Federação Catarinense de Motociclismo

Dois campeões e um vice-campeonato para SC
no Campeonato Brasileiro de Enduro 2008
Texto e fotos: Divulgação

Fabriani foi o catarinense melhor colocado na categoria Enduro 1

Ricardo Martins ficou na sétima posição na E2

Na categoria E3, Marcão Bettoni garantiu o terceiro lugar

Na E3 Yuri fraturou a clavícula e ficou de fora da briga pelo título

Gean competiu na E4

Deividy chegou na competição em primeiro mas acabou em terceiro

Martinho foi o campeão da E4

A grande final do Campeonato Brasileiro de enduro de 2008 aconteceu na cidade de Suzano no interior de São Paulo, nas dependências do parque aquático Magic City. Das quatro categorias em disputa, três foram decididas na última etapa. Na Enduro 1 o mineiro Nielsen Bueno (Imox Racing Husqvarna) já havia faturado o título tanto da categoria como da geral do Campeonato por antecipação, deixando a briga pelo vice-campeonato para o piloto paulista Felipe Limonta (Suzuki Petrobras/Freelight/Multiracig) com o Carioca Rafael Braga Pinho (Mpr Brasil).

Limonta levou a melhor no critério de desempate. Ambos empataram no número de pontos. O melhor catarinense na categoria foi Marcio Fabriani do Nascimento de Garopaba (Mormaii - Academia Pinguirito - Posto Nestor - Santa GPS – Jornal) que conseguiu a sétima posição.

Na Categoria Enduro 2 o gaúcho Gregório Caselani confirmou o bi-campeonato na categoria e o vice-campeonato na geral. Os irmãos mineiros Rippi e Rigo Gallieu ficaram como vice-campeão e terceiro colocado consecutivamente na categoria. O melhor catarinense colocado na categoria foi Ricardo Martins de Palhoça (Construmartins/ Martins Automoveis) que ficou na sétima posição, mesmo só tendo participado de quatro etapas, devido a uma fratura.

Já na categoria Enduro 3 a disputa que foi a mais apertada em todo o campeonato, entre o catarinense Rafael Gaertner (H Parts / Durag) e o paulista Francisco José Marino (J.Toledo/Reebok/Asw Racing/Via Brasil Academia) ficou ainda mais acirrada na última etapa. Marino apesar de ganhar as duas etapas, não conseguiu o título de Campeão Brasileiro, por que Rafael Gaertner fez dois segundos lugares e ficou campeão pela diferença de apenas um ponto.

Outro catarinense ainda ficou em terceiro lugar, Marcos Roberto Bettoni de Balneário Camboriu que disputava a terceira posição com o também piloto de Balneário Camboriu Yuri Boing, mas que infelizmente fraturou a clavícula no primeiro dia de prova, e facilitou as coisas na disputa.

Na categoria Enduro 4, Deividy de Zorzi de Balneário Camboriú (Nitrogenius Produtos Quimicos) chegou em Suzano liderando o campeonato com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado tendo outros três catarinenses ao seu encalço Martinho Duarte Roussenq de Imarui (Valmorzinho Motos Honda/CB Motos/Neoprene Brasil) , Gean Carlos Frutuoso de Palhoça (Motosuper) e José Carlos Vitório de Paulo Lopes.

Como apenas Deividy e Martinho foram a Suzano a decisão ficou entre eles. No primeiro dia de prova o piloto paulista Mitchel Simões (Scott / Pakato / Multi Racig) entrou na briga, para deixar tudo mais complicado, e venceu a primeira etapa por uma diferença incrível de apenas um décimo de segundo, deixando Martinho em segundo lugar e Deividy de Zorzi em terceiro na pontuação.

No segundo dia de prova Martinho veio decidido a levar o título para casa, e venceu a etapa de forma brilhante deixando Mitchel em segundo e Deividy em terceiro, faturando o título do Campeonato Brasileiro na Enduro 4, com Deividy de Zorzi como vice-campeão.

 O Campeonato Brasileiro de Enduro foi disputado em 10 etapas, nas Cidades de Bueno Brandão / MG, Natal / RN, Paulo Lopes / SC, Ibirama / SC, e Suzano / SP. 

  Confira os cinco primeiros de cada categoria

 Enduro 1

1 Nielsen Bueno, 250pts

2 Felipe Limonta, 147pts

3 Rafael Braga Pinho, 147pts

4 André Spaca Di Paolo, 145pts

5 Stefano Pereira, 134pts

 

Enduro 2

1 Gregório Caselani, 216pts

2 Ripi Galileu Ferreira de Oliveira, 203pts

3 Rigor Rico Ferreira de Oliveira, 167pts

4 Diego Collet, 157pts

5 Vitor Pinheiro Siqueira, 155pts

 

Enduro 3

1 Rafael Gaetner, 230pts

2 Francisco José Marino, 229pts

3 Marcos Roberto Bettoni, 176pts

4 Yuri Boeing, 144pts

5 Clodoaldo Shoji Uemura, 91pts

 

Enduro 4

1 Martinho Duarte Roussenq, 166pts

2 Deividy de Zorzi, 163pts

3 Gean Carlos Frutuoso, 115pts

4 José Carlos Vitorio, 91pts

5 Giovani Galzerano, 82pts


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.