Federação Catarinense de Motociclismo

Nota de Esclarecimento sobre
Nacional 230cc Standard
Texto: Secretaria FCM - Foto: Silvana Grezzana/ Luciana Gomes - Sig Comunicação

Após consulta realizada a FCM- Federação Catarinense de Motociclismo  por alguns pilotos da categoria  Nacional 230cc 4T Standard, vem a FCM por meio desta prestar a seguinte nota de esclarecimento:

O regulamento técnico IV - Nacional 230cc 4T Standard prevê nos itens:

g) Carburador original do modelo sem qualquer tipo de retrabalho em seu corpo interno. Não pode ser removido sistema de afogador.

o) Giclês máximos: principal com 145 e de marcha lenta com 45.

 

Assim, a alteração do difusor com a introdução de um furo lateral para permitir maior entrada de combustível desrespeita o regulamento no  item g), uma vez que o difusor é parte integrante do corpo do carburador e este furo caracteriza um retrabalho.

Também desrespeita o regulamento no item o) que ao determinar um giclê de furação de 1,45mm teve como objetivo inequívoco limitar a quantidade de combustível que alimenta o motor.

 

Sem mais

 

Atenciosamente

 

Marisergio Kons
Presidente da FCM


 
 
 

Mais informações sobre a modalidade

24/03/26 A Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) vem por meio deste esclarecer aos pilotos, equipes e público em geral, sobre a realização das provas das categorias que não puderam largar durante a 1ª etapa do Campeonato Catarinense e Sul-Brasileiro de

27/02/26 O ronco dos motores voltou a ecoar forte no tradicional Sport Bay Campeonato Catarinense de Velocross e no Sul-Brasileiro de Velocross, que tiveram sua abertura realizada no último final de semana, em Schroeder, no consagrado Motódromo Trinca Ferro.

17/02/26 A cidade de Schroeder (SC) será o centro das atenções do motociclismo off-road nos dias 21 e 22 de fevereiro, com a abertura oficial do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross e do Sul Brasileiro de Velocross 2026.

24/12/25 Está oficialmente divulgado o regulamento 2026 da categoria Velocross.

27/11/25 Blumenau foi palco, neste último final de semana, de um dos eventos mais marcantes da temporada, a grande final do Campeonato Brasileiro e Catarinense de Velocross, realizada no tradicional Motódromo Tatutiba.

20/11/25 A cidade de Blumenau-SC será o centro das atenções do motociclismo nacional e estadual neste final de semana, nos dias 22 e 23 de novembro

30/10/25 Vídeo: Transmissão 5ª Etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross - Domingo

30/10/25 Vídeo: Transmissão 5ª Etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross - Sábado

30/10/25 Clima colaborou, pista impecável e um número expressivo de público marcaram o fim de semana de adrenalina

25/10/25 A cidade de Schroeder está sendo o grande centro das atenções do Velocross neste final de semana, ao sediar uma rodada tripla que reuniu importantes competições da modalidade.

FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.