Federação Catarinense de Motociclismo

Abertura do Catarinense 2012, uma etapa
para entrar para a história de Imbuia
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / FCM

Parque de Exposição de Imbuia

O retorno da cidade de Imbuia ao circuito do Catarinense de Motocross não poderia ter ocorrido de melhor maneira. No domingo, 11 de março, a população da cidade e região lotou as dependência do Parque de Exposições para acompanhar as baterias da primeira etapa de 2012 do estadual.

Na pista reformulada já foi possível medir o quão competitiva será essa temporada que teve na primeira colocação da MX1 o espanhol Carlos Campano, na MX2 o argentino Joaquin Poli – ambos radicados em Santa Catarina, na MX3 Erivelto Nicoladelli, Anísio Clasen na MX4, Kaue Vieira na intermediária, José Brayan na 85cc, Thiago Brenner na 65cc, Carlos Baltazar na 55cc e Eduardo Rosing na classe nacional.

A prova integrou a programação da 10ª edição da Femive – Festa Estadual do Milho Verde. Por toda a repercussão positiva da competição, a prefeitura e os organizadores pretendem dar continuidade nos próximos anos a realização da etapa.

MX1


Carlos Campano, primeiro lugar na MX1

Campano largou na frente e ditou o ritmo de prova, sendo seguido somente por Anderson Cidade e Pipo Castro, que abriram do pelotão rapidamente. Campano além de ser o campeão desta etapa, fez a melhor volta do campeonato, com o tempo de 1’10”474. “Fiz uma boa largada e isso ajudou muito. A pista é técnica e eu consegui me acertar nela. Vou correr aqui esse ano e é muito bom começar na frente. Espero continuar assim nas próximas corridas”, disse Campano.


Pipo Castro, segundo lugar na MX1

Campeão de 2011, Pipo assumiu a vice-liderança na sexta volta, manteve o ritmo e a posição mesmo perdendo Campano do seu campo visual. “É um ótimo resultado! Naquele momento a pista estava muito perigosa, o terreno aqui é muito compacto, característico de Imbuia. Fiz a prova tentando fazer uma boa colocação, ao mesmo tempo cautelosa, porque eu sabia que se tivesse que forçar muito o ritmo, poderia vir um tombo e botar tudo a perder. Então fiz uma prova com cabeça. Segundo lugar está ótimo. É a primeira etapa do campeonato, agora é continuar o trabalho para as próximas”, contou Pipo.

Completaram o pódio Anderson, o argentino Poli e o paranaense Rodrigo Taborda.

MX2


Joaquin Poli, primeiro lugar na MX2

Embora o Regulamento do Catarinense não seja restritivo em relação à idade máxima dos competidores da MX2, ocorreu no Estadual o reflexo do limite imposto no Campeonato Brasileiro. Na primeiras posições domínio dos jovens pilotos.


Largada MX2

Rodrigo Riffel largou na frente na MX2, mas acabou sendo superado por Victor Feltz e Joaquim Poli que passaram a disputar a liderança até a sexta volta, quando Poli soube o momento certo de tomar o lugar de Feltz numa curva.  Gabriel Gentil que largou um pouco mais atrás, já estava em segundo quando o seu motor travou, por sorte no chão!


Joaquin Poli e Victor Feltz

Assim a intensa briga de Riffel e Feltz passou a ser pelo segundo lugar. O piloto argentino manteve o ritmo garantindo a primeira posição até o final. Pilotando uma Honda totalmente original, ele se emocionou ao descrever a corrida. “Estou muito feliz. Essa é a minha segunda vitória num catarinense. Este ano vim morar em Santa Catarina e estou me dedicando muito para vencer”, falou Poli que em 2011 venceu a etapa de Capinzal.


Rodrigo Riffel, segundo lugar na MX2

Com a pequena diferença da primeira posição, Riffel levantou o troféu de segundo lugar. “Fui bem no treino ontem, e hoje comecei bem, só que perdi a primeira posição para o Poli, mas nas seis ultimas voltas consegui me manter no segundo lugar. Quero correr atrás da vitória nas próximas etapas”, finalizou o piloto.


Gustavo Henn, quinto lugar na MX2

O pódio foi completado por Victor Fletz, o uruguaio Nicolas Rolando e por Gustavo Henn.

MX3


Erivelto Nicoladelli, largada MX3

Erivelton Nicoladelli, bicampeão do Catarinense na MX3, começou mais um Campeonato na primeira colocação. Seguido por Ademir Todeschini e Richard Boris, Nicoladelli se manteve na primeira posição desde a largada. “Faz 11 anos que eu corri a ultima vez aqui em Imbuia. Estar voltando e começar vencendo o Estadual é muito bom. Espero repetir o ano passado que eu conquistei o bicampeonato da MX3. Quero trabalhar e tentar conseguir esse ano novamente o tricampeonato”, comentou o campeão.


Ademir Todeschini, segundo lugar na MX3

Apesar da segunda colocação, Todeschini fez toda a bateria num ritmo forte, seguindo de perto o líder, embora no final tenha perdido mais tempo com retardatários. Todeschini foi quem fez a melhor volta da categoria, com o tempo de 1’13”335.

Os pilotos Luzenir Cardoso e Avacir Chaves completaram o pódio na quarta e quinta posição, respectivamente.


Marlon Olsen e Anisio Clasen

Pela classe MX4 Marlon Olsen quase saiu de Imbuia com a primeira colocação, se não fosse uma queda há duas voltas do final. Embora não tenha feito boa largada, a partir da segunda passagem já estava em terceiro no geral e ali se manteve até o tombo que o deixou com dores por todo o corpo, além de avarias na moto. E como isso é coisa de corrida, quem se aproveitou foi o atual campeão Anísio Clasen. Marlon ficou em segundo na categoria, e na seqüência o atual vice-campeão Rogério Schmitt


Rogério Shmitt, terceiro lugar na MX4

 

INTERMEDIÁRIA


Largada Intermediária

A pretendida renovação da categoria Intermediária foi comprovada assim que caiu o gate de largada. A bateria foi marcada por um intenso duelo pelo primeiro lugar entre Leonardo Archer e Kaue Vieira. Archer largou na frente e se manteve na posição até a penúltima volta, quando foi ultrapassado por Kaue que havia largado atrás e na sexta volta estava disputando o segundo lugar com Henrique Maison.


Kaue Vieira, primeiro lugar na Intermediária

Mas somente na penúltima volta, Kaue passou a liderar a prova. “Larguei mais na ponta, minha moto enroscou na do Heitor Cardoso, mas consegui recuperar a volta e terminar em primeiro”, falou Kaue que também pilotou uma moto completamente original.

Maison que disputou na maioria das voltas a segunda colocação com Alexandro Zuque e Kaue, foi desclassificado, deixando o terceiro lugar para Zuque, seguido de Lawrence Tasca e João Victor da Veiga.

NACIONAL

Na nacional, Eduardo Rosing, que fez o melhor tempo da categoria no treino livre de sábado, inicia o campeonato com uma vitória. Largando na frente e mantendo a posição com um bom tempo entre os outros pilotos, deixou para trás Régis Zonta, Sidnei Zimmerman e Leomar Gottchefski. “Consegui fazer uma boa largada e dai em diante consegui manter o ritmo que eu estava treinando e mantive até o final para não cometer nenhum erro e se cometesse tinha tempo para recuperar. Gostei bastante da pista, foi muito bom para a abertura do campeonato uma pista assim. Espero me manter no campeonato todo para tentar conquistar o titulo, já que no ano passado não deu por problemas, então vamos tentar esse ano”, disse Rosing.

85cc

O paranaense Daniel Reichhardt saiu na frente mantendo-se na primeira posição até a sétima volta, quando José Brayan faz a ultrapassagem e passou a liderar a prova até o final, deixando Daniel em segundo lugar.

A terceira colocação foi disputada por Arthur “Thui” Todeschini e Leonardo Souza que levou a melhor. Leonardo Machado completou o pódio na quinta colocação.

65cc

A 65cc é outra categoria que promete muito na temporada 2012. Thiago Brenner largou na frente com “Thui” Todeschini na sua cola. Na segunda volta mesmo Thui acabou caindo, voltou, recuperou a segunda colocação, mas duas voltas depois abandonou de vez. “Eu consegui segurar meu maior adversário, que é o Thui, ele acabou tendo alguns erros, e eu consegui me superar e vencer essa bateria. Esse ano eu quero tentar ser campeão na 65cc”, disse Brenner.

Rian Fischer aproveitou e confirmou o segundo lugar, seguido de Vinícius Lamonatto. Na quarta colocação terminou Lucas Nascimento após bom duelo com Nathan Carvalho

55cc

Nas minimotos, Bernardo Zappellini largou na frente, mas perdeu a posição para o gauchinho Carlos Baltazar que manteve até o fim a liderança. João Vitor Vitorino, Pablo Michelmann e Raul Miranda completaram o pódio na categoria 55cc.


A etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Motocross 2012 que integrou a 10ª edição da Femive, foi uma realização da ADECOM e da Prefeitura de Imbuia, contou com a organização e supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo, e apoio da Motoshop, Destak Transportes, Mormaii, Grupo Geração, Sebben Sport e TBT Suspensões.

A segunda etapa acontecerá neste final de semana, 17 e 18 de março, na cidade de São José, na tradicional pista de Potecas, no Motódromo de Pedra Branca.

 RESULTADOS COMPLETOS DA ETAPA DE IMBUIA


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.