Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL - O que rolou na lama da abertura do Catarinense
de Supercross em Balneário Camboriú
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas - Reportagem FCM

Largada da SX3 ocorreu sob forte chuva

 Anderson Cidade (SX1), Richard Berois (SX3), Fábio Lobo (Intermediária), Tauan Brenner (85cc) e José Brayan (65cc) saíram na frente na temporada do Catarinense de Supercross 2010. A etapa de abertura da competição foi no último final de semana de fevereiro, 27 e 28, em Balneário Camboriú, e emoção foi o que não faltou em uma etapa chuvosa e com muita lama.

Mas mesmo com condições climáticas não favoráveis, o público lotou as dependências da pista que abriu as portas da modalidade no município. “A condição climática não tirou o brilho da competição e o empenho da Federação e dos organizadores em realizar um evento com qualidade e sucesso”, enfatizou o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Sandro Bernardoni.


Os responsáveis pelo Supercross em Bal. Camboriú. No centro Bernardoni

Segundo ele, há possibilidades da competição voltar ao município ainda nesta temporada. “Conversei com o Presidente da FCM, o Kiko, e já sinalizei a intenção em receber mais uma etapa do Supercross no segundo semestre. Se isso acontecer, vamos apoiar o evento para que tenha mais sucesso ainda do que foi o desse domingo”, contou.

Como as condições climáticas não eram das melhores, a programação da etapa sofreu alterações. Os garotos da 50cc terão que esperar a próxima etapa para matar a vontade de acelerar, já que a direção de prova preferiu cancelar a bateria para não pôr em risco a segurança dos pequenos.

Mas não foi só a categoria de base que sofreu com as condições da pista. Ao invés de duas baterias com somatório de pontos, a principal categoria, a SX1, foi reprogramada para ter apenas uma bateria. Não haveria tempo hábil de recolocar as motos em condições de disputar uma segunda bateria, e tampouco a maioria dos pilotos estariam dispostos a correr duas vezes naquela situação.


Choveu durante a maior parte da tarde

 

Homenagem

Além das disputas, a etapa de abertura do Catarinense de Supercross foi marcada por uma homenagem emocionante da organização da prova ao piloto paranaense Eduardo Rudnick, que faleceu no dia 20 de fevereiro, vítima de uma forma rara de câncer.


A homenagem ao pilotinho Rudnick emocionou a todos...

  


... depois coube ao locutor Valério animar o público que estava sob a chuva

 

SX1 – Com o terreno muito pesado, a principal categoria largou com Anderson Cidade e Marcello “Ratinho” Lima na ponta, enquanto João Paulo Fetlz passou reto na primeira curva e no retorno à pista derrubou o seu primo Victor Feltz. Anderson fechou a volta inicial em primeiro com Ratinho logo atrás. Mas o atual campeão catarinense de motocross não teve o início de temporada que esperava. Na terceira volta, Ratinho teve problemas para segurar a moto no triplo da chegada, e acabou caindo. Sem conseguir religar o motor, depois de várias passagens dos ponteiros decidiu abandonar. Seu irmão, Eduardo Lima também não estava no seu melhor dia e abandonou vítima de um pedaço de faixa de demarcação de pista enrolada no seu cubo traseiro. “Fui bem nos treinos e no warm-up, e a expectativa era boa, mas a chuva e o barro deram trabalho a todos os competidores. Em certo momento minha mão escorregou e não consegui evitar a queda, felizmente nada grave aconteceu. Corrida com mau tempo é assim mesmo, cheia de imprevistos. Na próxima há de ser diferente, pois quero brigar pela taça”, destacou Ratinho.


Anderson Cidade, vencedor da SX1

 Enquanto isso Anderson  se mandava na frente, deixando a briga pelo segundo lugar pegar fogo entre João Paulo Feltz e Gabriel Gentil. João Paulo assumiu a segunda posição na segunda volta e ficou por lá até a sexta, quando Gabriel que pressionava de todo o jeito conseguiu tomar a posição. João Paulo não desistiu e vinha na cola de Gabriel, que acabou caindo na décima volta, dando a posição novamente para João Paulo, que estava logo atrás. Gabriel ainda tentou recuperar a posição, mas não teve mais tempo. “O mau tempo foi um obstáculo a mais nesta corrida, o que tornou tudo mais difícil. Mas mesmo assim, foi uma boa prova. Espero estar sempre entre os primeiros nas próximas etapas para poder segurar o caneco por mais um ano”, comentou Gabriel, atual campeão da categoria.


Marcello Ratinho caiu e não pontuou na etapa

 


Anderson (23) e Gabriel Gentil

 Com a briga pelo segundo lugar cada vez mais quente, Anderson Cidade só teve o cuidado de administrar a posição e seguir para a primeira vitória da temporada, embora em algumas situações, mesmo com mais de 30” de vantagem para o segundo colocado, se arriscou saltando o triplo ou o duplo-mesa num momento que só ele ainda fazia.... a explicação: “Achava que o Rato estava na minha cola! Só depois eu o vi parado fora da pista!”, disse Anderson que completou. “Vim trabalhando bastante na pré-temporada. Estava precisando de uma vitória, já que não fiz uma boa temporada em 2009. Corrida na lama é sempre difícil, não têm favoritos. Mas mantive a calma, consegui ficar em pé e vencer a prova, o que foi o melhor de tudo”, destacou o vencedor que também homenageou o colega Rudnick, ao subir no lugar mais alto do pódio e dedicar à ele a sua vitória. “Hoje eu corri de luto. Essa vitória vai para o Eduardo Rudnick”, disse.


João Paulo Feltz (25) e Jonathan Batista (913)

 Luiz Henrique Zimmermann que foi o mais rápido dos treinos do sábado com a pista seca, e Jhonatan Batista, completaram o pódio, com a quarta e a quinta posição, respectivamente.


Luiz Henrique Zimermann foi o mais rápido com a pista seca

  


Festa no pódio da SX1

 

SX3 - A vitória foi de um novato na categoria. Richard Berois estreou com o pé direito na classe dos mais experientes e subiu no lugar mais alto do pódio depois de disputar a posição durante quase toda a prova com Ademir Todeschini.

Todeschini largou na frente, mas teve sempre em sua cola, Richard Berois. De tanto insistir, Berois conseguiu a ultrapassagem, aproveitando de um erro de Todeschini. “Esperei o Todeschini errar para ultrapassar sem bater. Não quis arriscar muito porque a pista estava pesada”, comentou.


Richard venceu na sua estréia da SX3

Depois de assumir a posição no final da oitava volta, Richard só teve o trabalho de administrar a posição e vencer. “A prova foi muito mais do que eu esperava. Fiquei três semanas sem treinar por conta de uma lesão, vim para a prova só para contar pontos e acabei saindo com a vitória”, comemorou.

Completaram o pódio Ademir Todeschini, Erivelto Nicoladelli, Léo Lopes e Ingo Júnior.


Ademir Todeschini se empolgou com o resultado: vou disputar o campeonato!

 


Erivelto Nicoladelli acelerou forte e ficou em terceiro

 

Intermediária – Nessa classe quem despontou como favorito foi o catarinense por opção Marcos Paulo Holtman, que dominou os dois treinos de sábado e o warm-up no domingo. Na bateria oficial, Holtman largou na frente e já se encaminhava para a vitória, quando sofreu uma queda faltando três voltas para o final da bateria, deixando a posição escapar. Quem se deu bem com o erro do líder, foi o também paranaense Aristeu Kist Júnior, que ao assumir a liderança, só administrou a posição para vencer. Enquanto Aristeu se mandava na frente, Holtman enfrentou problemas para ligar a moto e voltou para a prova na quarta posição, mas já sem tempo para tentar recuperar a liderança.


Largada da intermediária: Holtman na frente!

 


Fábinho Lobo correu com cuidado e o resultado foram os 25 pontos da etapa

 Aristeu venceu, mas quem comemorou mesmo foi Fábio Lobo, que ao terminar na segunda posição na sua prova de retorno após aquela fratura em Capinzal, na penúltima etapa do Riffel MX 2009, saiu na frente no campeonato, já que o paranaense não pontua no estadual. Paulo de Pieri, Marcos Holtman e Anderson Robl completaram o pódio.


Marquinhos Holtman fez o melhor tempo de volta da bateria

 


Pódio da intermediária: Holtman, Fabinho, Aristeu, De Pieri e Anderson Robl

 

Categorias de base

65cc - O gaúcho Enzo Lopes foi o mais rápido nos treinos e repetiu a boa atuação quando o gate baixou pra valer. O piloto largou na frente e já na primeira volta levantou o público ao ser um dos poucos em todas as baterias a encaixar um duplo. Dali em diante foi só administrar. Enzo até chegou a cair, mas não foi prejudicado já que tinha uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, Arthur Todeschini.

 No final, vitória para Enzo, seguido de Arthur, José Brayan, Kauê Vieirae Leonardo Souza. Como Enzo e Arthur não pontuam no Catarinense, José Brayan começa o campeonato na liderança.


Largada da 65cc

 


Enzo Lopes

 


Arthur Todeschini

 

85cc – Essa foi a bateria com as maiores disputas da tarde em Balneário Camboriú. Agora correndo para valer nessa categoria, Rodrigo Riffel começou na frente, mas antes de completar a segunda volta foi surpreendido pelo piloto da casa, Tauan Brenner, que assumiu a liderança ao mandar o salto de chegada. Mas nada estava resolvido, logo depois de assumir a liderança, Tauan caiu e perdeu a posição para Rodrigo, que voltou a ficar na frente. Aliás, dos garotos que estavam com as 150cc 4T, Tauan com o seu maior porte físico levou vantagem. Os demais acabaram sofrendo mais para ficar em pé. Nessa, vantagem descarada para as 85cc 2T. 


Na volta inicial, a ultrapassagem de Tauan em cima de Rodrigo

E o troca-troca de posições não parou por aí. Depois de reassumir a posição, Rodrigo também caiu e dessa vez foi ultrapassado por Pedro Henrique Rosa Bueno, o Pepe, e também por Tauan. Pepe assumiu a liderança na quarta volta e conseguiu administrar até a vitória. “A prova estava bastante difícil, muito pesado o terreno, mas não cai nenhuma vez e isso me ajudou muito a vencer”, disse Pedro que venceu com uma KTM 85cc.

 Tauan Brenner, representante da casa, terminou a prova na segunda posição, mas é o líder do campeonato, já que Pepe não pontua no Catarinense. “Foi uma prova muito difícil, todos os treinos foram com terrenos diferentes da prova. Muita lama. Tive um problema na embreagem também, mas o que vale é a experiência, estou feliz com o resultado”, disse Tauan.

Rodrigo Riffel foi o terceiro colocado, seguido de Vinicius Rosa, em quarto, e Enzo Lopes, em quinto.


Pepe Bueno

 


Tauan Brenner

 


Rodrigo Riffel perseguido por Pepe Bueno

 


Pódio da 85cc: Vinícius, Tauan, Pepe, Rodrigo e Enzo

 

A prova foi realizada pela Associação de Pais e Pilotos de Motocross de Santa Catarina (APPMXSC), com o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes. Supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) e organização de Brenner Racing.

A próxima etapa do Catarinense de Supercross será nos dias 10 e 11 de abril, na cidade de Ituporanga. O estadual de Supercross tem o apoio da Riffel Motospirit, Motoshop Peças e Acessórios, Geração Motos e Destak Transportes.

Confira o resultado final:
Categoria SX1
1) 23 - Anderson Cidade - 13:10.483
2) 25 - Joao Paulo Feltz - 31.432
3) 1 - Gabriel Gentil - 32.919
4) 727 - Luiz Henrique Zimmermann - 1 Volta
5) 913 - Jhonatan Batista - 1 Volta
6) 191 - Leandro Smakovicz - 1 Volta
7) 40 - Victor Feltz - 3 Voltas
8) 128 - Anisio Clasen - 6 Voltas

Categoria SX3
1) 46 - Richard Berois - 11:49.879
2) 172 - Ademir Todeschini - 20.507
3) 45 - Erivelto Nicoladelli - 51.477
4) 216 - Leo Lopes - 57.508
5) 193 - Ingo Gielow Junior - 1 Volta
6) 76 - Sandro Botelho - 1 Volta
7) 49 - Rogerio Schmitt - 2 Voltas
8) 510 - Francisco Uhlick - 3 Voltas

Categoria Intermediária
1) 377 - Aristeu Kist Junior - 11:43.854
2) 715 - Fabio Lobo - 24.248
3) 218 - Paulo de Pieri - 36.576
4) 23 - Marcos Paulo Holtman - 1 Volta
5) 354 - Anderson Luis Robl - 1 Volta
6) 103 - Pablo Ricardo Sebben - 1 Volta
7) 177 - Gabriel Zilário Claudino - 3 Voltas
8) 765 - Bruno Varela - 3 Voltas
9) 219 - Fernando Fraga - 4 Voltas

Categoria 85cc
1) 35 - Pedro Henrique Rosa Bueno - 8:56.842
2) 8 - Tauan Brenner - 36.688
3) 500 - Rodrigo Riffel - 39.753
4) 97 - Vinicius Rosa - 1:00.209
5) 2 - Enzo Lopes - 1:25.439
6) 9 - Hallex Dalfovo - 1 Volta
7) 400 - Gustavo Henrique Henn - 1 Volta
8) 89 - Luciano Oriano Jr - 3 Voltas

Categoria 65cc
1) 2 - Enzo Lopes - 9:26.600
2) 20 - Arthur Todeschini - 49.327
3) 98 - José Brayan - 2:01.715
4) 28 - Kaue Vieira - 1 Volta
5) 45 - Leonardo de Souza - 1 Volta
6) 33 - Bruno Couto - 2 Voltas
7) 34 - Wagner da Silva Oliveira - 3 Voltas

Classificação do Catarinense de Supercross
Categoria SX1
1º) Anderson Cidade - 25 pts
2º) Joao Paulo Feltz - 22 pts
3º) Gabriel Gentil - 20 pts
4º) Luiz Henrique Zimmermann - 18 pts
5º) Jhonatan Batista - 16 pts
6º) Leandro Smakovicz - 15 pts
7º) Victor Feltz - 14 pts
8º) Anisio Clasen - 13 pts

Categoria SX3
1º) Richard Berois - 25 pts
2º) Ademir Todeschini - 22 pts
3º) Erivelto Nicoladelli - 20 pts
4º) Ingo Gielow Junior - 18 pts
5º) Rogerio Schmitt - 16 pts
6º) Francisco Uhlick - 15 pts

Categoria Intermediária
1º) Fabio Lobo - 25 pts
2º) Paulo de Pieri - 22 pts
3º) Marcos Paulo Holtman - 20 pts
4º) Anderson Luis Robl - 18 pts
5º) Gabriel Zilário Claudino - 16 pts
6º) Bruno Varela - 15 pts
7º) Fernando Fraga - 14 pts 

Categoria 85cc
1º) Tauan Brenner - 25 pts
2º) Rodrigo Riffel - 22 pts
3º) Vinicius Rosa - 20 pts
4º) Hallex Dalfovo - 18 pts
5º) Gustavo Henrique Henn - 16 pts
6º) Luciano Oriano Jr - 15 pts

Categoria 65cc
1º) José Brayan - 25 pts
2º) Kaue Vieira - 22 pts
3º) Leonardo de Souza - 20 pts
4º) Bruno Couto - 18 pts
5º) Wagner da Silva Oliveira - 16 pts


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.