Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL - Grandes disputas na terceira etapa
do Catarinense de SX em Curitibanos
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / FCM

Largada SX1

 

O sol apareceu nesse domingo, 9, em Curitibanos depois de alguns dias de chuvas intensas na cidade para abrilhantar ainda mais as disputas da terceira etapa do Campeonato Catarinense de Supercross, principal atração do último dia da 20ª Expocentro, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. “O Supercross trouxe o sol para abrilhantar ainda mais a festa aqui em Curitibanos, e novamente foi sucesso na Expocentro”, disse o prefeito Vanderley Agostini.

Mais uma vez, a etapa especial de Dia das Mães trouxe milhares de pessoas para a pista fixa do Parque Pouso do Tropeiro para acompanhar as disputas das cinco categorias e o domínio da equipe Yamaha/Geração na SX1 com Gabriel Gentil, João Paulo Feltz e Anderson Cidade e na SX3 com Richard Berois, além da vitória de Venício Voigt (intermediária), Rodrigo Riffel (85cc) e José Brayan (65cc).


Homenagem às Mães

 

 SX1 – Na primeira bateria da SX1 disputa entre Anderson Cidade, João Paulo Feltz e Gabriel Gentil. Anderson largou na frente e liderou até a oitava volta, quando se enroscou com Gabriel Gentil, seu companheiro de equipe, e caiu para a terceira posição.

Gabriel assumiu a ponta, e administrou com uma pequena vantagem para João Paulo Feltz. “Larguei mal na primeira bateria, mas consegui recuperar e ultrapassar o Anderson, segurar o João Paulo e vencer”, comentou Gabriel.

Anderson nas últimas voltas se aproximou de João Paulo, mas não teve tempo para recuperar a posição e terminou em terceiro.


Gabriel Gentil

 

Na segunda bateria da SX1, Anderson Cidade novamente largou na frente e acelerou tudo, chegando a abrir quase 10 segundos de vantagem para o segundo colocado, Gabriel Gentil. Anderson liderou até a 18ª volta quando ao mudar de traçado caiu em um buraco e novamente perdeu a posição para seus companheiros de equipe Gabriel Gentil e João Paulo Feltz, que estavam logo atrás.


Anderson Cidade

 

Anderson ainda tentou recuperar a posição, mas a bateria já estava no finalzinho. “Foi uma pena, cheguei a abrir quase 10 segundos, estava bem, mas infelizmente cai no buraco e a prova já estava no fim”, comentou.

Bom para Gabriel Gentil que venceu a segunda bateria, a etapa e ainda assumiu a liderança da competição. “Estava muito cansado, mas mantive a tranqüilidade, pois sabia que mesmo se o Anderson vencesse, eu sairia como vencedor da etapa, então só esperei um erro dele para assumir a liderança da prova e vencer novamente”, disse Gabriel, que junto com Anderson e João Paulo participou da segunda etapa do Arena Cross, no sábado, 8, na cidade de Indaiatuba. Os três pilotos viajaram durante toda a madrugada, mais de 700 quilômetros para chegar a tempo em Curitibanos e disputar o estadual de Supercross.


João Paulo Feltz

 


Victor Feltz

 


Leandro Smakovicz

 

 Na soma dos resultados vitória de Gabriel Gentil, seguido de João Paulo Feltz, Anderson Cidade, Victor Feltz e Leandro Smakovicz.

SX3 – Na SX3, vitória de mais um integrante da equipe Yamaha/Geração. Richard Berois venceu a terceira etapa consecutiva e se isolou na liderança da competição.

Richard largou na frente e nas primeiras voltas teve a companhia de Erivelto Nicoladelli, na disputa pela primeira posição. Nicoladelli não conseguiu acompanhar o ritmo de Richard que abriu boa vantagem e venceu tranqüilo a terceira etapa consecutiva. “Foi uma ótima prova. Tive o Nicoladelli, que é um grande piloto como adversário. Esses bons resultados são fruto do trabalho que venho fazendo para disputar os campeonatos nacionais, com isso fica um pouco mais fácil no Estadual”, comentou.


Richard Berois

 

“Não consegui me soltar. Estava correndo muito tenso, travado, e por isso não tinha como andar rápido. Na minha região não temos pista de supercross, hoje fez falta”, comentou Nicoladelli.


Erivelto Nicoladelli

 

Mirko André dos Santos, Marcelo Roberto Holtman, Rogério Schmitt e Marcos Roberto Holtman, completaram o pódio da categoria.


Mirko dos Santos

 

Intermediária - A classe Intermediária foi uma das mais disputadas da tarde. Fábio Lobo largou na frente e liderou até a terceira volta, quando caiu no triplo e abandonou a prova. “Atravessei no salto e não consegui corrigir. Bati o ombro. Assustou, mas não deu nada”. Luis Felipe Claudino, que vinha logo atrás assumiu a liderança, na companhia de Venício Voigt. A partir daí, a troca de posições foi constante, Luis Felipe e Venício se revezaram na ponta e quando faltavam apenas três voltas para o final, Luis Felipe se desequilibrou e caiu jogando a vitória no colo do oponente. Marquinhos Holtman que largou bem e teve uma pilotagem constante, ficou em segundo e assumiu a liderança da competição. Alexandro Zuque, Mirko André dos Santos e Carlos Schneider Filho completaram o pódio.

 “Foi uma prova muito boa, tive uma disputa legal com o Luis Felipe, mas fiquei muito cansado. Agora é preparar ainda mais, para repetir esses bons resultados nas outras etapas”, comentou o vencedor.


Fábio Lobo

 


Luis Felipe Claudino

 


Luis Felipe Claudino (#55) e Venício Voigt (#111)

 


Venício Voigt

 


Marquinhos Holtman

 

 85cc – Rodrigo Riffel foi absoluto na categoria 85cc. O piloto largou na frente, acelerou tudo e venceu com uma volta de vantagem para o segundo colocado, Luciano Oriano Júnior, que também participou do Arena Cross no sábado junto com Gabriel Gentil, João Paulo Feltz e Anderson Cidade. Gustavo Fernandes foi o terceiro e Leonardo Machado o quarto colocado.


Rodrigo Riffel

 


Luciano Oriano Júnior

 

 65cc – Pela 65cc, José Brayan que elegeu a sessão de costelas como o obstáculo mais difícil da pista venceu de ponta a ponta, seguido de Wagner Oliveira, Bruno Couto, Kauê Vieira e Henrique Schmitt.


José Brayan

 


Wagner Oliveira

 

 A terceira etapa do Catarinense de Supercross foi uma realização da Prefeitura Municipal de Curitibanos e Moto Clube Pé na Lama, com supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) e apoio de Riffel Motospirit, Hparts, Destak Transportes e Motoshop.

Clique e confira o resultado completo da etapa

Clique e confira a classificação extra-oficial após três etapas


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.