Federação Catarinense de Motociclismo

ENTREVISTA: Fábio Nascimento faz uma
análise de sua temporada em 2010
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM - Fotos: Divulgação

Foto:Arquivo Pessoal

Dando sequencia a série de entrevistas com os pilotos catarinenses que se destacaram na temporada 2010, a equipe de reportagem da FCM conversou com Fábio Nascimento, campeão brasileiro de Enduro FIM na categoria E4.

O piloto, representante da cidade de Garopaba, região sul de Santa Catarina, fez sua estreia na competição nacional em 2010 conquistando o título e se tornando um dos destaques da temporada. Nesta entrevista, Fábio faz uma análise da temporada que passou e conta o que espera para 2011. Confira:

FCM: Como você avalia a temporada 2010?

Fabio: Apesar do campeonato não ter seguido o cronograma corretamente, consegui acompanhar todas as etapas pelo Brasil e me consagrar campeão com muita dificuldade, um dos fatores é porque meus concorrentes locais eram de muita técnica, mas deu tudo certo.

FCM: Em 2010, você conquistou o título brasileiro de enduro e foi um dos destaques do estado no campeonato nacional. Esta foi a sua melhor temporada no esporte?

Sim, sem dúvida! Consegui ter a sorte de estrear com chave de ouro o campeonato.

FCM: O que você considerou determinante para os bons resultados e o sucesso da temporada passada?

O meu resultado foi melhorando a cada prova, consegui vencer duas etapas muito difíceis: Belo Horoizonte/MG, aonde meus concorrentes eram muito bons, e Natal/RN, que além dos concorrentes o clima foi um grande obstáculo. O que foi determinante para os resultados foi a minha moto, que consegui através dos meus patrocinadores Ipiranga e Mormaii, deixar bem regulada de acordo com cada terreno, com isso minha liderança no campeonato começou a se definir, alem do meu treinamento.

 FCM: Quais foram as suas principais dificuldades na busca pelo título nacional?

A principal foi o deslocamento para cada etapa. E em cada etapa teve sua dificuldade especifica para mim. Em Farroupilha/RS a prova de 70 km por volta sobre pedras foi alucinante e meu preparo ajudou muito. Em Natal/RN foi sem dúvida o calor. Belo Horizonte/MG foi o terreno e os pilotos que competiam comigo, "eita povo bom demais da conta sô!", e na última etapa, além da dificuldade de correr três dias sobre pedras, foi o desafio de correr com o joelho lesionado e muita dor. Essa lesão ocorreu 10 dias antes na final do campeonato catarinense.

FCM: Como está a recuperação da lesão? O tratamento comprometerá seu início de temporada?

Fiz a cirurgia logo quando cheguei da etapa final do campeonato brasileiro, operando o ligamento cruzado e dois menisco do joelho direito. Hoje, com 50 dias de cirurgia tenho me suspreendido com a melhora dos movimentos, tenho feito fisioterapia constantemente, pra ver se consigo pegar o campeonato sem perder nenhuma etapa.

FCM: Qual sua expectativa para a temporada 2011?

Renovar meus patrocínios e correr atrás do bicampeonato.

FCM: Quais campeonatos você pretende disputar?

Campeonato Brasileiro de FIM

FCM: Você já tem equipe definida para 2011? Qual moto usará nesta temporada?

Não tenho equipe para 2011. Correrei na mesma categoria com Crf230 

FCM: Como está a sua preparação para a temporada 2011?

Da moto estou ausentado por recomendações, volto com os treinamentos em março.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.