Federação Catarinense de Motociclismo

Jackson Keil vence na abertura do Campeonato
Brasileiro de Velocross
Texto: Divulgação - Fotos: Divulgação e arquivo FCM

Jackson Keil venceu a força livre nacional

Leandro Lemos ficou em segundo na VX2

Gilberto Rosa é o coordenador do Campeonato Brasileiro de Velocross

Rio Negro - PR deu o início ao tão esperado Campeonato Brasileiro de Velocross. A prova de abertura foi realizada nesse final de semana, dias 19 e 20 de abril, juntamente com a segunda etapa do Campeonato Paranaense.

A chuva que começou no sábado e só parou no domingo, espantou vários pilotos que na hora “H” desistiram, alguns já inscritos, outros, esperaram até a última hora e não criaram coragem. As categorias 55cc e TR-F 50 foram canceladas devido as condições da pista. Nas demais categorias, principalmente nas nacionais, os pilotos encontraram muita dificuldade, a pista ficou pesada e eles tiveram que se esforçar pra terminar a prova. Das treze categorias disputadas no domingo, oito fazem parte  do Campeonato Brasileiro. Pilotos de vários estados compareceram, principalmente do Sul do país onde essa modalidade é frequentemente  realizada.

Já passava das 11 horas da manhã, início das provas, quando a chuva resolveu dar uma trégua, o público começou a chegar e o Motódromo Maximiano Pféffer ficou completamente lotado. A tarde, o sol resolveu aparecer para abrilhantar ainda mais a disputa, para alguns, mais uma etapa de Estadual, enquanto para outros, a primeira de um Campeonato Nacional. Na ocasião todas as categorias que eram válidas pelo Brasileiro tiveram o gate cheio, uma vez que para essa modalidade o número de motos para a largada é de 30.

As categorias 180cc e TT-R 230cc largaram juntas. Eduardo Berti e Jorge Henrique Fonseca, ambos de Santa Catarina, mas filiados no Paraná, venceram as provas respectivamente.

Na Força Livre Nacional a vitória foi do catarinense Jacson Keil. Na classe Lander o vencedor foi o paranaense Edson de Souza.

A VX3 nacional até então era dúvida, não se sabia se faria parte do brasileiro pelo número de inscritos. Mais a expectativa superou, foram 30 inscritos e o paranaense César Cernach que é o atual campeão da categoria no estadual, larga na ponta, tem problemas e abandona a prova. Giovanni Valente que largou em sexto leva a melhor e vence a bateria.

Na VX3 especial vitória tranqüila, de ponta a ponta, do paranaense Sandro da Rosa.

Na VX2 a briga foi acirrada entre o paranaense Rafael Faria, piloto também do motocross nacional que se recupera de uma fratura no fêmur, e o catarinense Leandro Lemos. Leandro larga na frente e após seis volta na liderança tem problemas. Rafael que largou em quarto se recupera e fica em primeiro, Leandro em segundo.

Enfim chega a categoria mais esperada da tarde, a VX1. A briga foi entre os pilotos Rafael Faria e Paulo Stédile, ambos do Paraná. É isso mesmo, Paulo Stédile! Ele volta ao cenário nacinal e em grande estilo. Largando na ponta Stédile lidera a prova durante sete voltas, é ultrapassado por Rafael, e retoma sua posição novamente por mais duas voltas. Rafael com sua juventude luta contra a experiência de Paulinho que está a tanto tempo longe das pistas. Rafael vence e Paulinho fica em segundo.

Para o presidente da Federação Paranaense e coordenador do Campeonato Brasileiro de Velocross, Gilberto Rosa, o Juba, a abertura do campeonato foi um sucesso. “Atingimos todas as expectativas. O Campeonato Brasileiro almejado por tantos deu seu ponta pé inicial. Tivemos um excelente número de inscritos e de público, é claro que falando em Sul do país isso é normal. Nosso objetivo é levar esses números para todos os lugares onde o campeonato passar e que essa modalidade e seus participantes seja reconhecida e valorizada”, disse Juba que tem uma paixão extra por essa modalidade. “Foi nela que comecei, tentei ser piloto, mais não deu...”, finalizou.

A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Velocross foi organizada pela Federação Paranaense de Motociclismo, promoção do Moto Clube e da Prefeitura Municipal de Rio Negro. Patrocínio Yamaha e Pro Tork. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo. A proóxima etapa será em Terezópolis - RJ.

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.