Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinenses conquistam bons resultados
no Brasileiro de Regularidade
Texto: Gerson Coas - Reportagem FCM - Fotos: Valdecir Augustin

Na cat sênior Brahian Popinhak ficou em primeiro lugar na geral e...

... José Carlos Vitório em segundo na geral

Gilson Barpp primeiro lugar nos dois dias na cat júnior...

... Emerson Natalino terceiro lugar

Guilherme Cascaes terceiro lugar na máster...

....e Genoir Bruning quinto colocado

Na sênior Leandro Preisler, segundo lugar no sábado e sexto lugar no domingo

Dário Júlio de Souza líder da cat máster

Sandro Hoffmann primeiro lugar na máster

Foram dois primeiros lugares e mais quatro pódios. Brahian Popinhak e José Carlos Vitório fizeram dobradinha catarinense na categoria sênior. Gilson Barpp faturou a primeira posição nos dois dias de prova na júnior e Emerson Natalino foi o terceiro. Guilherme Cascaes e Genoir Bruning ficaram com o terceiro e quinto lugar respectivamente na categoria máster.

O enduro dos Lobos que aconteceu neste último final de semana na cidade de Guarapuava – PR, válido pelas 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro e Sul-Brasileiro de Enduro de Regularidade, ficou marcado por ter sido uma prova com nível técnico muito alto, já que não faltou foi emoção, e as dificuldades do trajeto foram muitas.

Uma prova de perder vários pontos, médias bastante justas e muitas trilhas lisas e travadas, quase sem trechos de estradas, algumas dentro da mata e outras em reflorestamentos, vários trechos com subidões, muitas pedras e raízes. Não bastasse o grande percurso, contando com 170 km no sábado e 175 km no domingo, a forte chuva que caiu na sexta-feira a noite, deixou as trilhas muito lisas e alguns trechos quase que intransponíveis.

Para Brahian Popinhak vencedor na classificação geral dos dois dias (primeira no sábado e segundo no domingo) na categoria sênior, a prova foi a mais difícil que já participou. “Estava super difícil, mais ainda bem que estava assim para todos, onde a resistência e a persistência de apenas poder continuar na prova prevaleceu”, relatou Brahian que completou. “Foi uma prova do tipo que sempre gostei de andar, molhado, lisa, e quanto maior a dificuldade da prova mais chances de eu obter um bom resultado, e foi o que aconteceu. Estou muito feliz por esse resultado em uma prova válida pelo Campeonato Brasileiro e agora mais otimista ao título do Sul-Brasileiro”, conclui.

Ainda na categoria sênior, outros catarinenses tiveram bons resultados. José Carlos Vitório ficou na segunda posição na geral, após vencer a etapa de domingo, e Leandro Preissler com um segundo lugar no sábado, terminou a prova na sexta posição.

Na categoria júnior, Gilson Barpp não deu chances a ninguém, faturando a primeira posição nos dois dias de competição. “Fiz uma boa prova, apesar de todas as dificuldades. Estou muito feliz, pois consegui vencer os dois dias de uma prova do Brasileiro”, comemorou Gilson.

Na etapa de sábado as três primeiras posições na categoria júnior foram catarinenses. Além do vencedor Gilson Barpp, Emerson Natalino e Lucas Goulart terminaram na segunda e terceira posições respectivamente. Emerson não consegui repetir o bom desempenho no domingo, mas na soma dos resultado obteve a terceira posição. Lucas com problemas de saúde não competiu no domingo.

Na over, com a ausência do atual campeão catarinense Éder Marcondes, o melhor catarinense foi o piloto de Palhoça, Carlos Augusto Krautz, com um sexto lugar. “Tudo deu errado para mim este final de semana. No sábado a moto em várias vezes desligava e para ligar novamente era uma dificuldade. No domingo estava andando bem, mas a corrente arrebentou e perdi mais de 30 minutos para poder voltar à prova”, disse Guto Krautz.

O mais constante da categoria foi o mineiro, Heleno Gontijo de Sousa, com a terceira colocação, no primeiro dia e, com a segunda posição no segundo dia, conseguiu a primeira colocação na classificação geral. Na segunda posição ficou Vitor Malgarise, seguido do paranaense Marcos César Szyminovicz.

Competindo apenas no domingo, quem levou a categoria novatos foi o paranaense Vagner Fritzen.

Já a principal categoria, máster, os catarinenses mostraram mais uma vez estar entre os melhores pilotos do Brasil na modalidade. Cascaes ficou em terceiro, somando um terceiro e um segundo lugares, e Genoir ficou em quinto no geral, com um quarto e um terceiro lugares. No alto do pódio ficou o capixaba Sandro Hoffmann, seguido do líder do certame Dário Júlio.

Considerando que a prova teve quase 350 km no total, quilometragem que está bem acima da média habitual das provas do Sul, o resultado de Cascaes foi surpreendente. E o melhor, em se tratando do Campeonato Sul-brasileiro, foi ele o campeão da prova na máster. “Apesar das dificuldades, andei bem. Levei alguns tombos e sabia que ficaria numa posição boa. À noite, já com resultado na mão, fiquei sabendo que havia ganhado a etapa. Porém, após um protesto, fui muito prejudicado com o cancelamento de um PC, caindo para terceiro. No domingo, as trilhas estavam um pouco menos pesadas, pois o sol ajudou a secar o terreno, mas as médias continuaram apertadas. Mesmo assim, foram vários trechos com subidas bem lisas onde acabei perdendo pontos preciosos que me tiraram da disputa pelo primeiro lugar. Terminei o dia em segundo, atrás apenas do líder do campeonato Brasileiro, Dário Júlio. Já pelo Sul-Brasileiro terminei os dois dias em primeiro, assumindo assim a liderança isolada. Fico feliz com meu resultado”, disse Cascaes, que também aproveitou para medir como está o nível dos pilotos que lideram o Brasileiro.

Assim como Cascaes, Genoir também tentou beliscar a vitória. Mas um “perdido” no sábado e alguns errinhos na tarde de domingo o tiraram da briga pelo melhor resultado. “No sábado eu estava bem até numa parte com seis referências de 20 em 20 metros, onde passei uma delas e perdi o trajeto. Voltei, mas demorei dois minutos para recuperar, e com isso fiquei de fora da briga do primeiro lugar. No domingo as trillhas estavam melhores e as médias continuaram altas. Durante o dia vários subidões onde alguns pilotos da máster e sênior não conseguiram subir. De manhã estava bem concentrado na prova e andando forte, mas já perto do final da prova cometi alguns erros e passei dois PCs com bastante atraso . No sábado fiquei em quarto e domingo fiz um terceiro lugar”, concluiu Genoir.

A próxima prova do catarinense de regularidade será em Iomerê, nos dias 12 e 13 de julho. No final de semana seguinte acontece o quarto confronto do sul-brasileiro, na cidade de Bento Gonçalves – RS.

  

 Confira a classificação da etapa:

Categoria Máster

1- Sandro Hoffmann
2- Jomar Grecco
3- Guilherme Cascaes
4- Genoir Bruning
5- Dario de Souza

Categoria Sênior
1- Brahian Kast Popinhak
2- Leandro Preissler
3- José carlos Vitório
4- Helâindo Jales
5- Moacir de Oliveira

Categoria Over
1- Vitor Malgarise
2- Marcos César S. 
3- Heleno de Souza
4- Péricles Dutra
5- Carlos  Krautz

Categoria Júnior
1- Gilson Barpp
2- Emerson Natalino
3- Lucas Goulart
4- Ricardo Viganó
5- Ramon Gebieluca Alves

Categoria Novato
1- Juliano da Rosa
2- Leandro de Oliveira
3- Paulino Piveta
4- Nilton Feitosa Viana
5- Giovanni Brigido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.