Federação Catarinense de Motociclismo

Pilotos da casa conseguem bom
desempenho no Rally Rota SC
Texto: Reportagem FCM - com informações de Reflex Comunicação


Ramon Sacilotti venceu no geral o Rota SC 2014 (foto: Haroldo Nogueira/SHEZ)

O Rally Rota SC movimentou a região de Tijucas (SC) nesse fim de semana, quando foram realizadas a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.  Entre as motos o campeão geral da prova foi o paulista Ramon Sacilotti. Guilherme Cascaes foi o melhor catarinense da prova, marcando a sua estréia na modalidade com a quinta colocação no geral entre os 44 participantes com motos


Cascaes fo 5º na geral e venceu na especial 450cc (foto: Fábio Davini)

No sábado os pilotos de motos, quadriciclos e UTVs fizeram um percurso total de 136 km (68km por volta) em um estágio surpreendente. Devido às chuvas dos últimos dias na região de Tijucas os pilotos estavam muito apreensivos em relação ao piso da prova, mas foi só largar que a apreensão foi substituída pela velocidade.

Quem fechou o dia na primeira posição foi Ramon Sacilotti, que com duas voltas perfeitas superou o líder do Campeonato Brasileiro, Rodolpho Costa, com vantagem de pouco mais de um minuto. Nos quadriciclos a vitória foi de Matheus Praetorius, com Richard Amaral na segunda posição. Nos UTVs o estágio cronometrado teve uma disputa intensa, entre Rodrigo Varela e Nuno Fojo.

Domingo tem programação reduzida por conta da chuva

Das cinco passagens programadas para o dia, apenas três foram possíveis. As motos, quadris e UTVs entraram apenas uma vez na pista, enquanto os carros e caminhões, conseguiram completar duas das três passagens. Com o piso muito escorregadio, devido à chuva que começou de madrugada, a direção de prova decidiu cancelar as últimas passagens, preservando a segurança dos competidores.

Na categoria Super Production e na classificação geral Ramon Sacilotti levou a melhor. “Foi um evento diferente do que estamos acostumados, com especiais curtas e de altas velocidades. Consegui imprimir ritmo muito bom e não cometi erros, fiz uma prova impecável”, aponta o piloto. Rodolpho Lambach ficou em segundo na Super Production, e segue na liderança do Brasileiro de Rally Baja. Gregório Caselani ficou em terceiro.


Ricardo Martins caiu forte no sábado (foto: Márcio Machado)

Esperança de pódio catarinense na principal categoria, a Super Production, Ricardo Martins levou um tombo forte no sábado. "Estava em 120 km/h mais ou menos quando caí feio. Me ralei todo e fiquei com muita dor nas costelas e no ombro. Achei melhor me poupar no domingo até mesmo antes de cancelarem a programação, o que acabou sendo bom pra mim em termos de pontuação do campeonato, apesar de meu foco estar totalmente voltado pro Rally dos Sertões e pro Brasileiro de Rally Cross Country", conclui Martins.


Eduardo Juttel, 2º colocado na Production Aberta (foto: Fábio Davini)

Na Production Aberta, Richard Fliter ficou em primeiro, seguido de Eduardo Juttel e Leandro Silveira, que manteve a vice-liderança da categoria. "Tinha bastante piloto e o nível técnico estava bastante alto. Sigo na batalha pela primeira posição", disse Silveira.


Leandro Silveira (foto: Márcio Machado)

Bruno Leles ficou na primeira colocação na Production 250, já Eligio Schimidt ficou em primeiro na Marathon. Na Over 40, os três primeiros foram José Ricardo de Castro, Maricélio Kons e Renato Martins. 


José Ricardo de Castro venceu a over 40 (foto: Haroldo Nogueira/SHEZ)

Cascaes foi primeiro colocado na categoria Especial 450, criada justamente para os pilotos que não correm todo campeonato.  "Fiquei um pouco ansioso por ser a primeira vez no rally baja, mas consegui vencer a categoria e terminar em quinto na geral. Foi um ótimo treino para o Rally dos Sertões", afirma Cascaes.


Nos quadris domínio de Matheus Praetorius (foto: Doni Castilho)

Matheus Praetorius assegurou a vitória no Quadriciclos Aberta depois da vantagem construída no sábado, terminando a prova com pouco mais de um minuto de folga. Na UTV Marathon 850, o primeiro foi César Augusto Herwig, na UTV Production foi Zé Hélio e na UTV Super Production, Rodrigo Varela levou a melhor no duelo isolado com Nuno Fojo. Varela terminou a prova 1m41s na frente. “A minha tocada foi bem forte e o tipo de piso, duro e molhado, não atrapalhou. Mesmo chovendo, consegui manter a velocidade no limite e o equipamento foi perfeito e bastante resistente”, destacou Rodrigo Varela.


Rodrigo Varela venceu entre os UTVs (foto: Doni Castilho)

Mafra Jr. foi o 5º colocado no geral dos UTVs (foto: Haroldo Nogueira/SHEZ)

O Rally Rota SC 2014 teve o patrocínio da Polaris e contou com o apoio da Prefeitura de Tijucas, UnetVale, GPS Precisão, Blue Deck FUN, Residence Design, Embaze Construtura, BS Segurança, Jornal Razão, Posto Machado II, Prefeitura de Major Gercino, Prefeitura de Canelinha, Prefeitura de São João Batista, Prefeitura de Nova Trento e Prefeitura de Brusque. Contou com a Supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo de Santa Catarina e Federação Catarinense de Motociclismo. Foi uma realização da Mr. Bits Cronometragem Esportiva.

Resultados da prova, fotos e vídeos acesse http://www.rallybr.com.br


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.