Federação Catarinense de Motociclismo

CBM divulga regulamento do Brasileiro
de Motocross. Veja o que mudou
Texto: Adriano Winckler / IMPRENSA - CBM - Fotos: Gerson Coas / FCM

Largada MX1 em Canelinnha

A Confederação Brasileira de Motociclismo publicou nesta quarta-feira (14) o regulamento geral do Campeonato Brasileiro de Motocross para a temporada 2012. Principal competição sobre duas rodas no país, o Brasileiro de Motocross terá um foco maior na busca pelo alto nível técnico dentro da pista, retornando ao formato com duas baterias das principais categorias (MX1 e MX2) em cada uma das oito etapas ao longo do ano. Além disso, o regulamento de 2012 traz como novidade os ajustes da idade mínima para a categoria MX3 (agora 35 anos) e máxima para a MX2 (23 anos).

“Há 15 anos o regulamento do motocross era o mesmo no Brasil. Enquanto o esporte se profissionalizava cada vez mais no exterior, as gestões anteriores da CBM não tiveram a coragem que estamos tendo agora de fazer a roda girar. Não queremos o Brasileiro de Motocross como um campeonato que agrade a meia dúzia de pilotos apenas. Queremos um campeonato verdadeiramente nacional, que seja disputado em diversos estados e regiões, permitindo o desenvolvimento do esporte e o surgimento de novos talentos e revelações no motocross”, declarou Firmo Alves.


Germano Vandressen, Nacional 230cc

Campeonato Brasileiro de Motocross Amador

Outra novidade para a próxima temporada é a separação das categorias MX4 e Nacional 230cc, agora fazendo parte do Campeonato Brasileiro de Motocross Amador juntamente com as categorias 50ccA, 50ccB, MXF (feminina), Intermediária e MXJr. Permanecem no Brasileiro principal as categorias 65cc e MX3, ambas com provas aos sábados, e MX1, MX2 e 85cc com provas aos domingos.

“Vamos realizar o Brasileiro de Motocross Amador em um evento único, diminuindo custos para os pilotos, mas valorizando muito essa competição. A classificação para essa disputa obedecerá critérios pelas Federações Estaduais, e dali certamente surgirão pilotos aptos a ingressar no Brasileiro de Motocross principal. Não tenho dúvidas de que a CBM está dando um passo importantíssimo a médio e longo prazo que vai ajudar a desenvolver e muito o motocross brasileiro”, completou Firmo Alves.

Como já divulgado anteriormente, o Brasileiro de Motocross terá oito etapas, começando no dia 3 de março, em Santa Catarina, e encerrando no dia 12 de agosto, em São Paulo, depois de passar por Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sergipe.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.