Federação Catarinense de Motociclismo

Dobradinha catarinense na abertura
do Sul-brasileiro de Regularidade
Texto: Gerson Coas / Reportagem FCM - Fotos: Valdecir Augustin / arquivo FCM

Guilherme Cascaes vem acumulando vitórias nos últimos meses

As motos tomam conta do centro de Taquara / RS

Cascaes estreou no Sul-brasileiro e venceu

Genoir venceu a etapa do sábado e ficou em segundo na geral

Zé do Lelo foi terceiro na sênior

Éder Rato, segundo colocado na over

Os catarinenses foram mais uma vez os destaques do Enduro dos Pampas, também disputado no final de semana passado, dias 8 e 9 de março. A primeira prova do Campeonato Sul-brasileiro de Regularidade, que entra na sua quarta edição, teve como ponto de partida a pequena e acolhedora Taquara, município na base da Serra Gaúcha.

Após 295 km de prova subiram ao pódio Guilherme Cascaes e Genoir Bruning com dobradinha na liderança da máster; José Carlos Vitório, o Zé do Lelo, que ficou em terceiro na sênior; Éder “Rato” Marcondes e Guto Krautz que fizeram a segunda e terceira colocações na over; e Lucas Goulart, terceiro colocado na júnior. Além disso, mais 19 pilotos catarinenses ficaram na zona de pontuação.

“Os pilotos da equipe catarinense mostraram que tem chances de conquistarem os títulos do Sul-brasileiro 2008”, disse Éder Marcondes, piloto e representante da FCM na comissão organizadora do Sul-brasileiro de Regularidade, referindo-se bom rendimento dos pilotos na abertura do campeonato.

Vice-campeão Catarinense de Regularidade de 2007, Guilherme Cascaes, venceu a prova somando a mesma pontuação do seu rival no estadual, Genoir Bruning. No sábado Genoir foi o melhor, perdendo 222 pontos, seguido do gaúcho Erasmo Kreling com 250 e Cascaes com 265 pontos perdidos na terceira colocação.

No domingo, porém, Cascaes foi o mais certeiro dos pilotos da máster, vencendo a etapa com apenas 93 pontos perdidos. Kreling foi novamente o segundo colocado com 121 pontos e Genoir ficou em terceiro com 140 pontos perdidos.

No total 45 pontos ganhos para os catarinenses, com a vantagem para Cascaes, e 44 pontos para o terceiro colocado Kreling.

“A prova estava muito boa. No sábado largamos e retornamos ao mesmo local com trilhas bem diversificadas, com o predomínio de bastantes pedras soltas e descampados com pedras escondidas no mato. As médias bem justinhas e um roteiro pra frente, sem laços. No domingo estava melhor ainda, trilhas mais técnicas e médias mais apertadas, Resumindo, uma seqüências de estradinhas e trilhas mais pesadas, como a do ‘Bom Sai’ e a descida da ‘Serra do Pinto’. Este trecho tirou o fôlego da maioria dos pilotos, pois é uma descida íngreme com degraus de pedra lisa, onde muitos chegaram com seus tempos estourados no final.

A chegada foi próxima a BR-101, ao lado de Torres. Com isso, facilitou a volta dos pilotos dos outros estados. De acordo com Cascaes o maior adversário dos pilotos foi o forte calor dos dois dias. O sol não deu trégua e deixou a temperatura muito alta durante a competição.

“Fiquei muito feliz com meu resultado. Meu objetivo era conseguir terminar a prova, visto que já sabia do alto grau de dificuldade das trilhas da região, e terminar a prova como Campeão, não poderia ter sido melhor. Esse é meu primeiro ano no Sul-brasileiro e começar na categoria máster com vitória, me dá força para me empenhar cada vez mais. Estou bem confiante para esse ano e pretendo participar do campeonato Sul-brasileiro de Regularidade todo, além do Catarinense e Copa Sul (ASCPE) de Regularidade e FIM. Realmente a organização do Pampas, Lazzaretti, Helio Guedes e Cia, está de parabéns”, finalizou Cascaes.

Para Éder “Rato” que tem em seu currículo duas vitórias do Enduro dos Pampas, o título de campeão do Sul-brasileiro em 2005 e vice-campeão em 2006 na categoria over, a segunda colocação no geral da over foi satisfatória para o início da temporada.

Éder, entretanto, aprofundou a sua avaliação da prova como integrante da comissão dirigente do campeonato. “O sucesso foi como o esperado e vamos torcer para que continue assim. O roteiro que foi escolhido tem que ser elogiado, além das médias compatíveis com as categorias. O primeiro dia de prova foi mais técnico, com trechos travados e outros mais abertos. Já o segundo dia bem mais rápido, trilhas para frente, e destaco que o ponto alto foi a descida da serra, beirando os cânion da divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram 3,2 km de descida com grau de dificuldade extremamente alto. Foi praticamente um extreme test no final da prova”, relatou.

Porém, Éder destacou um detalhe a ser observado por todos os organizadores de provas.

“Apenas um ponto negativo preciso ressaltar: a planilha. Na sua impressão ficaram números e tulipas muito pequenas, dificultando a visualização. No segundo dia tive que aumentar as referências para conseguir enxergar com a moto em movimento”, disse Éder.

 Para essa quarta edição do campeonato os organizadores buscaram um meio termo em relação aos anos anteriores, voltando a ter duas provas por Estado, com eventos de um ou dois dias. As próxima etapas serão disputadas em uma prova de um dia, 4 de maio, na área do Genoir, em São Ludgero, Sul de Santa Catarina.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.