Tem que acelerar meninada....”, brincou Galatto. Para ele a prova de Blumenau foi ótima. “Referencias perfeitas, médias compatíveis, trilhas abertas, sem tranqueiras. A organização está de parabéns pelo evento. Abraço a todos, e até a próxima”, finalizou o piloto de Criciúma. Brahian ficou com a segunda posição e o representante de São Bento do Sul, Leandro Preisler, em terceiro.

Eder “Rato” Marcondes que chegou em Blumenau liderando a categoria over, com cinco vitórias em seis etapas realizadas, conseguiu manter o desempenho. Eder venceu a parte da tarde e no geral em Blumenau. “Comecei um pouco desconcentrado e no início cometi alguns erros de roteiro e cheguei a ser alcançado por alguns competidores, aí então resolvi me concentrar e tentar buscar mais esta vitória e foi o que aconteceu, na parte final consegui recuperar a diferença que havia perdido pela manhã e abrir quase 300 pontos do meu principal concorrente”, disse Eder, referindo-se a Adriano Milton Preisler, primeiro colocado na parte da manhã e vice-líder da categoria. Para Eder a prova foi um sucesso. “Todos sabem da dificuldade de se realizar uma prova, principalmente de regularidade, são inúmeras conferências, conversas com proprietários de terras, limpeza, etc... Mas o pessoal do MCB fez tudo direitinho e a prova foi novamente um grande sucesso”, conclui Eder parabenizando os organizadores pelo evento.

Na categoria júnior mais uma vez deu o piloto de Braço do Norte, Lucas Goulart que manteve o seu domínio na categoria. “Uma prova que elevou o nível dos pilotos, muito roteiro e médias justas, fazendo desta prova um espetáculo. Queria parabenizar os pilotos da ASCPE que deram um show e venceram quatro das cinco categorias disputadas”, disse Lucas, que assim como Cascaes, Galatto e Eder Marcondes, são pilotos que representam a ASCPE – Associação Sul Catarinense de Pilotos de Enduro.

Lucas Arenhart, assim como seu xará da categoria júnior, manteve a hegemonia vencendo novamente a categoria novatos. “A prova foi show, as médias estavam boas e as trilhas melhores ainda .... No final da primeira etapa cometi um erro de navegação e fiquei bem atrasado, porém na segunda etapa (a melhor na minha opinião) deu tudo certo e consegui recuperar. Gostaria de agradecer a Equipe Hoeluz e parabenizar o pessoal do Moto Clube de Blumenau pela excelente organização!”, disse Lucas.

O XXI Enduro Cidade de Blumenau foi organizado pelo Moto Clube de Blumenau, teve a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo e o patrocínio da H Parts, Riffel e Regata Motos.

A próxima etapa do catarinense acontece nos dias 7 e 8 de junho em Braço do Norte.

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.