Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinense de Velocross e Copa Contestado juntos
mais uma vez em Canoinhas neste final de semana
Texto e fotos: Gerson Coas / Reportagem FCM

Pela segunda vez na temporada 2011 a cidade de Canoinhas, no Planalto Norte, recebe uma prova conjunta do Campeonato Catarinense e Copa Contestado de Velocross. No próximo final de semana, dias 10 e 11 de setembro, a pista do Parque de Exposições Ouro Verde, será o palco para a sexta etapa das duas competições.

Assim como ocorreu no mês de abril, o velocross integrará a programação de uma feira do município. Agora será a 18ª edição da Fesmate, e mais uma vez a competição será o principal atrativo do domingo.

Embora tenha chovido bastante desde terça-feira em Canoinhas, a etapa não será cancelada. De acordo com os organizadores, toda a programação está mantida, sobretudo porque o sol deve aparecer no final de semana. “Estamos acompanhando a previsão há vários dias. Tudo indica teremos sol já no sábado pela manhã. E mesmo com toda essa chuva a pista não teve problemas de acumulo de água.”, disse Demétrio Rudey, organizador da etapa.

O traçado que foi remodelado para a etapa de abril não foi alterado. Segundo Demétrio, apenas duas curvas tiveram aumentada a compensação. Para lembrar como foi a terceira etapa do Catarinense de Velocross 2011, em Canoinhas, acesse:
 

ESPECIAL: Canoinhas retorna ao calendário e acirra as disputas no Estadual de Velocross

 Como está a temporada 2011 do Catarinense de Velocross

A quinta etapa do Catarinense de Velocross foi realizada em Agrolândia, na região do Alto Vale, no final do mês de julho. Mesmo com chuva na parte da manhã do domingo, a pista ofereceu condições para a realização das corridas, inclusive para a garotada das minimotos, geralmente os mais prejudicados com o barro. Ponto para os organizadores. “Temos que agradecer ao prefeito Leopoldo Constante e toda a sua equipe. Tudo o que foi solicitado pela Federação foi prontamente atendido e prova disso é que a pista está em condições para as corridas”, disse o presidente da FCM, Onílio Cidade Filho.

Aquela foi a primeira vez que a cidade recebeu uma etapa do catarinense. Na ocasião Leandro Lemos e Luiz Henrique Zimermann foram os protagonistas de alguns dos melhores momentos

Os dois se enfrentaram em três baterias. Leandro levou a melhor na VX2 com certa vantagem. Na nacional força livre Zimermann deu o troco. Mas foi justamente na VX1 o principal confronto da tarde. Lelê de 450cc e Zimermann de 250cc proporcionaram belos momentos para o público que lotava as dependências do Parque de Exposições da FECOL. Com uma queda quando liderava Zimermann caiu para o quarto lugar, se recuperou e terminou em segundo. Lelê acelerou rumo a quadriculada e se mantém invicto na categoria VX1 somando 128 pontos.

“Essa vitória demonstra nosso trabalho, que tem sido grande fora de pista, principalmente do Toninho, meu preparador e mecânico, que tem deixado a moto nas melhores condições para as provas”, conta o piloto que aproveitou para agradecer, “Queria parabenizar a Federação Catarinense pelo excelente trabalho e o suporte que tem dado para nós pilotos”. Leandro também lidera a VX2 com 122 pontos.

Já na Força Livre Nacional, o campeão foi Zimmermann, deixando Lelê com a segunda posição. “Eu já tinha corrido na VX2, mas não consegui me sair tão bem, pois não me acertei com a pista. Nessa, FLNAC, larguei atrás, mas consegui chegar ao primeiro posto e manter, fazendo uma bela vitória”, contou Zimermann.

Na 230cc Wandrey e Edinilson Batista largaram na frente e brigaram tanto pela liderança que na metade da bateria, sexta volta, acabaram se enroscando. Eduardo Leobet que assistia de camarote o duelo acabou ganhando a primeira colocação. “Eles tinham um ritmo mais forte que o meu, mas eu ainda estava conseguindo acompanhar. Levei sorte que os dois acabaram se engatando e caindo e consegui passar”, falou Leobet que lidera a categoria com 120 pontos, seguido de Wandrey com 112 e Edinilson com 104 pontos

Edinilson Batista, que mantinha o terceiro lugar da categoria Nacional 300cc, atingiu a liderança e, sem o freio traseiro, venceu a competição. “Na última volta o Baco, que estava em primeiro, sofreu acidente com o segundo colocado e a moto dele teve problemas, então eu liderei a prova”, relata o piloto.

Lucas Agostini Garotti liderava a categoria 85cc até a terceira volta, quando caiu e tomou distância da posição. Sebastião da Silva Junior aproveitou a chance e acelerou, até atingir a liderança. “Larguei praticamente em último, pois minha moto patinava na lama. Mas mantive a cabeça e fui recuperando, até que o Lucas caiu. Ultrapassei e vi que não tinha mais estresse, que era só controlar e a corrida já estava ganha”, contou Júnior. Lucas ficou em quarto lugar, mas segue líder no certame.

Na VX3 Especial, Avacir Chaves “Nenê”, que vem disputando o primeiro lugar com Braz dos Santos ao longo do campeonato, levou a melhor e conquistou mais 25 pontos, deixando Braz com a segunda posição. “Consegui largar na frente e, mesmo tendo dificuldades com a lama, deu tudo certo e levei a vitória. Nesse campeonato, Braz e eu estamos fazendo um pega bacana, sadio. Vamos ver o que vai acontecer até o final, pois ainda tem muita coisa para rolar”, afirmou Chaves.
 

Confira como está a classificação após cinco etapas:

Campeonato Catarinense de Velocross

Copa Contestado de Velocross


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.