Federação Catarinense de Motociclismo

Começou o 82º ISDE - International Six Days Enduro
Texto: Divulgação - Fotos: Valdecir Augustin

Os catarienses Jackson Feuback, Guto Klaumann e Ike Klaumann...

Ike Klaumann

Guto Klaumann

Feuback

A 82ª edição do International Six Days Enduro (ISDE) iniciou nessa segunda-feira e já mostrou que será uma prova de resistência mesmo. O primeiro dia foi de muita areia, mas segundo o catarinense Sérgio Henrique Klaumann, o Ike, para essa terça ainda será pior. "O trajeto é o mesmo do de ontem, com a passagem das quase 600 motos, as especiais ficaram detonadas. Sem dúvida, será bem mais cansativo e teremos um maior desgaste nas motos", comentou o piloto HAG ISDE Team.

Para Sérgio Augusto Klaumann, o primeiro dia foi muito cansativo e dolorido "Estava fazendo a segunda especial, andando muito bem, até que uma queda me deixou com muita dor no braço e costelas, ficou até um pouco difícil de respirar, mas mesmo assim consegui completar a prova", disse Guto, também piloto da equipe HAG ISDE.

O também catarinense Jackson Feuback, ficou em uma situação ainda pior. Com a suspensão traseira de sua moto quebrada, o piloto teve que andar a maior parte do tempo em pé e aí o desgaste foi maior. "Consegui completar o primeiro dia mesmo com a suspensão da moto quebrada e isso me desgastou um pouco fisicamente, mas vim para essa competição bem preparado e isso irá me ajudar muito nos próximos dias", contou

O pentacampeão brasileiro de enduro, Felipe Zanol, teve diversos problemas mecânicos e por pouco não abandonou a competição. "Cai no primeiro teste especial, depois tive problemas com o radiador e finalmente o motor começou a dar sinais de problemas. Acho que vai se difícil continuar na competição, mas vamos insistir", disse Zanol.

O paulista Jefferson de Brito abandonou a competição após sofrer uma dura queda ainda no primeiro deslocamento. Ele foi removido para o hospital da cidade e está fora de perigo.

O piloto mais rápido de ontem foi o norte-americano Kurt Caselli.

Nessa terça os pilotos percorrem o mesmo trecho do primeiro dia, ou seja, 253 km com seis trechos especiais.

 

A competição

O ISDE é uma competição anual entre nações, disputada desde 1913 em vários países do planeta. O Brasil já foi sede da competição em 2003, quando foi realizada em Fortaleza, CE. Em 2006, a prova foi disputada na Nova Zelândia, e em 2008 será a vez da Grécia recepcionar os mais de 500 competidores, provenientes de várias partes do mundo.

Um total de 516 pilotos inscritos na competirão durante seis dias seguidos de enduro com moto. Em disputa, o Troféu Mundial, competição entre times nacionais com cinco integrantes cada. Os demais se dividem entre a disputa do Troféu Mundial Júnior, também entre times nacionais com quatro integrantes; o Troféu Clube, entre times com três integrantes; e ainda, o Troféu Individual, o Troféu Feminino, e as cobiçadas medalhas de ouro, prata e bronze, conquistadas por todos aqueles que completam a prova.

Além do Chile, com 119 pilotos, os Estados Unidos competem com a delegação mais numerosa: 43 integrantes divididos entre as categorias. A menos numerosa é a Romênia, com apenas um representante. O Brasil não estará representado nas categorias Troféu Mundial e Troféu Mundial Júnior, mas contará com 11 representantes listados abaixo com seus respectivos numerais da competição, todos eles experientes e apaixonados pelo esporte. Eles disputarão a categoria Troféu Clube divididos em três times e dois pilotos pilotos somente disputarão no individual:

 

Equipe

Integrantes

REX RACING

Jean Pierre Buttazzi Jr. (407), Clodoaldo Shoji (331), e Jeferson de Brito (448)

R2

Jesus Fernandez (230), Luiz Toaldo (398), e Jackson Feubak (478).

HAG ISDE TEAM

Gregório Caselan (266), Guto Klaumann (503), e Ike Klaumann (548).


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.