Federação Catarinense de Motociclismo

Nota de Esclarecimento sobre
Nacional 230cc Standard
Texto: Secretaria FCM - Foto: Silvana Grezzana/ Luciana Gomes - Sig Comunicação

Após consulta realizada a FCM- Federação Catarinense de Motociclismo  por alguns pilotos da categoria  Nacional 230cc 4T Standard, vem a FCM por meio desta prestar a seguinte nota de esclarecimento:

O regulamento técnico IV - Nacional 230cc 4T Standard prevê nos itens:

g) Carburador original do modelo sem qualquer tipo de retrabalho em seu corpo interno. Não pode ser removido sistema de afogador.

o) Giclês máximos: principal com 145 e de marcha lenta com 45.

 

Assim, a alteração do difusor com a introdução de um furo lateral para permitir maior entrada de combustível desrespeita o regulamento no  item g), uma vez que o difusor é parte integrante do corpo do carburador e este furo caracteriza um retrabalho.

Também desrespeita o regulamento no item o) que ao determinar um giclê de furação de 1,45mm teve como objetivo inequívoco limitar a quantidade de combustível que alimenta o motor.

 

Sem mais

 

Atenciosamente

 

Marisergio Kons
Presidente da FCM


 
 
 

Mais informações sobre a modalidade

27/02/26 O ronco dos motores voltou a ecoar forte no tradicional Sport Bay Campeonato Catarinense de Velocross e no Sul-Brasileiro de Velocross, que tiveram sua abertura realizada no último final de semana, em Schroeder, no consagrado Motódromo Trinca Ferro.

17/02/26 A cidade de Schroeder (SC) será o centro das atenções do motociclismo off-road nos dias 21 e 22 de fevereiro, com a abertura oficial do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross e do Sul Brasileiro de Velocross 2026.

24/12/25 Está oficialmente divulgado o regulamento 2026 da categoria Velocross.

27/11/25 Blumenau foi palco, neste último final de semana, de um dos eventos mais marcantes da temporada, a grande final do Campeonato Brasileiro e Catarinense de Velocross, realizada no tradicional Motódromo Tatutiba.

20/11/25 A cidade de Blumenau-SC será o centro das atenções do motociclismo nacional e estadual neste final de semana, nos dias 22 e 23 de novembro

30/10/25 Vídeo: Transmissão 5ª Etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross - Domingo

30/10/25 Vídeo: Transmissão 5ª Etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross - Sábado

30/10/25 Clima colaborou, pista impecável e um número expressivo de público marcaram o fim de semana de adrenalina

25/10/25 A cidade de Schroeder está sendo o grande centro das atenções do Velocross neste final de semana, ao sediar uma rodada tripla que reuniu importantes competições da modalidade.

21/10/25 Prepare o coração, porque a cidade de Schroeder, no norte catarinense, vai estremecer com o ronco dos motores neste final de semana!

FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.